Post original: https://www.boardseyeview.net/post/dorfromantik
Às vezes você ouve ou lê sobre um jogo e pensa: "Talvez eu goste dele". Foi assim que, nas listas do BGG, aprendi sobre
Dorfromantik: The Board Game, da Pegasus Spiele, muito antes do resto do mundo ouvir falar dele. Eu comprei ele; eu joguei; eu amei; eu o emprestei e outro gostou da mesma forma. Foi então que o mundo (dos jogos) em geral ouviu falar de Dorfromantik: The Board Game, porque foi indicado para o Spiel des Jahres.
Na verdade, o grau da minha surpresa quando joguei pela primeira vez – ou melhor, meu choque – quase justificava falar com meu gato em voz alta que este não é um jogo. É um quebra-cabeça, uma atividade, uma experiência zen de faça o seu melhor, mas não importa se você não se sai muito bem. Com outra indicação ao Spiel de uma atividade não relacionada a jogo -
Fun Facts - e também o "jogue uma vez e você já viu tudo"
Next Station: London ao lado deles, eu senti as indicações para Spiel des Jahres deste ano erradas. Os 12 meses de 2022-2023 foram ruins para jogos do nível Spiel des Jahres? Talvez foram; mas mesmo assim, dois não jogos e um jogo de entrada um tanto mediano me fizeram questionar em voz alta as indicações, tanto para meu gato quanto para qualquer um que quisesse ouvir, jogador de tabuleiro ou não.
De maneira semelhante à minha exasperação, você deve estar se perguntando se esta análise será realmente uma análise do jogo e não as coisas em torno dele. Justo... vamos para a análise.
Criado por Michael Palm e Lukas Zach,
Dorfromantik: The Board Game é baseado no videogame Dorfromantik da Toukana Interactive, que comprei e joguei depois de jogar o jogo de tabuleiro; achei sinuoso e um tanto monótono. Dorfromantik: The Board Game, entretanto, é uma nova implementação focada do videogame e, doravante, sempre que eu disser 'Dorfromantik', você pode presumir que me refiro ao jogo de tabuleiro. O nome se traduz em algo como “idealizar a vida na aldeia”, que é uma forma elegante de dizer que você criará uma paisagem com campos, florestas, rios, ferrovias, estradas e aldeias.

No jogo, um jogador (ou até seis, mas na verdade 1 - lembre-se, isto não é um jogo, é uma atividade) realiza uma série de tarefas que exigem áreas contíguas de determinados tipos de paisagem, com o objetivo de pontuar o mais alto possível ao longo de uma série de partidas da campanha, desbloqueando diferentes formas de pontuação, mais tarefas, novas peças e até um poder especial, com o objetivo de, bem, se divertir. A maneira como você progride significa que você pode eventualmente desbloquear tudo no jogo, mesmo sem jogar muito bem, embora algumas das Conquistas tenham requisitos um pouco mais exigentes para desbloqueá-las.

Em cada turno, você pega uma peça de paisagem e a coloca adjacente a pelo menos uma outra peça, com sorte progredindo em direção à conclusão de uma tarefa, método de pontuação alternativo ou planejamento futuro. As estradas e os trilhos devem combinar, mas nada mais precisa. Este último é muito importante se você deseja maximizar sua pontuação, pois você pode preparar áreas para Tarefas que você sabe que ainda estão por vir, para que possam ser concluídas rapidamente. Você deve colocar quaisquer novas Tarefas para que elas possam ser concluídas, mas, uma vez colocadas, não há nada que o impeça de impossibilitá-las e descartá-las por uma nova. Esse pequeno truque é tão complexo quanto o jogo pode parecer, embora haja definitivamente habilidade em manter vários pratos girando ao longo de cada partida.
No final de uma partida, você soma sua pontuação, marca algumas caixas na folha de campanha e/ou vira algumas cartas de Conquista e inclui qualquer conteúdo novo das cinco caixas para as quais você se qualificou. Pode oscilar um pouco, mas a forma como todos os afluentes fluem para as regras significa que sua pontuação em cada partida aumentará à medida que a campanha avança. Depois de preencher o nível - minha meta era 400 pontos e tudo desbloqueado - você pode reiniciar o jogo e começar de novo.
E eu adorei
Dorfromantik: joguei logo depois de mudar de casa e isso me desestressou. Eu esperava acordar cedo o suficiente para poder começar uma partida antes de ter que cuidar dos meus pais ou trabalhar, e fiquei feliz em ir para a cama cedo porque sabia que outro quebra-cabeça ligeiramente ajustado, mas igualmente divertido, me aguardava no dia seguinte, como um longo enigma. Então, algumas perguntas: primeiro, há algo de errado nele? E segundo, por que fiquei tão chocado com a sua indicação e com a eventual vitória do Spiel des Jahres?
Primeiro. Sim, há; não existe um jogo perfeito por aí. Embora eu goste muito do quebra-cabeça de
Dorfromantik, devo dizer que não é apenas a sua capacidade de resolver esse quebra-cabeça que determina sua pontuação. Sendo as Tarefas conectar 4, 5 ou 6 peças contíguas de uma paisagem, é bastante fácil ver que, se elas saírem em ordem crescente, você só precisará usar seis peças para completar três Tarefas; se elas saírem ao contrário, são quinze peças para fazer a mesma coisa. Foi perceptível que nas partidas onde me saí melhor, havia mais ordens de tarefas 4-5, 4-6, 5-6 do que o normal. Isso é bem aleatório; acontece. Minha atitude foi, quando as primeiras Tarefas foram lançadas como 6s e depois 5s, mudar meu foco para desbloquear Conquistas em vez de pontuar alto. Mas é algo que não pode ser negado na avaliação.
Segundo. Simplificando, não é um jogo, é um quebra-cabeça e, ainda por cima, um quebra-cabeça solo. Joguei
Dorfromantik em dois, três e quatro jogadores e - embora saiba que isso pode parecer incrivelmente egoísta - posso dizer que a melhor companhia para ele sou eu, eu mesmo e o gato. Não quero que as ideias de outras pessoas atrapalhem meus planos e certamente não quero ter que aceitar ideias ruins por educação. Isso, exceto os gráficos, é o que
Dorfromantik: The Board Game transferiu com mais precisão do videogame; é melhor experimentado sozinho.
Dos três jogos indicados, estou feliz que
Dorfromantik tenha vencido o Spiel des Jahres. Eu ainda não entendi um bom número de canais de jogos de tabuleiro: para eles é apenas um jogo muito sem brilho, 5 ou 6 em 10. Posso ver como eles chegaram a essa conclusão, então gosto de pensar que eles estão analisando o produto como um jogo, porque se você entrar no
Dorfromantik: The Board Game olhando para o que ele é realmente - um quebra-cabeça solo zen - então você sairá feliz. E querendo jogar novamente no dia seguinte. Mas não posso jogar amanhã, porque as pessoas continuam pegando minha cópia emprestada e gostando. Droga!
Review by David Fox
Minha escolha pessoal para o Spiel foi Sea Salt & Paper
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.