Post original: https://www.boardseyeview.net/post/town-66
Outra entrada na série de jogos de pequenas caixas da Oink,
Town 66 é um jogo que tem como tema o planejamento urbano. Na verdade, é um jogo de quebra-cabeça abstrato projetado por Christoph Cantzler e Anja Wrede, onde os jogadores colocam peças em posições ortogonalmente adjacentes em uma grade de 6 x 6. As peças vêm em seis cores e seis formas, e na sua vez você precisa colocar uma peça de forma que ela não duplique a cor ou a forma de qualquer outra peça em sua linha ou coluna. Pense nisso como uma variante do Sudoku.
Cada um dos 1-4 jogadores começa com uma mão de quatro peças retiradas de um saco, e cada jogador tem um pequeno suporte de peças para segurar as peças, de modo que o jogador possa ver a cor e a forma, mas os outros jogadores só possam ver as cores das peças dos oponentes. Isto dá aos jogadores informações limitadas mas úteis: se eu souber que um adversário tem duas peças amarelas, por exemplo, posso escolher deliberadamente jogar uma peça amarela porque sei que isso reduzirá as suas opções de colocação.

Na sua vez, você coloca uma peça e compra outra. Se você tiver três peças da mesma cor, poderá descartá-las e comprar tudo novamente. No final de qualquer um dos seus turnos, depois de ter colocado e comprado, você pode decidir descartar uma peça para reduzir permanentemente o tamanho da sua mão. Este é um dispositivo inteligente de forçar a sorte: leva você mais perto de atingir uma condição de vitória potencial de usar todas as suas peças. O risco, porém, é que com menos peças você aumenta a possibilidade de não ter nenhuma jogada legal (ou seja: não há nenhuma posição na grade na qual você possa jogar qualquer uma de suas peças). Se isso acontecer, você será eliminado do jogo. E terminar a sua mão demasiado cedo no jogo não lhe garantirá uma vitória: se dois ou mais jogadores esgotarem as suas mãos, a vitória vai para o jogador que fez esta última mão...
O design de
Town 66 é simples, mas eficaz, e funciona especialmente bem como uma luta tática para dois jogadores. Embora haja eliminação de jogadores (ou porque você não pode colocar uma peça ou porque deliberadamente reduziu seu rack a zero), você não ficará sentado esperando pelo final por muito tempo porque Town 66 não leva mais do que 15 minutos para jogar. Este é um ótimo jogo de quebra-cabeça que ocupa pouco espaço nas prateleiras ou na mala. A Oink fez seu excelente trabalho habitual na produção e embalagem: a caixa pode ser pequena, mas acomoda confortavelmente as peças, os suportes e o saco de compras, e a arte de Jun Sasaki cumpre bem sua função. E mesmo que as cores possam parecer críticas para o jogo, o design incorpora cuidadosamente padrões de pontos que jogadores daltônicos podem usar para complementar as cores e distinguir as peças umas das outras.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.