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Pelo tema e título, você pode pensar que este jogo foi uma reedição do jogo
Deus Ex Machina de 2016 da AlcyonCreative. Este novo jogo compartilha a mesma equipe de design de Harry Haralampidis, Konstaninos Iovis e Lefteris Iroglidis, e dos artistas Mike Katoglou e Giota Vorgia, mas seu título completo é
Deus Ex Machina: The Card Game, e este é um jogo mais leve e simples.
Cada um dos 2-4 jogadores tem um dos quatro heróis da mitologia grega. As cartas destes mostram sua Força e Astúcia, e serão necessárias para cumprir Missões, das quais três são sempre exibidas. Para igualar ou superar os requisitos de uma Missão, você precisará recorrer a uma das duas cartas de Companheiro exibidas (adicionando mais Força e Astúcia ao seu total) e também poderá optar por recorrer ao apoio de um dos deuses. Cada Herói e Companheiro tem um deus grego que os favorece e assim lhes dá Força ou Astúcia adicional, e há deuses que podem ser usados para outros efeitos (por exemplo, Hefesto pode ser usado para trocar os requisitos de Força e Astúcia de uma carta de Missão). Quando você satisfaz os requisitos de uma missão, você ganha pontos (variando de 2 a 4 pontos), mas sempre que você invoca um deus para obter apoio, você recebe um ponto negativo.

O jogo é essencialmente uma corrida para acumular o número alvo de pontos de vitória para a contagem de jogadores (14 para o jogo de quatro jogadores; 17 para o jogo de três jogadores; e 19 pontos com dois jogadores), mas todas as missões têm um de cinco símbolos coloridos nelas e você terá o objetivo adicional de coletar pelo menos uma de cada uma das quatro cores antes de reivindicar a vitória. Você deve jogar com as cartas de objetivos ocultas para que os oponentes não tenham certeza de quais símbolos você precisa coletar. Dito isto, descobrimos em nossas partidas que, para coletar pontos suficientes para atender ao requisito de vitória, os jogadores quase sempre tinham cartas de missão com todos os cinco símbolos coloridos.
Sua carta de Herói é virada a cada turno, alternando entre o lado Forte e o Fraco. Isso funciona como uma mecânica de recuperação porque você pode muito bem não conseguir ter sucesso em uma missão do seu lado fraco, mesmo com o apoio de um companheiro e deus.
Deus Ex Machina é um jogo de cartas leve e fácil de jogar. Não há muitas decisões a serem tomadas. Embora haja uma desvantagem em usar os poderes de um deus, a penalidade de -1 ponto é um pequeno sacrifício se isso significa que você alcança uma missão que de outra forma não conseguiria, porque mesmo as missões de menor valor valem 2 pontos. Experimentamos variantes de decisão para pontuação negativa, ao tornar um dilema a escolha de quando convocar o apoio dos deuses. Acabamos jogando com pontuação triangular para os valores negativos das cartas divinas (ou seja: -1 ponto para sua primeira carta divina, -3 para a segunda, -6 para a terceira, etc). Descobrimos que esta regra da casa dá uma maior capacidade de escolha dos jogadores, mas sem aumentar indevidamente a complexidade das regras de um jogo concebido para ser fácil e acessível para jogar em família.

Aqui no Board's Eye View é mostrado um protótipo de Deus Ex Machina. A Alcyon Creative trouxe este jogo para o Kickstarter em outubro, junto com outros dois jogos de cartas com temas leves da mitologia grega (
Argonauts: The Card Game e
Troy: The Card Game).
Clique aqui para conferir a campanha KS.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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