Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Podcasts
  3. CorujaCast #126 - Jogos que Envelheceram Mal

CorujaCast #126 - Jogos que Envelheceram Mal

Podcast
CorujaCast
Episódio
CorujaCast #126 - Jogos que Envelheceram Mal
Download
Download
Feed
https://anchor.fm/s/113dd4a0/podcast/rss
Duração
  • Fabs
    212 mensagens MD
    avatar
    Fabs14/11/23 20:11
    Fabs » 14/11/23 20:11

    tuliobarros::
    fantafanta::(...)
    Em primeiro lugar, todo jogo é datado pois todo jogo é elaborado a partir de um determinado ponto de vista, seja de um dado autor ou de uma empresa que representa um recorte social do tempo em que vive ou existe, e produzido através de técnicas que são condicionadas por limitações de recursos e conhecimentos, de um determinado local no tempo e espaço. Portanto todo jogo tem data de fabricação e tem validade.
    (...)
    O que me leva a crer que falar da superação de um jogo talvez faça muito mais sentido. Isso porque nenhum jogo é eterno e muito menos insubstituível, embora seja preciso reconhecer que todo jogo em um recorte específico de tempo e espaço cumpre com o que promete... para alguém pelo menos! Para comprovar isso basta ver que mesmo considerando War ou Banco Imobiliário jogos datados, há muitas pessoas que ainda compram esses títulos e que ainda conseguem (surpreendentemente) se divertir com eles! Mesmo que momentaneamente... A superação é a capacidade de ultrapassar limitações, dificuldades e certas condições, para entregar um resultado com desempenho satisfatório ou até mesmo melhor em algo. 


    TL; DR 

    Vou esperar sair sair o filme.

    (Brincadeira)

    Concordo com quase tudo que foi colocado. Muito relevantes suas considerações! Eu diria brilhantes! De fato, não tem jogo que envelheça mal. Deixei em destaque esses dois pedaços que quero considerar.

    Para mim, é muito claro que jogo é datado sim. É um recorte do tempo, daquilo que se imaginava que poderia ser um bom jogo, um bom produto e poderia ser relevante. Mas dizer que tem uma data de fabricação pode ser impreciso. Pode ter uma data de lançamento, mas a ideia do jogo pode ter durado uma vida para virar um jogo. O jogo pode ter releituras de regras ao longo dos anos. Há jogos que são lançados com a proposta de ter "living rules". Mesmo o Xadrez teve alteração de regras no fluxo do tempo. Fora jogos que tem regras regionais e se são elementos da cultura local: damas, dominós, truco, buraco, uno... Pelos seus próprios argumentos, "validade" é algo imponderável. Nós podemos identificar que um jogo não existe mais ou não é mais jogado ou não é mais moralmente aceito, mas, no momento em que o jogo foi lançado, não há no que se falar de "validade".

    No mesmo sentido, penso que "superação" e "evolução" é uma discussão meramente semântica. Eu poderia propor o termo "adaptação" apenas para contrapor. Mas, no geral, tudo está falando a mesma coisa: o designer está tentando produzir um jogo que seja mais aceito e conquiste um número maior de jogadores e seja perpetuado mais por tempo. Mas a avaliação de "melhor" é algo personalíssimo. Talvez para a parte mais significativa da sociedade, Banco Imobiliário/Monopoly, Damas ou Dominó, um desses pode ser o melhor jogo entre todos. Assim, o desejo do designer pode não ser exatamente agradar a maior parte da população, mas conquistar um determinado tipo de jogador ou grupo de jogadores, ou até mesmo fomar ou aumentar o número de jogadores com um determinado perfil.

    Entender o perfil do jogador ou a mudança do perfil do jogador é o que faz entender porque um jogo não é mais do agrado ou surgiu um game-killer. Carolpneves claramente prefere jogos mais complexos às versões mais simples (preterindo jogos como Azul, Kingdomino, Terra Mystica, Pandemic, Bärenpark, etc a outros jogos parecidos e mais complexos). Fabs tem vários temas sensíveis pelo grupo de jogatina dele (Village, Munchkin, Amigos de Merda, Ca$h 'n Gun$, Exploding Kittens, Trial By Trolley são jogos que passam longe da mesa dele). Eu até acredito que entendo o perfil de jogador da LLoKKa, jogos com alta interação, muito encadeamento de decisões (ou de decisões que implicam em encadeamento de resultados), mas não saberia dizer com certeza qual o jogo seria um substituto de outro - pra ela, tudo ela gosta!
    (E não faço faço ideia do perfil do pnodanna, logo, não consigo entender suas motivações.)

    Acertou na mosca! Trial by trolley eu comprei mas vendi kkkkkk

    2
  • pnodanna
    348 mensagens MD
    avatar
    pnodanna15/11/23 05:47
    pnodanna » 15/11/23 05:47

    viniciusjf::São muitas linhas. Jogos que envelheceram mal; jogos que nunca foram realmente bons, mas a gente jogava porque não tinha coisa melhor pra fazer e nosso gosto ainda era pouco desenvolvido; jogos que não são velhos, mas já nasceram ruins (Viticulture!); jogos que ainda são bons, mas surgiram outros melhores; jogos que ainda são bons, mas jogamos tanto que enjoamos etc, etc.

    Quando ouvi o podcast, estava ansioso para alguém falar dos jogos da Fantasy Flight, porque foram uma parcela muito significativa da minha experiência no hobby. O primeiro jogo moderno que joguei foi Runewars, ou seja, comecei com um monstrengo super pesado! Foi paixão a primeira vista, depois ficamos maravilhados com a expansão, depois o dono parou de jogar e tive a minha orópria cópia... A certa altura percebi que embora o jogo seja excelente em muitos aspectos, tem um problema muito grave: reiteradamente premia jogadores que estão jogando mal devido à aleatoriedade dos eventos, vi acontecer muitas vezes. Acabei vendendo o jogo.

    Depois me encantei com Chaos in the Old World, e posteriormente sua expansão. Sei que ele é pega elementos de outros jogos já bem conhecidos, mas jogamos muito, sempre me encantei tanto com a dinâmica do jogo quanto com seu magnífico visual, mas embora a grande polêmica fosse em torno do balanceamento das facções, o que me fez abandonar o jogo mais uma vez foi o equilíbrio precário dos eventos. Esse pelo menos me rendeu uma boa grana na hora de vender!

    Ainda gosto muito da editora e fico sempre de olho no catálogo, mas pra mim, sua eterna obra-prima será sempre o Twilight Imperium, esse sobrevive impávido ao tempo!

    Pra fechar, ainda acho 7 Wonders um jogo excepcional (embora goste muito de seus supostos semelhantes), tenho até expansão fan mande dele. Se o meu não estivesse tão judiado (foi o primeiro jogo da minha coleção, tem mais de dez anos), tentaria vender para migrar para a segunda edição.

    Salve Vinicius!
    Jogos da FFG são realmente complicados.
    Eu mesmo já tive um caminhão de coisa relacionado a Cthulhu e me deu até uma leveza na alma quando vendi hahahah

    1
  • pnodanna
    348 mensagens MD
    avatar
    pnodanna15/11/23 05:53
    pnodanna » 15/11/23 05:53

    fantafanta::Eu gostei do episódio! Como eu curto muito esse debate, achei bem divertido!
    Só queria aproveitar a deixa para trazer algumas reflexões que fiz. 
    Em primeiro lugar, todo jogo é datado pois todo jogo é elaborado a partir de um determinado ponto de vista, seja de um dado autor ou de uma empresa que representa um recorte social do tempo em que vive ou existe, e produzido através de técnicas que são condicionadas por limitações de recursos e conhecimentos, de um determinado local no tempo e espaço. Portanto todo jogo tem data de fabricação e tem validade.
    Longe de mim querer finalizar a discussão, mas nesse caso, se você pensar bem, vai ver que conforme a dinâmica social muda, a comunidade muda e a sua percepção sobre os jogos muda também. O que torna essa discussão meio... inócua ou irrelevante talvez?!
    O que quero dizer é que o que acho mais legal nisso tudo é perceber como nós, enquanto jogadores e cidadãos, mudamos com o tempo e de que maneira isso se reflete em nosso uso e gosto por determinados jogos! Entender de que maneira se dá essa relação de construção de gosto por jogos e outros produtos culturais é o que mais me interessa!
    Em um certo sentido nós, os jogadores, temos agência de escolha sobre o quê e quando jogar. Em outro sentido, não. Além disso, pensar que a construção do significado de uma obra é unidimensional é de uma grande ingenuidade. Pensar em termos de constante evolução dos jogos talvez não seja a maneira mais adequada de refletir e lidar com esse problema. Ela é insatisfatória pois pressupõe a eliminação de um produto em detrimento de outro "mais evoluído" e exclui a possibilidade de escolha do usuário por um produto "menos desenvolvido" ou "defasado", dentro da lógica do mercado. O que simplesmente não acontece necessariamente. A adequação de um título a um público, como se costuma pensar no marketing, é outro conceito que considero inócuo, que explica o mecanismo de reprodutibilidade da indústria e que implica por consequência na inadequação de alguns títulos, mas que simplesmente não diz nada com nada além do óbvio. Não leva a discussão adiante. Com isso pode-se dizer que fulano ou sicrano não gostam de determinado jogo, mas jamais poderá explicar o porque de determinado jogo, que é um sucesso comercial e de crítica, estar fora de catálogo por exemplo. É insuficiente para justificar o relançamento de um determinado título só porque agora ele tem um tema mais agradável a um determinado grupo pois ignora as escolhas que são pré-estabelecidas pela indústria e desconsidera as condições materiais para tal.
    O que me leva a crer que falar da superação de um jogo talvez faça muito mais sentido. Isso porque nenhum jogo é eterno e muito menos insubstituível, embora seja preciso reconhecer que todo jogo em um recorte específico de tempo e espaço cumpre com o que promete... para alguém pelo menos! Para comprovar isso basta ver que mesmo considerando War ou Banco Imobiliário jogos datados, há muitas pessoas que ainda compram esses títulos e que ainda conseguem (surpreendentemente) se divertir com eles! Mesmo que momentaneamente... A superação é a capacidade de ultrapassar limitações, dificuldades e certas condições, para entregar um resultado com desempenho satisfatório ou até mesmo melhor em algo. 
    Chegando a uma conclusão apressada, o que acho que existe é o aprendizado e a noção de transformação dos atores da comunidade. Seja pelas experiências que teve com os jogos ou seja por algum outro motivo externo e alheio a isso, como uma mudança de residência. E eu quero frisar novamente que quem muda é o jogador e não o jogo. As coisas são o que são (estáticas em um sentido restrito) e o seu significado, esse sim, é dinâmico, construído a partir da relação estabelecida entre o objeto e o usuário.
    Eu queria falar tudo isso porque acho incomodo o discurso de humanização das coisas, nesse caso os jogos, e por tabela a coisificação das pessoas, retirando delas o papel de protagonismo da cena cultural.
    Jogos são apenas jogos. São produtos incríveis, é verdade, frutos de muito trabalho e dedicação. Podem ser ferramentas de desenvolvimento pessoal e social. Podem ser tanto ferramentas de aprendizado como plataformas tecnológicas, mas no fim das contas é preciso saber colocá-los em seu devido lugar, de objetos. O culto aos objetos e o fetichismo me incomodam... muito.
    E só pra deixar essa publicação (um pouquinho) mais polêmica vou listar alguns jogos que considero "datados" ou "superados", mecanicamente ou tematicanente, e o porquê. Lembrando que mesmo estando superados, isso não quer dizer que eu não continue gostando deles ou que não consiga me divertir com as suas propostas.

    #7 Wonders. Acho mecanicamente mais complicado que o necessário. O jogo está longe de ser ruim, mas ele não se enquadra bem como jogo para a família e a galera mais experiente vai encontrar alternativas melhores. Sem contar que só funciona para 3 ou mais jogadores, algo que para mim é um empecilho. O que faz com que eu sempre prefira jogar outras coisas ao invés dele. Superado pelo Hadara (rs) que roda muito bem em 2, pelo Sushi Go, que já viu mesa incontáveis vezes mais, mesmo sendo um jogo bem bobinho, ou mesmo pela versão Arquitetos, que é muuuuuito mais acessível e divertida!

    #Catan. Outro titulo que tive, joguei até esgotar e depois vendi! Para mim não dá mais... quando os jogadores não negociam e tentam monopolizar os recursos a todo custo, a experiência se torna insuportavelmente chata! Eu só cogito jogá-lo com as regras de campeonato, que deixam as coisas mais abertas e as partidas bem mais rápidas. Para mim foi superado pelo Bohnanza, um jogo que entrega muito mais com muito menos, mesmo tendo as suas próprias limitações...

    #Ticket to Ride. Esse aqui é outro que joguei muito, mas que acabei enjoando com o tempo por ser bastante simples. Eu não tenho mais vontade alguma de jogar TtR. Não me empolga nem um pouco. Sinto que ele se esgotou para mim, já vi tudo que tinha pra ver nele. Para mim foi totalmente superado pelo Blue Lagoon, um jogo que é muito mais rápido, mais fácil de se aprender, bem mais disputado e muito mais estratégico!

    #Five Tribes. Tematicamente o jogo me incomoda bastante. Mas para evitar discussões sobre orientalismo e representatividade vou apenas dizer que a programação visual do jogo é ruim e que não acho a salada de pontos particularmente divertida pois sempre me pareceu muito básica e muito lógica... pouco lúdica. Superado pelo Àiyê, um jogo que inova ao unir o sistema de mancala com a construção de máquina de pontos. Só que é bem mais curto, ponto mais que positivo para mim. Também tem uma boa dose de fritação e é muito mais dinâmico.

    #Carcassonne. Jogo que eu adorava e que para ser bem justo eu ainda gosto bastante. Mas não jogo mais simplesmente porque prefiro Cacao. Cacao tem um sistema de pontuação mais simples, é mais fácil de ser compreendido e ensinado. Agrega a mecânica de pegar e entregar, que eu adoro. Tem mais pontos de interação entre os jogadores e proporciona jogadas tipo "escada" para outras mais fortes a partir de ações do seu adversário. Não tem o "problema" da sorte na compra de ladrilhos. Sem contar que o quebra-cabeças proposto é bem mais divertido, na minha opinião. Ou seja, foi totalmente superado.

    #Dixit. Esse é um título do qual nunca gostei muito, mas compreendo a proposta e entendo o motivo do seu sucesso. A questão é que ele é mecanicamente muito similar ao Jogo da Enciclopédia, que eu acho infinitamente mais divertido! O esquema de uso de imagens força as dicas sempre para dois extremos, o da total abstração ou o da zona de conforto. O que acho chato em ambos os casos pois ele não é nem competitivo e nem engraçado. Já no Jogo da Enciclopédia há um elemento de blefe e de convencimento que não existe no Dixit. Tive os 2 há muito tempo atrás. Comprei Dixit para jogar com a família, mas acabei vendendo e hoje só tenho saudades de um deles. Adivinha qual é. 


    Salve Adalfan!

    Uma aula de filosofia, história e board games, tá de parabéns meu amigo.
    Inicialmente, eu tinha a ideia de abordar mais a parte de tema, histórico e, no caso da Stonemaier, lançar jogo incompleto. Mas como todo CorujaCast, a gente começou  ir para todos os lados mesmo hahaha.
    Sobre sua lista de jogos, eu adicionaria na parte do 7 Wonders o It's a Wonderful World, caso não tenha jogado, recomendo demais. Achei um passo a mais.

    Abs

    2
  • pnodanna
    348 mensagens MD
    avatar
    pnodanna15/11/23 05:56
    pnodanna » 15/11/23 05:56

    Thiago vilela::Sobre os jogos clássicos, war, banco imobiliário e detetive eu acredito que só envelheceram mal pra gente que já é "cracudo" no hobby. Tive algumas experiências com a minha família por esses dias e é incrível como esses jogos agradam quem não é do hobby, principalmente o detetive entre todas as idades e o war entre os mais jovens. 

    Sobre o cash Guns, comigo foi parecido, ainda queimou um pouco mais de lenha aqui, mas depois da sétima ou oitava partida realmente já não fazia mais sentido jogar novamente e acabei vendendo, o tema da arma não incomodou aqui não mas o jogo é excessivamente repetitivo e com poucas partidas você não quer ver a cara dele tão cedo.

    O tema do Puerto rico não me incomoda e acho um jogo muito bom, nunca gerou nenhum tipo de mal estar na minha família e estamos falando de uma família com raízes africanas bem fortes,  é todo mundo moreninho pra lá, inclusive eu, mas entendo e respeito quem se sente mal com o tema e acho válido uma nova versão sem esse tipo de temática, acredito que vai vender muito bem se chegar no Brasil pois é um clássico muito bom.

    Salve Thiago!
    Excelente colocação. Inclusive, eu presenteei minhas sobrinhas com um Detetive e até joguei com elas. A gente que já é calejado realmente não quer nem passar perto desses jogos.
    To bastante curioso no Puerto Rico 1897. A pegada parece ser  bem diferente.

    Abs

    1
  • pnodanna
    348 mensagens MD
    avatar
    pnodanna15/11/23 06:00
    pnodanna » 15/11/23 06:00

    tpcordeiro::Acho q os clássicos (War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, ...) deveriam ser "hors concours" nessas listas. É chutar cachorro morto.
     
    Agora, para ser justo com o GWT 1a. edição, é importante levar em conta q, ao contrário do q foi falado no podcast, os indígenas não são mortos no jogo, sempre foi dito no manual q a ação é "Negociar com os índios" (sic, indígenas). Se a intenção foi realmente essa ou foi apenas para camuflar a real intenção, eu não sei, mas o fato é q durante as jogatinas essa ação  naturalmente acabou indo para outro caminho, oq levou à essa mudança para os bandidos da 2a. edição.

    Salve Thiago!
    Realmente, erramos ali na parte do GWT, mas essa questão de negociar, pra mim, só foi uma forma de driblar o problema histórico, tal como os Colonos de Puerto Rico e os Faquir de Five Tribes. Quanto aos hors concours vamos nos atentar nos próximos episódios hahhaa

    1
  • pnodanna
    348 mensagens MD
    avatar
    pnodanna15/11/23 06:06
    pnodanna » 15/11/23 06:06

    tuliobarros::
    (E não faço faço ideia do perfil do pnodanna, logo, não consigo entender suas motivações.)

    Como diria o saudoso Alfred Pennyworth: Alguns homens só querem ver o circo pegar fogo.
    https://i.pinimg.com/originals/b8/9a/6c/b89a6c3efadbc280d6b3f70911531e40.gif

    2
  • isauraluiza
    303 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza20/11/23 12:23
    isauraluiza » 20/11/23 12:23

    Fiquei com uma dúvida, já que Perto Rico envelheceu mal, quem são os substitutos ideias pra ele?

    Além disso, ok que envelheceu mal, mas ele ainda merece está no rol de jogos clássicos que não devem ser esquecido?

    Porque Catan envelheça do jeito que envelhecer, merece seu verbete na "history of boardgames"

    1
  • pnodanna
    348 mensagens MD
    avatar
    pnodanna22/11/23 09:09
    pnodanna » 22/11/23 09:09

    isauraluiza::Fiquei com uma dúvida, já que Perto Rico envelheceu mal, quem são os substitutos ideias pra ele?

    Além disso, ok que envelheceu mal, mas ele ainda merece está no rol de jogos clássicos que não devem ser esquecido?

    Porque Catan envelheça do jeito que envelhecer, merece seu verbete na "history of boardgames"

    Race for the galaxy e Roll for the galaxy seriam um boa pedida.
    Não acho que devam ser esquecidos, mas há jogos e jogos. Eu acho PR MUUITO melhor que Catan, mas eu sou só um eurogamer triste e chato;

    1
  • viniciusjf
    2686 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf22/11/23 09:35
    viniciusjf » 22/11/23 09:35

    isauraluiza::Fiquei com uma dúvida, já que Perto Rico envelheceu mal, quem são os substitutos ideias pra ele?

    Além disso, ok que envelheceu mal, mas ele ainda merece está no rol de jogos clássicos que não devem ser esquecido?

    Porque Catan envelheça do jeito que envelhecer, merece seu verbete na "history of boardgames"

    Igual igual Puerto Rico não tem, e penso que quando falamos sobre envelhecer mal, não quer dizer que o jogo ficou ruim. Ás vezes algo simplesmente mudou ao redor dele.
    Os que considero semelhantes em termos de mecânica (seguir o líder) são Conquistadores de Midgard, Coloma e Carnegie.

    2
  • Ericjc
    63 mensagens MD
    avatar
    Ericjc29/03/25 20:22
    Ericjc » 29/03/25 20:22

    Se tem uma coisa que Puerto Rico não fez foi envelhecer mal, o jogo tem quase 30 anos e continua mais moderno que metade das bombas que lançam hoje em dia com o rótulo de “euro”.

    1
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4(current)
CorujaCast #126 - Jogos que Envelheceram Mal
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.