NadoRS::O modo solo desse jogo, com as 2 expansões, é bom?
1) Sobre o Caverna em si:
Por esse preço? Compre, vale muito a pena.
2) Sobre o modo solo do Caverna (basico):
Deixa a desejar, sendo o mais fraco dos solos do Uwe que tenho/tive e costumo jogar (Fields of Arle, Feast for Odin, Hallertau, Agricola, Le Havre e At the Gates of Loyang). O motivo disso é que no basico nao tem variacao NENHUMA no setup entre uma partida e outra, e a rejogabilidade vai depender mais das construcoes que vai optar em colocar. Nao é ruim e até válido para pesquisar estrategias de construcoes, mas nao muito alem disso.
3) Ah, e se for o solo com a expansao das raças? Aí melhora porque cada raça, alem de ter uma estrategia mais diferente, substitui 4 construcoes do basico por tiles especificos (excecao: promo dos Aventureiros). PORÉM, ainda assim nao é melhor que os demais titulos do Uwe, porque *dentro da mesma raça* escolhida nao terá muita variabilidade pois os tiles serao os mesmos. O solo com essa expansao é legal, mas se for comprar só pra 1p recomendo outros títulos do Uwe.
4) E a 2a expansao, Frantic Fiends? Tenho zero interesse em comprá-la, nao só por ser incompativel com a excelente primeira expansao como também aparentemente deixar o jogo mais frustrante e destruidor sem ganho estratégico que me interesse.
5) Caverna ou Agricola 1E: Eu tenho os dois até hoje e para mim acho uma dicotomia desnecessária. Para multiplayer acho o Caverna mais jogo por nao depender tanto da construcao URGENTE do 3o cômodo e 3o trabalhador (embora a expansao Farmers of the Moor 1E reduza UM POUCO isso) e tambem por nao ter aquele impacto das cartas do Agricola (com draft a surpresa diminui). Mas para solo prefiro o Agricola com certeza por causa da rejogabilidade vastamente superior (nao dá para comparar se tem muitos decks) e pela tensão bem mais presente de alimentação. Enquanto no Caverna o "feeling" é "ah que chato, vou perder uma acao para conseguir os alimentos que falta" no Agricola está mais para "preciso planejar muito bem para não passar fome nessa colheita!".