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  3. World Wonders
  4. Melhor estratégia: o jogo está desbalanceado?

Melhor estratégia: o jogo está desbalanceado?

World Wonders
  • avatar
    RafaelSam13/10/23 11:00
    avatar
    RafaelSam
    13/10/23 11:00
    2 mensagens MD

    Fala galera! O jogo é bonitão e super gostoso de jogar, desde que chegou em casa essa semana tem visto mesa quase todos os dias, geralmente em partidas de 2-3 jogadores.

    Dito isso, passado o hype inicial, meu grupo chegou a uma conclusão sobre a melhor estratégia de como jogar o jogo e essa estratégia tem me parecido bastante contraintuitiva e desbalanceada.

    A estratégia consiste basicamente em duas coisas: A) NÃO pegar monumentos (ou pegar o mínimo possível, apenas quando não vai pagar quase nada nem possui requisitos difíceis que atrapalharão a sua cidade); e B) focar em pegar as construções menores e mais baratas e construir a cidade toda fechadinha.

    Isso porque, pela nossa experiência, o critério que mais tem pontuado ao final do jogo é o de construções fechadas. Enquanto que vc consegue construir uns 7-8 monumentos se vc focar neles, quem foca nessa estratégia acima consegue facilmente construir e cercar de 14-16 bairros pequenos e ainda pegar 4-5 monumentos. Como a maioria dos monumentos pontua apenas 1 ponto, o custo-benefício das peças pequenas e baratas é muito maior em relação à quantidade de pontos ganhos. Por outro lado, há vários monumentos que possuem requisitos complicados e te forçam a "prejudicar" a disposição das peças para encaixá-los. As pirâmides, no nosso caso, nunca foram jogadas em nenhuma partida em que apareceram.

    Além da diferença de pontuação, quem não pega os monumentos é constantemente beneficiado por jogar primeiro nos turnos seguintes (e continuar pegando as peças menores que se encaixam na sua estratégia). Claro que os demais jogadores podem comprar o token de primeiro jogador, mas isso não é uma estratégia sustentável pq vc passa a jogar com menos um de ouro em todos os turnos (além de que o outro jogador também pode comprar antes o token).

    Os objetivos do modo avançado também parecem reforçar ainda mais essa estratégia, já que apenas um se relaciona ao número de monumentos, enquanto há vários que pontuam quem tem o maior número de construções de algum tipo.

    Não tenho problema em haver uma estratégia dominante, mas essa daí me parece desbalanceada por dois motivos: além de ser a que pontua melhor é beneficiada pela ordem do turno e me parece contraditório que um jogo focado em Monumentos pontue mais quem construa menos Monumentos.

    Sinceramente, estou quase pensando em uma house rule pra dobrar os pontos de monumentos ou alterar a regra da ordem do turno.

    O que vcs acham? Existe alguma estratégia que não estamos pensando pra contrabalancear isso aí?

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  • maueze
    1397 mensagens MD
    avatar
    maueze13/10/23 12:13
    maueze » 13/10/23 12:13

    Esse é o jogo amigo.

    0
  • Ruodrik
    125 mensagens MD
    avatar
    Ruodrik13/10/23 12:55
    Ruodrik » 13/10/23 12:55

    Opa, beleza?
    Tive essa mesma impressão quando joguei e realmente me pareceu ser a melhor estratégia. As maravilhas às vezes até atrapalham seus planos e não oferecem grandes recompensas. Até aí tudo bem, mas achei curioso também um jogo que chama World Wonders ter como melhor estratégia não focar nas maravilhas. haha
    Dito isso, o jogo é bacana. Na minha opinião, não é essa maravilha toda (hã? hã? pegou o trocadilho?) mas é divertido e a produção está muito boa.
    Curioso pra ver se mais gente acha a mesma coisa.
    Abraços!

    3
  • sborbu
    229 mensagens MD
    avatar
    sborbu13/10/23 13:01
    sborbu » 13/10/23 13:01

    Eu vi alguns gringos criticando a mesma coisa. E eles solucionaram jogando assim, aumentando o valor da pontuação dos monumentos. Se não me engano um até sugeriu um aumento proporcional de acordo com o numero de requisito do monumento.

    Pareceu fazer mto sentido isso, e se torna mais “balanceado”.

    0
  • JoseRMendes
    336 mensagens MD
    avatar
    JoseRMendes13/10/23 13:47
    JoseRMendes » 13/10/23 13:47

    Fala, pessoal!
    Geralmente eu não comento em posts de opinião, porém acredito que como entra em uma questão de "regra" e "pontuação", vale a pena eu falar alguma coisa para não deixar um número errado crescer muito. Vou tentar ao máximo não dar nenhuma dica ou induzir a um jeito "certo" de jogar para não atrapalhar a curva de aprendizado e a experiência do jogo de vcs.

    Levando em conta a trilha de recursos, os monumentos, os blocos e os recursos naturais, todos eles estão balanceados entre si. Se vcs pegarem algumas dezenas de partidas, vão notar essa média entre eles. A única pontuação que fica fora deste balanceamento é a população, que segue outra lógica. Ou seja, o jogador não pode negligenciar nenhuma área ao construir sua cidade. O que também foi pensado com a temática de construir cidades, que é a diversidade e balanceamento de tudo que existe nela.

    Dependendo da sua mesa de jogo e das peças que apareçam, você precisa se adaptar. Por isso não identifico uma "estratégia vencedora" neste sentido de pegar isso ou aquilo especificamente, pois o seu adversário pode se adaptar melhor que vc e vencer. Dois pontos importantes a serem ditos também são que o monumentos não podem ser ignorados, e que aumentar os seus pontos iria os deixar muito vantajosos, aí sim deixando essa estratégia vencedora. Ao mesmo tempo, pegar mesmo que 10 monumentos na partida e não ganhar bons pontos com o resto, faria vc perder o jogo. A cidade ficaria linda, mas não seria funcional.

    Uma dica para testar a sua mesa, é jogar com o lado B do tabuleiro de recursos. Nesse lado a população cresce mais rápido, o que muda a estratégia de população.

    Espero ter ajudado e fico à disposição!
    Grande abraço!

    17
  • Mateus_abude
    161 mensagens MD
    avatar
    Mateus_abude13/10/23 14:05
    Mateus_abude » 13/10/23 14:05

    Na minha experiência de 4 partidas, cada pontuação, com exceção de população gira em torno de10 pontos. Então a média que eu observei, por exemplo,  é tocar em 10 ou quase todos os recursos naturais, fazer em torno de 10 blocos, uns 7 pontos de objetivos, 8 a 11 do recurso que você menos tem...
    As pontuações de quem venceu aqui tem variado de 36 a 46 segundo essa logica.

    Dito isto, eu particularmente acredito que pegar apenas peças pequenas não é o ideal. Se você parar para analisar, a maior peça custa 5 e te sobe 4 recursos, a menor peça custa 2 e te sobe 1 recurso. Apesar de ambas serem 1 a menos do que você pagou, percentualmente é melhor pegar uma peça de custo maior, pois o custo de eficiência é apenas 25% perdido, no caso da peça menor é 50% perdido.

    Além disso, quem está com a população alta, por mais que tenha uma tendência de jogar por último, pode tentar acelerar muito o jogo para que ele acabe antes do previsto, tentando assim prejudicar quem está se planejando minunciosamente pra fazer 16 blocos perfeitos e não se preocupando com outros criterios.

    Eu concordo que ninguém vai ganhar so pelas maravilhas, até porque pegar mais do que 6 já é extremamente difícil, mas toda a ideia do jogo é fazer uma cidade compacta pra criar blocos vs expandir para tocar nos recursos vs se adaptar aos objetivos avançados. Pegar sempre um monumento pagando 1 de gold vale a pena, você faz uma conversão 1:1 de ponto e o formato pode ajudar. Concordo que as pirâmides são os mais difíceis com sobras, e eu também gostaria que os monumentos valessem mais pontos, talvez de 1 a 4 a depender da dificuldade.

    Discordo também quanto a ação de pegar o primeiro jogador seja ruim, pelo contrário. Muitas vezes é essencial, e também você pode querer gastar exatamente 1 de gold pra ficar com uma quantidade específica de gold restante. No mais acho o jogo bem agradável e divertido, não acho necessário house rules. O que me incomoda um pouquinho é só isso das pontuações dos monumentos, gostaria que fossem um pouco maiores, e que determinados formatos de peças só existem se eu jogar em determinadas quantidades de jogadores.

    1
  • RafaelSam
    2 mensagens MD
    avatar
    RafaelSam13/10/23 15:30
    RafaelSam » 13/10/23 15:30

    JoseRMendes::Fala, pessoal!
    Geralmente eu não comento em posts de opinião, porém acredito que como entra em uma questão de "regra" e "pontuação", vale a pena eu falar alguma coisa para não deixar um número errado crescer muito. Vou tentar ao máximo não dar nenhuma dica ou induzir a um jeito "certo" de jogar para não atrapalhar a curva de aprendizado e a experiência do jogo de vcs.

    Levando em conta a trilha de recursos, os monumentos, os blocos e os recursos naturais, todos eles estão balanceados entre si. Se vcs pegarem algumas dezenas de partidas, vão notar essa média entre eles. A única pontuação que fica fora deste balanceamento é a população, que segue outra lógica. Ou seja, o jogador não pode negligenciar nenhuma área ao construir sua cidade. O que também foi pensado com a temática de construir cidades, que é a diversidade e balanceamento de tudo que existe nela.

    Dependendo da sua mesa de jogo e das peças que apareçam, você precisa se adaptar. Por isso não identifico uma "estratégia vencedora" neste sentido de pegar isso ou aquilo especificamente, pois o seu adversário pode se adaptar melhor que vc e vencer. Dois pontos importantes a serem ditos também são que o monumentos não podem ser ignorados, e que aumentar os seus pontos iria os deixar muito vantajosos, aí sim deixando essa estratégia vencedora. Ao mesmo tempo, pegar mesmo que 10 monumentos na partida e não ganhar bons pontos com o resto, faria vc perder o jogo. A cidade ficaria linda, mas não seria funcional.

    Uma dica para testar a sua mesa, é jogar com o lado B do tabuleiro de recursos. Nesse lado a população cresce mais rápido, o que muda a estratégia de população.

    Espero ter ajudado e fico à disposição!
    Grande abraço!


    Poxa, grande honra o Zé comentar no post!
    O meu objetivo era realmente discutir a forma de jogar pra tentar combater essa estratégia contraintuitiva de pegar intencionalmente menos monumentos que seus adversários para continuar em vantagem na ordem de escolhas.

    Talvez até esse seja um problema de partidas com menos jogadores que desaparecesse em partidas com 4-5 pessoas. Não sei, realmente precisamos jogar mais vezes pra formar uma opinião definitiva. Iremos tentar jogar mais com o lado B dos recursos pra ver se essa estratégia continua.


    Algo que me incomoda também é o fato de o lado B dos mapas serem todos diferentes entre si. Em uns o rio deixa pouco espaço para desenvolver a cidade em um dos lados, enquanto em outros ele fica mais ou menos no meio, o que tende a favorecer o jogador.


    Mateus_abude:: Dito isto, eu particularmente acredito que pegar apenas peças pequenas não é o ideal. Se você parar para analisar, a maior peça custa 5 e te sobe 4 recursos, a menor peça custa 2 e te sobe 1 recurso. Apesar de ambas serem 1 a menos do que você pagou, percentualmente é melhor pegar uma peça de custo maior, pois o custo de eficiência é apenas 25% perdido, no caso da peça menor é 50% perdido.


    A peça de dois até não vale tanto à pena, ela é pega mais pra conseguir fechar espaços. Mas as que custam três de ouro são o melhor custo-benefício. Apesar de só te darem dois recursos, elas permitem que vc compre muito mais coisas na sua rodada (outra peça, torres, conjuntos de estradas ou até um monumento por pouco ouro), enquanto as que custam cinco te dão quatro recursos mas praticamente não te deixam fazer mais nada na rodada.


    Mateus_abude:: Discordo também quanto a ação de pegar o primeiro jogador seja ruim, pelo contrário. Muitas vezes é essencial, e também você pode querer gastar exatamente 1 de gold pra ficar com uma quantidade específica de gold restante. No mais acho o jogo bem agradável e divertido, não acho necessário house rules. O que me incomoda um pouquinho é só isso das pontuações dos monumentos, gostaria que fossem um pouco maiores, e que determinados formatos de peças só existem se eu jogar em determinadas quantidades de jogadores.

    O problema é que se o outro jogador está deliberadamente tentando ficar com menos monumentos do que vc, não é sustentável vc dedicar um de ouro todas as rodadas pra ir primeiro. Vc acaba tendo um prejuízo muito grande no final da partida.



    sborbu:: Eu vi alguns gringos criticando a mesma coisa. E eles solucionaram jogando assim, aumentando o valor da pontuação dos monumentos. Se não me engano um até sugeriu um aumento proporcional de acordo com o numero de requisito do monumento. Pareceu fazer mto sentido isso, e se torna mais “balanceado”.


    De fato, esse é o meu maior problema. O que me levou a postar e incomodou mais foi que sentimos que os maiores monumentos são os que menos valem a pena colocar (quase nunca). As pirâmides, por exemplo, não têm um bom custo-benefício e não vale a pena planejar a sua cidade em cima delas, a não ser que por acaso elas apareçam quando vc preencha os requisitos. Mesmo assim, elas tomam um espaço enorme e geralmente deixam várias construções com espaços abertos "apenas" pra te dar dois pontos de vitória em troca. No mesmo espaço, vc poderia colocar várias peças de 3 de ouro e ganhar mais pontos de vitória.
    Sei também que aumentar demais a pontuação dos monumentos faria com que essa estratégia fosse dominante. Acho que existe um ponto mediano aí, talvez valorizar um pouco mais os monumentos (principalmente os maiores com mais requisitos). Construir a cidade fechadinha é relativamente fácil, geralmente até mais fácil do que encaixar diferentes monumentos com requisitos variados.

    A questão é que colocar grandes monumentos deveria ser o momento auge do jogo e acaba sendo algo que todos evitam fazer.

    4
  • JoseRMendes
    336 mensagens MD
    avatar
    JoseRMendes13/10/23 16:05
    JoseRMendes » 13/10/23 16:05

    [/quote]
    Poxa, grande honra o Zé comentar no post!
    O meu objetivo era realmente discutir a forma de jogar pra tentar combater essa estratégia contraintuitiva de pegar intencionalmente menos monumentos que seus adversários para continuar em vantagem na ordem de escolhas.

    Talvez até esse seja um problema de partidas com menos jogadores que desaparecesse em partidas com 4-5 pessoas. Não sei, realmente precisamos jogar mais vezes pra formar uma opinião definitiva. Iremos tentar jogar mais com o lado B dos recursos pra ver se essa estratégia continua.


    Algo que me incomoda também é o fato de o lado B dos mapas serem todos diferentes entre si. Em uns o rio deixa pouco espaço para desenvolver a cidade em um dos lados, enquanto em outros ele fica mais ou menos no meio, o que tende a favorecer o jogador.
    [/quote]

    A honra é minha, amigo! Obrigado pela atenção e interesse com o jogo!
    Exatamente, caso queira um mapa com condições iguais usa o lado A com o lago. Mas os rios são legais pois vc terá 5 experiências diferentes em cada Tabueliro. Dependendo da sua estratégia, os rios podem te ajudar ou atrapalhar. Por exemplo em uma cidade com mais blocos, um lado menor ajuda a fechar mais rápido as construções… e etc..
    Qualquer dúvida ou sugestão pode contar comigo!

    3
  • Cristabel
    118 mensagens MD
    avatar
    Cristabel13/10/23 17:10
    Cristabel » 13/10/23 17:10

    RafaelSam

    Fala colega! Gostei muito do jogo, por aqui já jogamos muito mas tenho que dizer que concordo com tudo que você disse no post inicial. 

    Adorei as maravilhas então eu sempre fazia mais monumentos logo cedo e rapidamente era prejudicada pela regra do desempate. Fiz um post sobre isso explicando e perguntando se mais pessoas estavam tendo essa impressão.

    A estratégia de priorizar as construções era exatamente a adotada pelos outros jogadores, sem tirar o mérito deles em serem excelentes ao fechar esses lugares, eles sempre ficam com o primeiro lugar e com isso são muito favorecidos.

    Quando começamos a jogar no modo avançado essa estratégia se tornou ainda mais forte.

    Quase sempre jogamos com o lado B do tabuleiro.

    Estamos realmente pensando em adotar a house rule que substitui essa regra do desempate de turno. Se a populaçao for igual, o primeiro jogador seria aquele que possui a menor trilha.

    Não acho que seria boa idéia mudar a pontuação dos monumentos pois isso afetaria demais o balanceamento do jogo.

    2
  • Mateus_abude
    161 mensagens MD
    avatar
    Mateus_abude13/10/23 20:30
    Mateus_abude » 13/10/23 20:30

    Mas serio que isso incomodou tanto vocês? Ter mais monumentos é só o segundo critério de desempate. Além disso, essa estratégia de focar nas peças de 2 e 3 de custo tem dois grandes problemas.

    Primeiro, se todo mundo fizer isso ninguém vai conseguir fazer da melhor forma, todos vão acabar pegando 1 por rodada. Segundo, supondo que você até consiga fazer isso, pegar 2 peças de 3 na rodada. Você subiu a mesma quantidade de recursos do que quem pegou uma peça de 5, mas gastando 1 turno a mais, sem contar que a peça de 5 é muito boa para uma colocação regular, evitando muitos buracos. E como eu disse, é plenamente possível marcar essa estratégia, pegando as peças baixas e adiantando o fim de jogo ao mesmo tempo que tenta correr pelos recursos naturais.

    No final das contas, por mais que os monumentos sejam talvez o segundo criterio que menos pontue, ainda assim representa de 15% a 20% de uma pontuação final. O que acaba funcionando como um "critério de desempate". No caso de 2 jogadores que pontuaram parecido em recursos e blocos, quem pegou mais monumentos vai ter uma certa vantagem.

    Jogar forçando população baixa tem suas claras desvantagens ao meu ver e continuo insistindo, gastar 1 de gold pra pegar o primeiro jogador não é nem um pouco ruim e ja countera essa estratégia. A pessoa vai ficar se batendo pra tentar ficar população baixa pra jogar na frente, você vai la e pega o primeiro jogador e ja tira a prioridade, ainda mais forte se você adiantar loucamente o fim de jogo.

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