Post original: https://www.boardseyeview.net/post/the-last-kingdom
Embora a Gamelyn Games seja mais conhecida por sua extensa gama de títulos 'Tiny Epic',
The Last Kingdom Board Game é tudo, menos minúsculo. Ele vem em uma caixa embalada em tamanho comum a outros jogos de tabuleiro. É certamente épico, no entanto. O jogo representa a luta entre saxões e dinamarqueses na Grã-Bretanha na última parte do século IX. Como fica claro na caixa, The Last Kingdom é baseado na série de TV, originalmente criada pela BBC, mas que posteriormente migrou para a Netflix. Os aficionados saberão que este, por sua vez, foi baseado no ciclo de romances Saxon Stories de Bernard Cornwell, que acompanhou as façanhas de Uhtred, o filho despossuído do Senhor de Bebbanburg, na Nortúmbria. Embora saxão de nascimento, Uhtred é capturado e criado por dinamarqueses e tem um pé em ambos os campos - com alianças que variam entre saxões e dinamarqueses. As Histórias Saxônicas de Bernard Cornwell são ficção, mas se cruzam com a história do período, narrando a ascensão de Alfredo, o Grande, Rei de Wessex, e a unificação dos reinos separados que eventualmente emergiriam como Inglaterra.

O design do jogo de John D Clair é fiel ao IP (
propriedade intelectual da obra original). Cada um dos 2 a 5 jogadores assume o papel de um dos 10 líderes. Cada um começa com uma aliança com os dinamarqueses ou com os saxões, mas a maioria pode realizar uma ação para mudar de aliança. Os saxões unem-se para lutar contra os dinamarqueses, mas não são um grupo unificado: são compostos por três facções distintas. Seu líder terá afinidade com cada facção específica e, no decorrer do jogo, é mais provável que essa afinidade aumente. À medida que aumenta, também aumenta o multiplicador de pontos de vitória do qual você se beneficiará para cada exército daquela facção (Saxônia Ocidental, Mércia, Nortúmbria, Dinamarca) que está no lado vencedor nos cinco reinos do mapa...

As disputas para cada reino são batalhas pelo controle de área, com todos os reinos disputados uma vez em cada uma das duas rodadas. Cada rodada começa com a seleção de cartas para construir sua mão de quatro cartas mais as duas específicas do seu personagem. Você joga essas cartas, bem como as placas de ação de uma vitrine, para mover exércitos e afetar o resultado de cada batalha. Para usar uma placa de ação, você precisa pagar seu custo em fichas de ação e, quando você realiza uma ação, sua placa muda para o final mais caro da fila.

Suas fichas de ação são um suprimento finito e sua mão de cartas deve durar a rodada inteira, então você precisa escolher suas batalhas: se usar mais de uma ou duas cartas em uma disputa, você ficará incapaz de afetar o resultado nas batalhas posteriores da rodada. Mas este é um jogo sobre mudança de alianças e se o seu lado parecer perder, você geralmente tem a opção de trocar de lado. Se a sua aliança atual é com os dinamarqueses, mas os saxões têm a vantagem, então mudar de aliança significa que você pontuará para cada exército da Saxônia Ocidental, da Mércia e da Nortúmbria no lado vencedor naquele reino. Isto pode significar que todos os jogadores acabarão no mesmo lado vencedor numa batalha e todos marcarão alguns pontos, mas isso não significa de forma alguma que este seja um jogo cooperativo: o verdadeiro vencedor em cada reino será o jogador que tiver afinidades relevantes mais altas porque colherão o benefício de multiplicadores maiores.

Você não precisa conhecer os livros de Bernard Cornwell ou a série de TV The Last Kingdom para desfrutar deste jogo tático altamente interativo, mas se você é um fã, apreciará especialmente o uso feito dos vários personagens principais da série. Haverá cartas para comprar de todos os personagens não escolhidos no início como líderes, então a maioria fará uma aparição no jogo e contribuirá com suas habilidades especiais para as causas mutáveis dos jogadores.
Você não ficará desapontado com a produção da Gamelyn Games. Existem minis para os 18 líderes e heróis representados no jogo, além de fichas de plástico para marcar os campos de batalha ativos e futuros. É feito bom uso de capturas de tela da série de TV, e as figuras do exército têm a aparência de peças de xadrez de Lewis: não exatamente do mesmo período (as peças de xadrez de Lewis datam do século 12), mas ainda assim dá um toque agradável.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.