Bora falar sobre Cascadia Landmarks, a primeira expansão de Cascadia (jogo lançado pela Grok - só o jogo base, sem notícias da expansão por enquanto).
Para começar,
adoramos Cascadia, está no
Top 5 aqui em casa, então, a possibilidade de amarmos ou odiarmos era grande.
O que vem na expansão?
- Tokens de animais
- Tiles de floresta ou pinha? Aquele verdinho, não sei como traduziram.
- Tiles de habitat - com a diferença de que a divisão entre habitats é um pouco diferente, mais fluida, o que tornou, na nossa opinião, o encaixe mais difícil.
- Cartas de animais - simmmmm, isso era essencial para trazer mais rejogabilidade ao jogo.
- E, mais importante, tokens e cartas de marcos.
E o que isso agrega?
Mais tokens e peças de habitat dão a
possibilidade de jogar em até 6 pessoas. Provavelmente, por aqui isso não vai acontecer.
As
novas cartas de animais são bem bacanas. Exemplo: raposa que tenha habitats diferentes ao redor dela ou cervos que perdem pontos por animais adjacentes.
E os marcos?
Essa é a maior novidade e é bem simples. Basicamente, quando você junta 5 peças de um mesmo habitat, pode pegar um marco (ficam disponíveis na mesa um marco de cada habitat por jogador) e colocar na peça que você acabou de adicionar ao seu ecossistema. Além de ficar bonitinho, isso te permite pegar uma das cartas associadas ao marco, o que te dará pontos bônus no final do jogo.
Como são as cartas de pontuação dos marcos?
Algumas permitem juntar seus 2 maiores corredores de um mesmo habitat na hora de pontuar (muito útil), outra te dá 6 pontos (1 ponto para cada corredor do mesmo habitat separado - complicado). Existem vários tipos de cartas.
Resumindo, é isso. Jogar em mais jogadores e conseguir mais pontos de fim de jogo!
Expansão curta, bonita e simples.
O que achamos?
Acho que já deixei claro que
adorei ter cartas de pontuação de animais novas. Sério, sempre quis isso hahaha.
Os
tiles novos deixam o jogo um pouco mais difícil,
curtimos também!
Quanto aos
marcos,
nós gostamos, mas não vou falar que é algo incrível. É legal, deixa o jogo ainda mais bonito, mas as pontuações associadas com as cartas podem não ser tãooo diferentes ou podem não valer a pena, dependendo da forma que você está construindo seu ecossistema, acho que é questão de análise mesmo.
Com a expansão, o jogo se torna um pouco mais complexo, bem pouco, mas não acho que seja a melhor opção para apresentar para alguém que nunca jogou Cascadia. Por aqui, algumas pessoas já se perderam com as 5 cartas de regras, então com mais esses detalhes a chance de não dar bom era grande...
Resumindo: se você ama Cascadia, acho que vale super a pena. Se você não ama, analise bem. Nós compramos e com certeza vamos manter na coleção.
Já jogou
Cascadia Landmarks?
Comenta aí o que achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram ou
TikTok para mais conteúdos!
@ticket.toboard nas duas redes sociais.
Inclusive, já temos vídeo sobre
Cascadia Landmarks nas duas redes!