Jogador do mês: Marcio Iusho
Editorial: Inspirado no "Geek of the month" que existe no BGG, esta série tenta focar primeiro mais no aspecto pessoal de um jogador, justamente algo que não seja relacionado com os jogos de tabuleiro (a pessoa detrás do jogador), e, na segunda parte, pegamos aquela pessoa única que acabamos de conhecer um pouco mais e vamos ver quais são os seus jogos favoritos, insights sobre o mundo dos jogos de tabuleiro, etc.
PS: Mais gente tem respondido para a série, então o "jogador do mês" meio que virou o "jogador da semana"! Mas o nome jogador do mês soa melhor, então continua!
Nesta edição temos o Marcio Iusho Maruyama. Eu conheci ele porque foi a primeira pessoa com quem troquei jogos na Ludopedia. Então, volta e meia trocávamos outros jogos, com certeza mais de dez ao total: sempre um tinha um jogo que o outro queria. Recentemente eu estava com dores e tensão acumulada no corpo e, já que ele é quiropata e massoterapeuta (e mais coisas), pedi para ele me tratar. No mesmo dia do tratamento, não senti muita diferenças, mas - já deixando a propaganda aqui - depois de um ou dois dias, meu corpo melhorou muito. Já faz uma semana, e ainda sinto o corpo "se desenrolando"! E de queda deu para conseguir uma foto com o ilustre, ao mesmo tempo que fiz um treininho de bike indo e voltando de Santo André, que é um percurso legal para treinar.

Pessoal
Dentre as coisas mais significativas da sua vida, qual você sente que foi a mais transformadora ou importante, que mais construiu você, etc?
Acredito que quando conheci minha esposa, a vida acabou mudando muito, desde a forma de se divertir a ver a vida com novos horizontes e planejamento para o futuro.
Quais são suas outras atividades? Por exemplo: tem algum esporte que praticou com mais afinco, algum recorde pessoal que possa compartilhar? Você é escritor, artista, etc?
As minhas atividades fora o trabalho e estudos são pescarias em pesqueiro, que é algo que de início eu não achava legal..mas depois me apaixonei pela pesca esportiva…e board games e viagens.
Conte algo legal sobre você
Bom, o meu trabalho (quiropraxia, massoterapia, acupuntura) é de certa forma ajudar as pessoas a ter uma melhor qualidade de vida…inclusive ano que vem tenho um projeto de ajudar com meu trabalho pessoas que não tem condições financeiras, a principio um trabalho junto a uma instituição religiosa. A ideia é atender com acupuntura principalmente as pessoas mais idosas, por valores simbólicos, já que as pessoas aposentadas tem enormes dificuldades em se manter.
Esse trabalho já vinha sendo feito na minha faculdade, mas naquela época o intuito também era de dar horas de estágio para os alunos. Já agora será apenas ajudar e tentar ver se outros amigos também queiram ajudar, pq a demanda é muito grande, e os resultados são muito bons. A melhora de vida das pessoas atendidas é incrível, e tem até lista de espera… mas vamos ver, por que isso não depende só de mim, e sim do local, onde às vezes pode ter muita burocracia.
Quais são as personalidades do passado ou do presente que você mais admira?
Em geral todos que fazem o bem sem interesse por trás de alguma coisa.
Qual o seu livro favorito? Compartilhe um texto, poema, citação desse livro.
Gosto muito do Paulo Coelho, talvez o alquimista .
Você tem algum blog/etc pessoal/profissional seu que gostaria de compartilhar aqui?
Quem quiser me conhecer melhor pode verificar pelo insta… Marcio Iusho ou Maruyama Quiropraxia
Jogos de tabuleiro
Quais são os seus estilos e jogos de tabuleiro prediletos? Por quê?
O que difere para mim são quem está na mesa…mas o que não curto são jogos muito complexos e demorados…de resto gosto de tudo, mas destaques a jogos tipo euros como Puerto rico, Terraforming Mars e GWT, são muito bons para aqueles que não gosta que a sorte atrapalhe. Os jogos família tipo Takenoko, Ticket to ride e Azul são jogos de regras simples, mas muito divertidos.

Qual foi a partida mais memorável (do ponto de vista do jogo em si, mecanicamente) que já jogou?
Eu joguei quase 500 títulos e perdi a conta de partidas. Os eurogames são de fato mecanicamente os melhores, mas não podemos esquecer os de controle de área como El Grande, e tbm gostei de alguns que a mecânica se completa com ajuda de app como alquimista e mansion of madness.
Qual foi o momento mais satisfatório que teve no ambiente ou enquanto jogava os jogos de tabuleiro? Não sobre a partida que jogava, mas algo humano nas pessoas.
Os jogos cooperativos, o fato de ter que se ajudar a vencer…todos unidos pelo mesmo propósito, foram sensações incriveis, principalmente quando vencemos um pandemic ou zombicide na última rodada. Os cooperativos são experiências únicas pra quem jogava só coisas antigas como jogo da vida. Na verdade, tudo foi muito legal…as diversas mecânicas de jogo hoje em dia se misturam nos jogos mais atuais
Conte alguma dica ou insight pessoal sobre os jogos de tabuleiro
Tomar cuidado com as suas finanças, o impulso de comprar jogos pode sair do controle,
e tbm a ter cuidaem que jogo por na mesa de acordo com quem vai estar jogando naquele dia…
não coloque um jogo demorado sendo que alguém da mesa não goste,
e tomar cuidado com jogos de treta hahahaha…a diversão pode virar uma discussão
Conte mais algo sobre os jogos que não foi perguntado aqui
Tente inspirar os seus amigos a terem jogos tbm…muitas vezes acontece de uma pessoa só comprar os jogos…não é tão justo uma pessoa só gastar. De início tenha uma coleção com vários estilos diferentes de mecânica, mas não precisa ter muitos.