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Funciona bem com dois jogadores?

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  • carlosrocca
    523 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca07/11/23 22:26
    carlosrocca » 07/11/23 22:26

    Todo mundo já deu opinião e todos estão certos. 2 jogadores é a melhor contagem para este jogo.

    Recomendo usar algum tipo de token para simbolizar a quantidade de itens sobre as cartas, os cubos de recurso de Terraforming Mars são ótimos para isso. Isso evita que determinadas cartas fiquem trancadas e seja impossível de serem construídas.

    2
  • JedoLar
    1361 mensagens MD
    avatar
    JedoLar08/11/23 00:10
    JedoLar » 08/11/23 00:10

    carlosrocca::Todo mundo já deu opinião e todos estão certos. 2 jogadores é a melhor contagem para este jogo.

    Recomendo usar algum tipo de token para simbolizar a quantidade de itens sobre as cartas, os cubos de recurso de Terraforming Mars são ótimos para isso. Isso evita que determinadas cartas fiquem trancadas e seja impossível de serem construídas.

    Eu já recomendo o contrário, pois não saber que carta está trancada dá mais tempero e desafio ao jogo e torna cada partida única. Recomendo seguir a intenção do designer que entende muito!

    Se quiser um jogo mais fácil e previsível, tem outras opções no mercado.

    1
  • JedoLar
    1361 mensagens MD
    avatar
    JedoLar08/11/23 00:20
    JedoLar » 08/11/23 00:20

    tpcordeiro::O jogo é basicamente um multiplayer solitaire, então não faz muito diferença a quantidade de jogadores.

    Raoni Cipriano:: O jogo roda bem em qualquer número de jogadores. A interação entre os jogadores é muito baixa, ficando restrita às cartas dos ajudantes.

    Ele é um jogo bem interessante, onde você busca fazer sua máquina de pontos da melhor maneira possível, com um pouco de sorte para otimizar as suas ações.


    Tenho uma opinião contrária aqui também, pois o que um outro jogador está fazendo, na velocidade que está fazendo, adiciona tensão aos seus objetivos e pode mudar o que você pretendia fazer.

    Jogar sem reparar no que o adversário está fazendo é derrota certa (a menos que o adversário esteja passeando no parque também, daí vira sorte... quando todos os jogadores não jogam bem, a sorte decide o vencedor, isso vale para qualquer jogo).

    2
  • JedoLar
    1361 mensagens MD
    avatar
    JedoLar08/11/23 00:34
    JedoLar » 08/11/23 00:34

    Amaral::
    Felps Alves::Eu só joguei com a esposa. É um dos meus preferidos. Pra mim funciona muito bem em 2. Pra mim, o único defeito é que o jogo permite fazer construções iguais, tipo: 2 padarias. Como a quantidade de construções é o gatilho de fim de jogo, às vezes a partida vira uma corridinha. E isso acaba inibindo a gente de tentar fazer as construções mais caras. Elas acabam não compensando. E o jogo é muito disputado nos pontos. 

    Então, nas vezes que joguei, quem consegue fazer mais construções, mesmo que elas sejam de menos pontos de vitória, você consegue realizar as produções dela mais rápido do que ficar segurando as cartas e juntando dinheiro pra uma construção mais cara. Portanto, o jogador que optar por construções mais baratas consegue mais pontos e tem uma chance maior de vencer.

    A expansão que veio pro Brasil muda o gatilho de fim de jogo. Com ela, o gatilho é no fim de determinado número de rodadas. Com isso, dá para planejar e fazer as construções mais caras. 

    Tenho uma visão diferente aqui também, pois a dificuldade de fazer e desenvolver algumas construções, faz você ter vontade de tentar numa próxima partida, ou seja, vontade de jogar de novo. Isso é positivo, não um defeito. O designer que fez entende muito!

    Depois teve algumas mudanças, mas por causa da pressão do mercado.

    2
  • Felps Alves
    139 mensagens MD
    avatar
    Felps Alves08/11/23 07:43
    Felps Alves » 08/11/23 07:43

    Amaral::
    Felps Alves::Eu só joguei com a esposa. É um dos meus preferidos. Pra mim funciona muito bem em 2. Pra mim, o único defeito é que o jogo permite fazer construções iguais, tipo: 2 padarias. Como a quantidade de construções é o gatilho de fim de jogo, às vezes a partida vira uma corridinha. E isso acaba inibindo a gente de tentar fazer as construções mais caras. Elas acabam não compensando. E o jogo é muito disputado nos pontos. 

    Então, nas vezes que joguei, quem consegue fazer mais construções, mesmo que elas sejam de menos pontos de vitória, você consegue realizar as produções dela mais rápido do que ficar segurando as cartas e juntando dinheiro pra uma construção mais cara. Portanto, o jogador que optar por construções mais baratas consegue mais pontos e tem uma chance maior de vencer.

    A expansão que veio pro Brasil muda o gatilho de fim de jogo. Com ela, o gatilho é no fim de determinado número de rodadas. Com isso, dá para planejar e fazer as construções mais caras. 

    Eu sempre deixei a expansão na lista de desejos, mas nunca comprei. Agora você me incentivou a realmente adquiri-la para experimentar essa mudança no gatilho. Valeu demais! 

    1
  • carlosrocca
    523 mensagens MD
    avatar
    carlosrocca08/11/23 08:26
    carlosrocca » 08/11/23 08:26

    jevver2::Eu já recomendo o contrário, pois não saber que carta está trancada dá mais tempero e desafio ao jogo e torna cada partida única. Recomendo seguir a intenção do designer que entende muito!

    Se quiser um jogo mais fácil e previsível, tem outras opções no mercado.

    Como você falou em intenção do designer, gostaria de compartilhar esta thread.

    No caso desse jogo específico usar marcadores de recurso não vai contra as intenções do designer, só contra as regras do manual do jogo mesmo.

    2
  • JedoLar
    1361 mensagens MD
    avatar
    JedoLar08/11/23 21:37
    JedoLar » 08/11/23 21:37

    carlosrocca::
    jevver2::Eu já recomendo o contrário, pois não saber que carta está trancada dá mais tempero e desafio ao jogo e torna cada partida única. Recomendo seguir a intenção do designer que entende muito!

    Se quiser um jogo mais fácil e previsível, tem outras opções no mercado.

    Como você falou em intenção do designer, gostaria de compartilhar esta thread.

    No caso desse jogo específico usar marcadores de recurso não vai contra as intenções do designer, só contra as regras do manual do jogo mesmo.

    Obrigado por compartilhar, isso consolida o meu entendimento e revela a sua dificuldade em interpretar texto. Destaquei uma palavra do que o designer disse para te ajudar:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8e695_ph4gf6.jpg

    Ou seja, ele não vê uma grande desvantagem, mas ainda vê uma desvantagem em alguma medida. Desvantagem pequena ou média, só não grande. Fim.

    Agora, eu só posso achar que você tentou me tirar pra bobo ao dizer que as "regras do manual do jogo" e a "intenção do designer" são duas coisas diferentes. kkkk Por conta disso, se você quiser continuar forçando a sua argumentação, continue sozinho.

    1
  • Paschoal
    205 mensagens MD
    avatar
    Paschoal09/11/23 10:31
    Paschoal » 09/11/23 10:31

    Felps Alves::
    Amaral::
    Felps Alves::Eu só joguei com a esposa. É um dos meus preferidos. Pra mim funciona muito bem em 2. Pra mim, o único defeito é que o jogo permite fazer construções iguais, tipo: 2 padarias. Como a quantidade de construções é o gatilho de fim de jogo, às vezes a partida vira uma corridinha. E isso acaba inibindo a gente de tentar fazer as construções mais caras. Elas acabam não compensando. E o jogo é muito disputado nos pontos. 

    Então, nas vezes que joguei, quem consegue fazer mais construções, mesmo que elas sejam de menos pontos de vitória, você consegue realizar as produções dela mais rápido do que ficar segurando as cartas e juntando dinheiro pra uma construção mais cara. Portanto, o jogador que optar por construções mais baratas consegue mais pontos e tem uma chance maior de vencer.

    A expansão que veio pro Brasil muda o gatilho de fim de jogo. Com ela, o gatilho é no fim de determinado número de rodadas. Com isso, dá para planejar e fazer as construções mais caras. 

    Eu sempre deixei a expansão na lista de desejos, mas nunca comprei. Agora você me incentivou a realmente adquiri-la para experimentar essa mudança no gatilho. Valeu demais! 

    Cara, aproveita a black friday e vai fundo! Comprei a expansão no Doff só pra completar valor pra uma promo q eles estavam fazendo e tive uma grata surpresa...além dela ter uma construção que usa os tijolos ela tem um modo solo muito gostoso (e rápido) de jogar!

    1
  • marcelobrito
    110 mensagens MD
    avatar
    marcelobrito23/01/24 08:42
    marcelobrito » 23/01/24 08:42

    carlosrocca::Todo mundo já deu opinião e todos estão certos. 2 jogadores é a melhor contagem para este jogo.

    Recomendo usar algum tipo de token para simbolizar a quantidade de itens sobre as cartas, os cubos de recurso de Terraforming Mars são ótimos para isso. Isso evita que determinadas cartas fiquem trancadas e seja impossível de serem construídas.

    O que eu faço aqui é usar como recurso as cartas que foram descartadas. 
    Além de evitar que o baralho acabe o tempo todo. Não dá essa sensação de cartas trancadas.. 

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