Bora falar um pouco sobre nossa experiência lá na Spiel Messe 2023, em Essen.
Pra quem não sabe, no começo de outubro (05/10 a 08/10) aconteceu a Spiel Messe, a maior feira de jogos de tabuleiro do mundo. Uma feira com diversos estandes de tudo quanto é editora do mundo inteiro, expondo diversos lançamentos (e lançamentos futuros), com mesas para você jogar e, lógico, muitos jogos à venda.
Para começar, o evento é
gigantesco (mais de 50.000 m²), sério. Para quem foi no DOFF, que tem um hall grande com todas as editoras, imagina que lá tem
6 halls e, se bobear, todos são maiores que o do DOFF - o que não é uma crítica ao DOFF, que está crescendo cada vez mais!
O evento se passa na
Alemanha e nós ficamos numa cidade ao lado de Essen, Duisburg, o que foi um pouco de
perrengue, porque era uma cidade pequena e praticamente nada estava em inglês. O transporte público é meio confuso, mas perguntando você se encontra e dá tudo certo!
Nós
fomos em 2 dias de evento (os 2 primeiros) e tínhamos que pegar um ônibus para ir até Essen e de lá o metrô. Na volta, a mesma coisa. Você também pode pegar um Uber, que vai demorar só 20 minutos (ao invés de uns 50~60 minutos como nós), mas aí a carteira vai pesar um pouco kkkk. Ou pode alugar um carro, mas terá mais gastos também.
Chegamos uns 30 minutos antes das portas se abrirem e já tinha muita gente esperando, pelo menos na porta que entramos (até onde sei, tem várias portas diferentes), mas é tudo bem organizado.
O
evento tem um app que mostra o
mapa dos halls e onde cada editora está. Então, se você quer muito um jogo que está hypado e, provavelmente, vai esgotar, você tem que chegar um pouco mais cedo, encontrar a porta certa e aguardar, porque quando abre o portão, todo mundo corre direto para essas filas, ninguém fica passeando nessa hora.
Além dos estandes de
editoras, existem vários estandes de
lojas, porém muitas são alemãs, logo, os jogos estão em alemão, massss sempre tem aquele jogo que vem em 2 línguas ou não tem dependência de idioma. Essas lojas são muito legais, porque, às vezes, você encontra algo mais antigo, algo mais raro ou promoções muito boas.
Alguém sempre pergunta
“ah, mas é tudo em alemão?”:
Não, não é, existem editoras do mundo todo e mesmo as que são alemãs, como a Feuerland que lançou a expansão de Ark Nova, tinha versões em inglês e alemão.
E sim, praticamente todo mundo que falei, falava inglês, então é tranquilo.
Várias editoras só aceitam dinheiro no pagamento, como era o caso da AEG (o que achei bizarro considerando o tamanho deles), mas o local do evento dispõe de caixa eletrônico por perto para você sacar. É importante lembrar que sacar com cartão pode ter taxa, então fique de olho em quanto dinheiro físico você precisará. Ah, mas cuidado,
tem editora que só aceita cartão também kkkkkk.
Falando em dinheiro, nós usamos o cartão da
Wise. É realmente muito bom, aceitou em todos os lugares que fomos e olha que fomos para 3 países. A única coisa é que ele tem uma taxa para saque relativamente alta, acho que uns 6 euros. Para comprar euro nele é bem tranquilo e mais barato que numa casa de câmbio.
Outro ponto:
chip de celular. Como fomos para mais de um país, nós compramos um chip da Vodafone (em Portugal), que funcionava em todos os países e foi super tranquilo. O sinal dentro do evento, mesmo lotado, pegava como se não tivesse ninguém.
Sobre
o evento em si: pode ter certeza que você vai pegar
filas, porque é muita gente. Só não pegamos fila nos jogos que já tínhamos reservado antes. Fica essa dica também: antes do evento,
acompanhamos pelo BGG o que seria lançado, salvamos e anotamos. Muitas empresas fazem uma pré-venda para você só retirar no evento. Eu fiz isso com 3 jogos (Darwin’s Journey, Lata e Imperial Miners).
O evento é incrível. Para quem é viciado como eu (Vinicius), é uma loucura, é jogo para todo lado, coisa nova, coisa velha, gente pra caceta, você anda 5x no mesmo hall e descobre uma coisa nova a cada andada hahaha. Dá vontade de comprar uma coisa a cada esquina.
Para quem curte
RPG, tem um hall inteiro praticamente sobre isso. Eu não vou entrar em detalhes, porque não é a minha vibe e eu nem sei o que dizer, mas tinha muita coisa!
Também tem hall separado para jogos mais família, jogos mais experts, parte de protótipo - é incrível.
O que perguntaram bastante
“os preços são bons”?:
Sim, são, porque não tem os impostos do Brasil hahaha. Um jogo como Barcelona que, se não me engano, custa 400 reais, por lá era 60 euros, o que já é mais baixo. Mas não acho que valha muito a pena comprar jogos que tenham por aqui, tem que aproveitar o que não tem e novidades - na minha opinião.
E o que compramos lá? Segue a lista, que não é enorme, porque ainda tínhamos mais uma viagem para fazer.
Inclusive, antes da lista, não façam como nós, que depois de Essen fomos para outro país. Você estará com a mala cheia de jogos, pesada, vai para casa kkkkk, deixa Essen como o último lugar da viagem.
A lista:
- Bonsai
- Cascadia Landmarks
- Tangram City
- Imperial Miners
- Darwin’s Journey
- Nekojima
- Sea Salt & Paper + Expansão Extra Salt
- Earth
- Wingspan: Fan Pack
- Lata
- The Castles of Burgundy: Special Edition
- Fit to Print
- Ark Nova: Marine Worlds
Só o Burgundy já ocupava metade de uma mala grande kkkkkk.
Eu não vou me estender muito mais nesse texto, mas se tiver alguma pergunta, pode mandar!
Ah, não, nós
não jogamos nada por lá. Queríamos mais conhecer o evento, comprar jogos e não ficar um tempão em mesas kkkkk. Até porque só tínhamos 2 dias para ir.
Resumindo: adoramos o evento, quero voltar de novo, mas com uma viagem um pouco melhor planejada hahaha. E com mais jogos!
Aproveita e segue a gente no
Instagram e
TikTok! Estamos sempre postando conteúdo por lá!
Inclusive já temos vídeo com um resuminho lá no
Instagram e no
TikTok também.