Buford::isauraluiza::Jogos como Monopoly, Detetive , Risk e Scotland Yard já tinha envelhecido mal quando Catan fez sua estréia e decretou a era dos jogos modernos
Mas uma coisa que penso tanto quanto a esses jogos como com Catan, é se pensar nesses jogos por uma abordagem histórica da mídia.
Veja bem, porque hoje em dia alguém vai ver um filme preto e branco, um filme mudo, um filme de outra década que tem um ritmo totalmente diferente, e você pode esticar isso pra música e outras mídias. Então eu questiono, será que é válido uma pessoa que ama a mídia procurar jogar esses jogos históricos?
Existem milhares (literalmente milhares) de jogos cadastrados na BGG.
Obviamente centenas deles estão datados e não fazem mais sentido. Guarde com carinho (ou com raiva) na memória e bola pra frente.
Mas o que mais me surpreende é q em pleno final de 2023 ainda tem gente q gasta (ou perde?) tempo com hate e temas batidos como esse.
Nem ouvi o tal podcast, mas a falta de criatividade e excesso de energia negativa empregados na escolha do tema me causa vergonha de encontrar no hobby tanta gente "assim".
Nao conesegui entender onde voce tirou que o tema tem hate?
Ainda mais sem ouvir o podcast.
De verdade, acho uma questao interessante saber que jogos se mantiveram interessantes com o passar do tempo, e quais jogos passaram a ser menos relevantes por desenvolvimentos de outros jogos que fazem a mesma coisa de modo mais elegante/simples/pratico ou por qq outro motivo.
Alguns jogos que para mim foram suplantados por designs mais interessantes:
Catan -> Ad Astra
Puerto Rico -> New Frontiers
War/Risk -> History of the World ou Nexus Ops
Alguns continuam brilhando mesmo com a idade:
El Grande
Tigris and Euphrates
Agricola
Ai e dificil defender que um jogo envelheceu bem quando tem algo que faz o que ele faz melhor. O que gera a discussao e a opniao de cada um se jogo A realmente substitui jogo B.
Claro que isso tudo e uma questao de gosto, mas em conversas civilizadas, nao tem pq ser chamado de hate.