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Componentes
Para um resumo geral dos componentes, veja
minha análise do primeiro episódio. Existem muitos componentes de jogador específicos para este jogo, incluindo acampamentos que são muito semelhantes em qualidade aos postos avançados. As miniaturas da torre de vigia são muito detalhadas, embora sejam pequenas. Os tabuleiros dos jogadores são muito grandes, com duas camadas e muita iconografia, mas ainda deixando espaço para ótimas artes de cada líder do acampamento. As novas minis de cabeça de dinossauro são muito impressionantes, provavelmente as melhores miniaturas da caixa com muitos detalhes e um grande peso. O tabuleiro principal é muito mais brilhante, com muito mais verde e roxo nos arredores e é maior que o tabuleiro do primeiro episódio. Os recursos são todos de ótima qualidade, em diversas cores e formatos para facilitar a identificação. Os blocos do posto avançado têm muita iconografia, mas faltam algumas das artes dos outros componentes. Os cartões de aventura são de boa qualidade e com acabamento em linho com ótimas artes que combinam com sua descrição. As cartas de ataque dos dinossauros têm uma ótima arte de fundo, mas são um pouco obscurecidas pelos ícones. As peças do mapa são um pouco decepcionantes, pois poderiam ter muito mais arte para construir a selva, mas em vez disso obscurecem a arte do tabuleiro. No geral, componentes de excelente qualidade.

Jogabilidade
O objetivo do jogo é obter o maior número de pontos de vitória depois que cada jogador tiver jogado 12 turnos em um jogo de 4 jogadores (13 em um jogo de 2 jogadores). Em cada turno dos jogadores, eles realizarão uma ação primária de colocação de dados e uma ação secundária. Ao colocar um dado, você o coloca em qualquer local vazio de alocação de trabalhadores no tabuleiro, combinando a face do dado, se possível, e executa as ações listadas. Existem 5 áreas diferentes nas quais você pode colocar dados, algumas delas muito semelhantes ao episódio 1. Na zona de aventura você pode escolher um acampamento como ponto de encontro e realizar duas das 3 ações listadas. Você pode pagar um recurso da ilha para acampar em um local vazio e receber a recompensa mostrada. Você pode lutar contra dinossauros em um hexágono de mapa adjacente, matando os dinossauros ou capturando-os em seu recinto, apenas um durante cada combate no início do jogo (o combate é descrito com mais detalhes posteriormente). Finalmente, você pode remover um hexágono de mapa vazio e jogar uma carta de aventura correspondente de sua mão, colocando nele soldados e/ou seu líder igual ou superior ao valor listado. Estas são resolvidas de maneira semelhante às cartas de patrulha do primeiro episódio. Como alternativa, você pode usar o espaço de ação de coleta para obter recursos com a opção de liberar um dinossauro com cabeça de escudo de seu recinto para ganhar mais ou obter recursos de história no local.
Na zona militar você pode recrutar soldados pagando recursos ou até mesmo liberando um raptor do seu recinto. Você também pode ganhar um valor ou uma história, pagar uma história para converter até dois soldados leves em pesados ou pagar um valor para obter uma carta de aventura da oferta. Na zona de expansão você pode ir ao mercado e pagar bagas por recursos de sua escolha e/ou converter recursos em outros recursos. A ação política funciona de forma semelhante ao primeiro episódio com 3 opções diferentes disponíveis e você pode realizar uma. Você pode pagar dois alimentos para substituir um dado neutro da reserva por um de sua preferência. Como antes, se um jogador sortear um dado que pertence a outro jogador, ele perde 2 seguidores. Você pode converter um dado neutro no tabuleiro em dados coloridos pagando uma comida e uma história. Finalmente você pode pagar 2 valores para ganhar 2 votos permanentes e um voto adicional. Esses votos permanentes permanecem pelo resto do jogo e seus votos quando reiniciados não podem ficar abaixo desse valor. Finalmente, a ação de liquidação permite realizar até 2 ações diferentes. Existem duas ações diferentes de construção de assentamento, cada uma custando recursos diferentes, com você recebendo a recompensa que cobre ao colocar o assentamento. Se você decidir construir dois assentamentos na mesma ação, eles deverão ser colocados em duas áreas diferentes. A ação final dá a você um seguidor para cada assentamento que você possui em uma das áreas da cidade.

Na zona de construção você pode resgatar duas sucatas ou realizar a ação de construção escolhendo até duas das três opções disponíveis. Você pode pagar recursos para montar um acampamento como na ação de aventura recebendo bônus cobertos. Você pode pagar recursos para colocar uma das peças de posto avançado disponíveis em um espaço hexadecimal limpo na zona de descoberta, recebendo a recompensa que você cobre. Eles desbloqueiam novas ações nas quais qualquer dado pode ser usado. Você coloca a peça com um assentamento para indicar que você possui aquela peça. Você também pode liberar um pisoteador do seu recinto para colocar uma torre de vigia em qualquer espaço disponível na zona de descoberta. Finalmente, na zona de descoberta, você pode colocar um dado em qualquer peça de posto avançado disponível e resolver o efeito listado. Usar esses postos avançados ou iniciar uma aventura em um acampamento resolve um ataque de dinossauro após a ação ser resolvida.
Depois de realizar sua ação primária de colocação de dados, você realiza uma das 5 ações secundárias disponíveis. Você pode pagar 1/2/3 histórias para colocar 1/2/3 cubos de influência em um oficial de sua escolha. Você também pode ganhar um benefício desse oficial com os dois primeiros disponíveis a qualquer momento, o terceiro e o quarto benefícios disponíveis após um benefício ter sido escolhido daquele oficial e o quinto e sexto benefícios disponíveis após quaisquer dois benefícios terem sido selecionados para esse oficial. Essas vantagens podem aumentar os pontos fortes de várias ações que você pode realizar ou oferecer benefícios imediatos. Você ganha um recurso listado se tiver pelo menos 2 cubos quando o marcador de cubo do oficial for preenchido e movido para a peça do oficial. Todos eles têm várias condições de pontuação que são ativadas durante a montagem. Você pode colocar seu líder em um espaço de líder de uma das 5 zonas e ativar qualquer efeito naquela zona como se tivesse colocado um dado. Você pode mover seu líder para uma zona diferente disponível pagando 2 frutas luminosas. Você pode explorar, pegando uma carta de aventura e escolhendo entre 2 frutas luminosas, 1 história ou um valor.

Finalmente, você pode contra-atacar uma carta de ataque de dinossauro em andamento de qualquer jogador, colocando soldados e/ou seu líder recebendo a recompensa do salvador e matando os dinossauros e capturando um. Soldados leves causam um dano e soldados/líderes pesados causam dois danos. Pisoteadores e raptores requerem um dano e escudos requerem dois. Os pisoteadores não causam baixas, enquanto os outros dois dinossauros causam um dano aos seus soldados. Um único dano a um soldado pesado os derrota, um soldado leve é derrotado com um único dano, mas pode ser salvo gastando um valor. Seu líder não pode ser derrotado e pode absorver até dois danos. Dinossauros mortos recompensam um seguidor cada.
Os ataques de dinossauro são acionados após a resolução de um efeito de aventura ou posto avançado, com o jogador cujo acampamento/posto avançado foi usado comprando uma carta de ataque de dinossauro do baralho correspondente para o espaço usado. Para uma defesa bem-sucedida, você deve atingir o valor de defesa listado no topo da carta com um posto avançado e uma torre de vigia oferecendo alguma proteção. O jogador também pode pagar qualquer valor por uma defesa cada. Se forem bem-sucedidos, eles recebem a recompensa listada; se falharem, recebem a recompensa pelo fracasso e colocam a carta na frente deles. Os dinossauros são então colocados nela e listados junto com algumas das áreas vizinhas. No final do turno, o jogador perderá um seguidor para cada dinossauro presente e um dinossauro será removido. O acampamento/posto avançado invadido não pode ser usado até que esta brecha seja contra-atacada.

Quando todos os dados foram colocados no tabuleiro, após a ação secundária do jogador, ocorre uma assembleia, que segue um padrão semelhante ao primeiro episódio. Para cada uma das cinco zonas, você determina qual jogador tem mais presença (peças de sua cor, incluindo dados, seu líder e assentamentos) e eles recebem a peça de recompensa do conjunto de zonas. Se houver empate, os jogadores empatados recebem votos iguais a metade da população. A população é determinada por 2 mais o número total de assentamentos naquela zona. Depois de resolver todas as 5 zonas, cada jogador deve escolher simultaneamente a recompensa para a zona: votos iguais à sua população ou 2 seguidores e um dos recursos listados. O jogador com a segunda maior presença naquela zona receberá metade da recompensa não escolhida (votos ou seguidores/recurso). O jogador com mais votos recebe a recompensa da melhor assembleia, o segundo a segunda recompensa, etc.
Após isso ocorre a pontuação do oficial, com cada oficial recompensando os seguidores listados pela sua condição mostrada para o jogador com maior influência presente do oficial. O jogador com a segunda maior influência sobre o oficial pontua metade dos seguidores para a condição. Depois que todos os 5 oficiais forem pontuados, os jogadores recuperam seus líderes, o conjunto de dados é reiniciado, os votos são redefinidos para sua contagem de votos permanente e as cartas de aventura são atualizadas. O jogo continua até que todas as 3 assembleias (2 em um jogo de 2 jogadores) tenham ocorrido. Na pontuação final, os jogadores recebem seguidores pelos dinossauros capturados que ainda possuem em seu tabuleiro de jogador. Cada recurso vale um seguidor, com exceção de frutas luminosas, bravura e soldados leves, que precisam de dois para marcar um seguidor. O jogador com mais seguidores ganha um empate por número de vantagens. Os turnos do jogo fluem muito naturalmente com ações simples de resolver, seja colocando um dado ou executando uma ação secundária, embora você precise verificar se possui uma vantagem que modifique a ação que você está realizando. A seleção dos dados pode demorar um pouco e se torna cada vez mais importante a cada rodada em que você coloca os dados coloridos para a maioria. Os locais de colocação dos dados também exigem certos símbolos na maioria dos casos, então você precisa julgar se uma face de dado estará lá para você escolher no próximo turno. O jogo joga de 1 a 4 jogadores.

Tema e duração
O jogo continua tendo uma temática interessante com você, agora tendo construído o muro, explorando a selva para descobrir o que há por aí e de onde vêm os dinossauros. A terra está infestada de dinossauros, então você precisa eliminá-los, mas isso atrai a atenção de outras pessoas, então você precisa estar pronto para combatê-los. Os hexágonos são áreas inexploradas, então removê-los inicia uma aventura que você joga em sua mão, embora seja confuso por que você sabe exatamente o que vai acontecer. Os dados ainda representam pessoas e você precisa de certas pessoas para realizar as ações no acampamento. O tema continua muito forte e volta a aparecer auxiliado pelos componentes presentes no tabuleiro. O tempo médio de jogo é de cerca de 45 minutos com jogadores experientes. O jogo, entretanto, não se arrasta com tempo de inatividade mínimo, a menos que um jogador realize múltiplas ativações de postos avançados que exigem vários ataques de dinossauros que precisam ser resolvidos. O jogo se adapta bem com mais locais sendo colocados na zona de descoberta para que você nunca fique sem opções. O jogo solo é mais complicado que o primeiro episódio, já que cada dissidente terá como foco uma zona e um oficial. O autômato também mudará as faces dos dados quando eles não corresponderem à área que desejam colocar, o que significa que você terá que pensar mais na seleção dos dados e no aumento da complexidade geral dos turnos. Eles terão ações bônus específicas que mudam de jogo para jogo e você precisa ter certeza de que eles não sofrerão muitos excessos ao usar cartas de ataque de dinossauro ou você perderá. Você pode pagar bravura para garantir que eles não peguem os dinossauros na frente deles, na carta de ataque de dinossauro, ou contra-atacar os dinossauros na carta para obter bônus, enquanto corre o risco de uma invasão e lhe custará uma ação secundária que você poderia ter usado em outro lugar.

Estratégia
Semelhante ao primeiro episódio, existem 3 maneiras principais de marcar pontos: pontuação de assembleia, pontuação de oficial e aventura na zona de descoberta. Você pode usar qualquer um deles como seu foco principal para vencer, mas acho que você precisa ter certeza de que um jogador não domina as assembleias, pois pode ser difícil competir com tantos pontos. Converter dados para sua própria cor é mais caro neste jogo e ocorre com menos frequência, a menos que certas peças da zona de descoberta sejam exibidas. Por esse motivo, isso é muito mais importante no início do jogo. Com a ação de assentamento neste jogo você pode construir dois assentamentos na mesma ação que você deve tentar fazer, mesmo que custe muitos recursos, já que há muito menos espaços nas 4 zonas principais para assentamentos. Isso lhe dá mais chances de controlar as zonas e obter pontos altos nas assembleias.
Existem diversas novas oportunidades de pontuação usando os oficiais, mas não é apenas a condição de pontuação do oficial que você precisa considerar. Quando você exerce influência sobre eles com uma ação secundária, você também consegue desbloquear um benefício. Isto é tão importante quanto a condição de pontuação, especialmente no início da partida. Essas vantagens podem ajudar a melhorar as ações que você realizará durante o jogo, incluindo ações específicas no tabuleiro. Você deseja se concentrar em um ou dois oficiais, pois as vantagens dos estágios 2 e 3 são significativamente melhores do que as vantagens do estágio 1, mas só são desbloqueadas quando você tem 1/2 cubo(s) em um oficial específico. Existem várias maneiras de desbloquear mais vantagens usando outras vantagens ou vagas de colocação de trabalhadores em postos avançados que podem estar disponíveis.
Com 5 oficiais em vez de 4, há um pouco menos de competição por influência, bem como várias outras ações secundárias que os jogadores podem realizar, o que significa que você terá uma chance melhor de pontuar bem com eles se realmente se concentrar. Custa histórias exercer influência sobre eles e, sempre que possível, você deve tentar colocar duas ou três influências sobre um oficial em uma ação, já que os turnos são muito limitados. Na maioria dos casos, com sua ação secundária você deseja mover seu líder, não apenas para controlar a influência nas zonas, mas para realizar mais ações sem colocar dados. Ao contrário do primeiro episódio, você pode mover seu líder a cada turno por um custo de baga (que pode ser reduzido com vantagens), o que pode proporcionar ações muito poderosas e você deve tentar fazer isso na maioria das rodadas.
A aventura pode lhe render pontos de várias maneiras diferentes, você pode matar dinossauros na área de descoberta de maneira semelhante ao primeiro episódio para ganhar pontos (e possíveis recursos com vantagens). Você deseja capturar alguns dinossauros para ações bônus no tabuleiro e possíveis pontos finais. Para a pontuação final do jogo, você precisará de algumas vantagens para poder armazenar um grande número de tipos diferentes para recompensas maiores em pontos. Ao se aventurar, você também pode jogar cartas de aventura para usar seus soldados e obter bônus semelhantes aos cartões de patrulha do primeiro episódio. Eles valem mais pontos e recompensas maiores, mas geralmente têm um custo de soldado muito mais alto, então o gerenciamento de soldados é fundamental para estratégias de aventura com dinossauros e jogadas de dados matando muitos deles ao longo da partida. Cada jogador recebe uma carta de aventura no templo no início do jogo e isso pode lhe dar muitos pontos se você se especializar nas condições listadas e conseguir chegar ao espaço do templo, embora isso não seja necessário para vencer.
Você também pode montar acampamentos que darão bônus e locais futuros para se aventurar. Assentamentos podem ser construídos lá para novos locais de colocação de trabalhadores que concedem recompensas quando colocados no tabuleiro. Você deseja colocar locais desejáveis para colocação de trabalhadores para que os jogadores os utilizem, para que você tenha o potencial de obter recompensas com as cartas de ataque de dinossauros. Você também resolverá essas cartas ao se aventurar em acampamentos, então precisará de muita bravura para esta estratégia ou perderá muitos pontos com as cartas de ataque de dinossauros. As Torres de Vigia também podem ajudar no seu valor de defesa, tornando mais provável que outras pessoas usem seu acampamento para se aventurar, dando-lhe o potencial para mais bônus, mas elas são difíceis de construir porque você precisa pagar um pisoteador.
Não houve problemas de líderes fugitivos no jogo que joguei, mas acho que há potencial para os jogadores mais novos neste peso do jogo lutarem e obterem muitos pontos negativos com as cartas de ataque de dinossauros se não estiverem preparados para a aventura. Os jogadores mais novos também terão dificuldades com os tabuleiros dos jogadores, que podem ser muito complicados, com tantas vantagens diferentes para desbloquear e otimizar. O jogo também é incrivelmente disputado, com pouquíssimas ações, então é necessário muito planejamento para garantir que você não fique sem tempo para executar a estratégia desejada. O jogo tem grande capacidade de repetição, com muitas vantagens diferentes para desbloquear e usar, bem como muitas cartas de aventura para resolver e diferentes peças de posto avançado que podem realmente mudar cada partida. O jogo termina após 2 ou 3 assembleias, então é muito fácil prever o que está por vir.
Acessibilidade
O jogo é pesado, com muitas considerações diferentes a cada turno, tanto ao escolher um dado quanto ao decidir onde colocá-lo. Você pode precisar selecionar os dados de um jogador oponente para sua presença, bem como sua face, para poder resolver um efeito e controlar a maioria da área daquela zona. O tabuleiro do jogo evolui com o tempo, com novos pontos de ação sendo adicionados ao longo do jogo, alterando o valor dos recursos. A pontuação dos oficiais é outro elemento a ser contestado e você precisa decidir se deseja influenciar os oficiais ou mover seu líder como sua principal ação secundária. O elemento mais pesado são as vantagens, com tantas opções diferentes e, se você deseja certas vantagens, precisa planejar com cuidado. Isso significa que cada colocação de dados e ação secundária requer muita reflexão e consideração.
O jogo é longo, com muitas regras para cobrir e iconografia para explicar, e um resumo das vantagens em uma folha separada teria sido benéfico. Eu nunca ensinaria isso a alguém que não tivesse jogado o primeiro episódio pelo menos uma vez, já que você pode passar rapidamente pela colocação dos dados e pela decisão do oficial e manter o tempo de ensino abaixo de 45 minutos. O livro de regras está bem escrito, embora a ordem de algumas ações seja um pouco complicada para mim, tornando um pouco mais difícil encontrar explicações sobre as regras do que deveria. Existem muitos exemplos das ações. Mais uma vez, um glossário de ícones no verso do livro de regras provou ser muito útil. O jogo ocupa uma enorme quantidade de espaço na mesa com grandes tabuleiros de jogadores, muitos recursos e cartas diferentes para fazer pilhas, dados para seleção e um grande tabuleiro principal. O tempo de preparação é novamente bastante longo, mesmo com bandejas com muitos elementos para randomizar, com uma quantidade significativa de tempo necessária para guardar os componentes.

Considerações finais
O episódio 2 de
Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1 & 2 é um excelente jogo de seleção de dados, gerenciamento de recursos e influência de área, com uma grande árvore tecnológica diversificada para jogar em cada partida. Existem muitas peças de posto avançado que mantêm cada partida única, alterando o valor dos recursos e os locais de colocação no tabuleiro. O episódio 2 é altamente temático como o primeiro, com uma enorme nova área para se aventurar, lutando contra os dinossauros e construindo acampamentos e postos avançados. É mais pesado que o primeiro episódio e eu não o ensinaria a um jogador novato, mas jogaria o primeiro para acostumá-lo à maioria dos mecanismos. A preparação como no primeiro episódio é longa mesmo com o insert. O jogo solo é mais envolvente do que o primeiro episódio, então só deve ser tentado quando você tiver experiência com o jogo multiplayer. No geral, eu diria que este é o melhor dos dois episódios, com decisões mais profundas, colocação mais rigorosa dos trabalhadores e melhor capacidade de reprodução geral.
Silver Duck Reviews
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.