Já joguei ambos e não sou fã de nenhum.
Dito isso:
MK não tem campanha. A evolução do personagem se dá na própria partida e termina ali mesmo. Já tainted grail é campanha. Personagens vão evoluindo com o tempo e a história também.
MK não tem história. Vc tem o objetivo da missão (conquistar cidades, matar monstros, etc)
Ambos os jogos são feitos pra jogar solo. MK engana mais em mais jogadores. Tipo da pra jogar em 2 tranquilamente (eu não arrisco nunca mais jogar em 3 ou 4). Em 2 jogadores já pode esperar partidas com 3+ horas de duração. Mas como experiência solo ele é bom.
Tainted grail é um livro jogo gourmet. Não recomendo MESMO jogar em mais pessoas, pois 99% do turno de cada jogador vai se pegar um livro com diversas entradas e ler e escolher o melhor caminho. Então a não ser que as pessoas amem muito ouvir história, oq vai acontecer é várias pessoas dispersando enqjanro o jogador ativo gasta 5 minutos lendo entradas num diário.
Mecanicamente o MK é mais jogo. É deck building. É tático.. O tainted realmente é bem resumido a ler um livro, mas tem uma mecânica de combate que eh acho interessante.
Na real eu gostei de jogar tainted grail, só não é um puta jogo.. Mesma coisa com o MK, pois nesse segundo a dificuldade é beeeem elevada, tem regrinhas e exceções demais.. Eu prefiro a versão de star trek dele que simplifica algumas coisas que são desnecessáriamente complicadas (em MK por exemplo vc tem que se planejar bem até pra conseguir andar, pq até isso é difícil rs). Mas se vc vencer os dois manuais chatos e imensos, terá um jogo bacana, que só não me cativou tanto pela dificuldade mega elevada e burocrática.
Dito isso:
Boa experiência no modo solo - ambos
- Rejogabilidade - MK disparado, embora a campanha do tainted tenha dezenas de caminhos diferentes e seja impossível ver tudo em uma só, muita coisa vai se repetir.
- Evolução de personagem - depende. Se for em campanha, tainted grail. Dentro da própria partida, MK
- Boa história/Campanha - tainted grail