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  3. Perseverance: Castaway Chronic...
  4. Análise - Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1

Análise - Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1

Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1 & 2
  • avatar
    Ludopedia03/10/23 08:00
    avatar
    Ludopedia
    03/10/23 08:00
    2503 mensagens MD

    https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a1598_d9fivx.png


    Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2883004/silver-duck-reviews-perseverance-castaway-chronicl

    Componentes

    A caixa geral é muito grande e tem uma arte fantástica e brilhante, embora apenas para o segundo episódio. No interior, todos os componentes estão bem armazenados em bandejas plásticas de boa qualidade com cunhas recortadas para facilitar a remoção e também para tampas plásticas transparentes travadas. O único pequeno problema é fazer com que todos os componentes de luxo caibam, com as miniaturas apenas cabendo nas bandejas dos jogadores e os dinossauros e soldados de papelão tendo que ser colocados em várias bandejas para caber. Os componentes do jogador são fáceis de distinguir as cores uns dos outros com peças de plástico detalhadas e bem moldadas de ótima qualidade. Os dados têm um bom peso, com faces personalizadas fáceis de distinguir.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fc613_d9fivx.jpg

    Tabuleiro do Episódio 1


    As miniaturas incluídas na edição de luxo são excelentes, detalhadas e os soldados vêm em diferentes esculturas. Os dinossauros são ainda mais impressionantes com um peso excelente e ficariam lindos pintados. Para os componentes específicos do Episódio 1, os tabuleiros são todos de papelão de excelente qualidade, com um tabuleiro principal e lateral coloridos muito detalhados, com ótimas artes presentes e muita iconografia. Os tabuleiros dos jogadores têm duas camadas, embora as peças quando colocadas sejam um pouco apertadas e difíceis de mover. As peças dos oficiais são muito detalhadas e possuem iconografia clara. As cartas são todas de alta qualidade e com acabamento em linho, sendo as cartas de patrulha um destaque especial, com artes muito atraentes ocupando a maior parte da carta. As cartas de recompensa do desafio carecem de algumas dessas artes detalhadas, o que é uma pena. No geral, componentes de excelente qualidade.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/38e38_d9fivx.jpg


    Jogabilidade

    O objetivo do jogo é ter o maior número de seguidores após cada jogador ter jogado 11 turnos (14 em uma partida para 2 jogadores). No turno de cada jogador, eles realizarão uma ação primária de colocação de dados seguida por uma ação secundária. Ao escolher um dado, você o coloca em qualquer local vazio de colocação de trabalhadores no tabuleiro, combinando a face do dado se possível, colocando o(s) dinossauro(s) listado(s) (ou lançado(s) em um dado apropriado) na área de defesa da zona e finalmente realizando o efeito listado. Isso pode incluir a obtenção de recursos que você coleta do suprimento, a obtenção de patrulhas, a obtenção de soldados e a construção de assentamentos, armadilhas e muros. Ao ganhar cartas de patrulha, você deve atribuir soldados do seu suprimento a partir do número mínimo listado na carta, mas até 8. Essas patrulhas são resolvidas após sua ação secundária, com você ganhando as recompensas listadas. Se as recompensas forem cartas de desafio, você compra uma para cada soldado da carta e pode ficar com o valor mostrado na carta de patrulha. Isso pode envolver jogadas de ameaça com você reivindicando as recompensas da carta, mas jogando os dados de ameaça para ver se o soldado morre com um número menor removendo esse soldado da patrulha. Se a carta tiver um segundo estágio, você pode optar por parar agora e completar a carta ou continuar para o segundo estágio com uma jogada de ameaça necessária. A segunda fase será resolvida no seu próximo turno e os soldados da carta não estarão disponíveis até que a patrulha seja concluída.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/323c1_d9fivx.jpg


    A ação política permite que você converta um dado neutro do conjunto de dados ou já presente no tabuleiro, ganhando seguidores e convertendo-o em um dado da sua cor. Se outro jogador escolher e colocar seus dados, ele perderá 2 seguidores. A ação de assentamento permite que você coloque um ou dois de seus assentamentos no tabuleiro; se você colocar dois, eles deverão estar em zonas diferentes. Independentemente de você fazer 1 ou 2 acordos, você só ganha um dos benefícios de recompensa cobertos. Ao construir armadilhas, você escolhe um local aberto em qualquer um dos espaços dos dinossauros na área de defesa e coloca um dos seus dois tipos virado para baixo. Ao construir muralhas, você pode optar por colocá-las em qualquer espaço vazio de muralha; ambos são resolvidos na fase de ataque do dinossauro.

    Depois de realizar sua ação primária, você executa uma ação secundária, que inclui influenciar um oficial, colocar soldados em zonas de defesa ou posicionar seu líder. Quando você influencia um oficial, você pode pagar 0/2/4 histórias para colocar 1/2/3 cubos no oficial, desbloqueando um bônus de oficial se tiver mais de 2 dos 4 espaços presentes na peça. Estes então passam para a peça de oficial e os espaços de influência são reiniciados. Eles possuem várias condições de pontuação que são ativadas durante a assembleia. Você pode colocar 2 soldados do seu estoque nos espaços das áreas de defesa do tabuleiro, ganhando salvaguarda ou valor dependendo de onde eles são colocados. Seu líder também pode ser colocado nessas áreas como uma ação secundária ou pode ser colocado em qualquer uma das 4 zonas e ativar uma das ações listadas naquela zona sem colocar nenhum dinossauro.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dbb3b_d9fivx.jpg


    Se no final do turno dos jogadores todos os espaços de dinossauros em uma zona de defesa estiverem cheios, ocorre um ataque de dinossauro. Os primeiros dados da armadilha são lançados, com uma chance melhor se o tipo de armadilha corresponder ao dinossauro, para ver se eles matam o dinossauro que está em cima delas. Dados de muralha são então lançados, o que pode ou não matar o dinossauro diretamente à sua frente. Na fase de luta, os soldados atacarão os dinossauros na ordem da esquerda para a direita, de baixo para cima, com cada dinossauro recebendo 1 golpe e os soldados leves causando 1 de dano e os soldados pesados 2. Se um raptor for combatido, ele mata o soldado que o derrotou. Seu líder, se estiver presente, pode derrotar 2 dinossauros e não será derrotado ao lutar contra um raptor. Na fase de violação, todos os dinossauros restantes invadem a zona correspondente, com os pisoteadores destruindo os assentamentos de cima para baixo e os raptores, custando ao jogador do assentamento mais alto a perda de 2 seguidores. O jogador que causou a violação perderá 2 seguidores por dinossauro que violou. A fase de recompensas de combate ocorre então com cada jogador ganhando um número de escolhas diferentes no tabuleiro de recompensas de combate com base no número de peças (soldados, armadilhas e paredes), com o jogador que mais contribuiu ganhando a opção de escolher a mesma recompensa duas vezes. Isso inclui pagar valor ou salvaguarda aos seguidores com base no que foi morto, nas muralhas presentes, nos soldados derrotados pelos seguidores, nos recursos, nos soldados ou até mesmo na recuperação do seu líder do tabuleiro.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/44b8c_d9fivx.jpg


    Depois de resolver a fase de recompensa de combate, todos os soldados sobreviventes são devolvidos aos jogadores, as armadilhas são colocadas ao lado da peça do oficial engenheiro-chefe e se este for o primeiro ataque as duas peças são removidas da zona. Isso significa que mais dinossauros podem ser colocados na área de defesa, agora são lançados dados mais arriscados ao colocá-los e há mais espaços de assentamento revelados com melhores recompensas. Quando todos os dados forem colocados no tabuleiro, ocorre uma assembleia. Para cada zona, você determina qual jogador tem mais presença (peças de sua cor, incluindo o líder dos dados e o assentamento) e eles recebem a peça de recompensa do conjunto de zonas. Se houver empate, os jogadores empatados recebem votos iguais a metade do tamanho da população. A população é determinada por 2 mais o número total de assentamentos naquela zona. Depois de resolver todas as 4 zonas, cada jogador deve escolher simultaneamente a recompensa para a zona, se tiver a ficha de recompensa da assembleia da zona, ou votos iguais à sua população ou 2 de um recurso listado. O jogador com a segunda maior presença naquela zona receberá metade da recompensa não escolhida. O jogador com mais votos recebe a recompensa da melhor assembleia, o segundo a segunda recompensa, etc.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2129a_d9fivx.jpg


    Depois disso, a pontuação do oficial ocorre com cada oficial pontuando os seguidores para a condição mostrada para o jogador com maior influência presente no oficial. O jogador com a segunda maior influência sobre o oficial pontua metade dos seguidores para a condição. Os jogadores então recuperam seus líderes, o conjunto de dados é zerado, os votos são zerados e as cartas de patrulha são atualizadas. O jogo continua até que todas as 3 montagens (2 em uma partida de 2 jogadores) tenham ocorrido. Na pontuação final, a zona de defesa é pontuada por maioria tanto para armadilhas quanto para muralhas e soldados colocados com seguidores recompensados. Restos de recursos, soldados e combinações de salvaguarda e valor também recompensam os seguidores. O jogador com mais seguidores ganha o jogo. Os turnos do jogo fluem muito naturalmente, bastando você escolher um dado, colocá-lo para obter um efeito e colocar os dinossauros. A seleção dos dados pode demorar um pouco, pois você precisa considerar não apenas o efeito que deseja realizar, mas também as consequências dos dados que você coloca para presença e para um possível ataque de dinossauro. O jogo permite de 1 a 4 jogadores.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/097fc_d9fivx.jpg


    Tema e duração

    O jogo tem um tema muito interessante: você está em uma ilha desconhecida após a queda da sua nave. Você tenta construir um assentamento, mas isso causa barulho e atrai dinossauros que ultrapassam suas defesas. Os dados representam pessoas que você pode usar pelas habilidades listadas, reduzindo o ruído que produzem, atraindo menos dinossauros e você também pode convencer as pessoas a se juntarem à sua causa enquanto pretende ser eleito o líder do acampamento em 3 assembleias. Este tema realmente surge através do uso de componentes excelentes e a única coisa que requer um pouco de abstração são os dados que são pessoas. O tempo médio da partida é de cerca de 40 minutos por jogador. O jogo não se arrasta com ações simples de executar e sem oportunidades reais para turnos pesados, mantendo baixo o tempo de inatividade entre os turnos. O jogo se adapta bem para 2 jogadores, permitindo que você execute mais ações antes das assembleias, o que significa que a pontuação do oficial só acontece duas vezes, então não é tão lucrativo. O jogo solo simula um jogo de 3 jogadores com um seguidor e um limite de votos a atingir, além de garantir que os assentamentos não sejam destruídos. Isto é muito importante porque os 2 robôs não defendem muito bem, então você precisa ter certeza de que está defendendo áreas que eles não estão. Desta forma, proporciona um verdadeiro desafio e pressão e as cartas que executam os robôs são muito fáceis de ler e compreender depois de algumas partidas, embora sejam muito iconográficas.

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    Estratégia

    Existem 3 maneiras principais de marcar pontos neste jogo: pontuação de assembleia, pontuação de oficial e recompensas de ataque de dinossauro. Tudo isso é viável como uma estratégia vencedora, com você focando em uma/talvez duas formas de pontuação diferentes. Ao colocar um dado, você deve pensar em várias coisas diferentes, inclusive se ele causará um ataque de dinossauro, bem como na maioria dos benefícios da assembleia. Você também precisa verificar quais faces de dados estão disponíveis e quais podem não estar disponíveis em seu próximo turno. Converter alguns dos dados neutros em seus próprios dados coloridos pode ser útil para proteger os dados mais tarde na rodada, já que é menos provável que outros jogadores os escolham. No entanto, você não deve ter medo de escolher os dados de outros jogadores, mesmo com a perda de 2 seguidores, pois você pode controlar em quais áreas os jogadores podem ou não ganhar a maioria.

    Controlar as 4 áreas é importante para a pontuação da assembleia e possivelmente às vezes vale a pena reivindicar os recursos para vencer uma área se isso o preparar para o próximo turno. Na pontuação da terceira assembleia você vai querer apenas fazer os votos. Ficar em segundo lugar também é bom para os recursos de bônus que eles pagarão se os outros votarem e isso pode economizar ações valiosas na próxima rodada. Este é um jogo onde não há turnos suficientes para você fazer tudo o que deseja, então os recursos gratuitos são ótimos. Ganhar a maioria para essas áreas é mais fácil com muitos dados coloridos no jogo, bem como realizar a ação de assentamento para se espalhar por várias zonas. Seu líder também pode ser muito útil para ganhar maiorias, já que apenas um pode estar presente em cada zona, portanto, é importante colocá-los no momento ideal. Você também pode causar algumas brechas de dinossauros para destruir assentamentos, pois embora você perca seguidores nesta brecha, se ganhar a maioria e se reunir por causa disso, valerá a pena no final.

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    Se você deseja se especializar em recompensas de combate de ataques de dinossauros, você deseja se envolver no maior número possível, com o objetivo de ter a maior parte das peças em vários casos para poder dobrar a recompensa. Esta é uma estratégia um pouco mais difícil de gerenciar, pois você precisa de muito valor e salvaguarda, o que é mais difícil de ganhar, sendo a maneira mais fácil a colocação de soldados. No entanto, se você remover várias paredes mais cedo, elas não apenas poderão ajudar a derrotar os dinossauros, mas também terão uma grande chance de recompensar muitas salvaguardas. Isso significa que você pode concentrar seus soldados em ganhar valor. Manter o seu número de soldados também será importante, pois vários serão perdidos ao lutar contra raptores. Algumas das recompensas só estarão disponíveis se nenhuma violação ocorrer e você deve certificar-se de que não haja violação sempre que possível.

    As patrulhas são uma parte muito importante do jogo e podem ser muito lucrativas, mas exigem muito investimento dos soldados, o que significa que você é menos capaz de defender e depende muito mais dos outros jogadores para defender as zonas. Eles também podem ser de alto risco/alta recompensa com cartas de desafio e patrulhas de 2 estágios dando melhores recompensas, mas exigindo testes de ameaça para os soldados sobreviverem. Em casos graves, você pode começar com 4 soldados e terminar uma patrulha de 2 estágios sem sobrar nenhum, mas com muitos recursos e/ou outros benefícios. É por isso que você precisa avaliar quais cartas de desafio você escolhe, não apenas pela recompensa, mas também pelo risco do soldado morrer. Isso pode ser ajudado colocando mais soldados do que o necessário em um cartão para ter mais opções. As patrulhas podem ser uma ótima maneira de gerar muitos recursos no início do jogo e prepará-lo para vários turnos no futuro enquanto recupera suas tropas e começa a defender áreas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4f390_d9fivx.jpg


    Influenciar oficiais é uma ação muito importante e isso é feito principalmente com sua ação secundária de cada turno. Às vezes você precisará enviar soldados para defender zonas ou colocar seu líder para uma ação, mas principalmente influenciará oficiais. Eles têm várias condições de pontuação e você deseja maximizar 2 delas se estiver se concentrando nesta via de pontuação. Eles também podem estar vinculados a outras estratégias e ter muita sinergia para você trabalhar. Sempre que possível, você deve tentar colocar 2 cubos em um oficial com uma ação de influência, pois isso lhe dará uma chance melhor de controlá-lo e de obter o bônus quando ele for preenchido com recursos gratuitos, valor ou salvaguarda.

    Não houve problemas de liderança descontrolada nas partidas que joguei, com pontuações muito próximas, mesmo quando os jogadores usaram estratégias completamente diferentes. Os jogadores mais novos terão dificuldade em ser competitivos com jogadores experientes, a menos que já tenham jogado este tipo de jogo pesado antes. Há muitas coisas diferentes para gerenciar e o jogo é excepcionalmente apertado para você fazer tudo o que deseja e ser eficiente é difícil até que você conheça bem as regras. O jogo tem grande capacidade de repetição com várias habilidades de líderes diferentes, muitas patrulhas diferentes e certas recompensas de dinossauros não estão disponíveis em cada partida no caso de uma violação que pode acontecer. O jogo termina após 2 ou 3 assembleias e é fácil prever o que está por vir e planejar com antecedência.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f1e31_d9fivx.jpg


    Acessibilidade

    O jogo é de médio a pesado, com muitas considerações diferentes, mesmo ao escolher e colocar apenas um dado. Você tem que decidir se deseja colocar um dado para sua presença também, o que significa que pode valer a pena colocar um dado do oponente que lhe custará pontos agora, mas lhe dará melhores recompensas de assembleia. Você também precisa ficar de olho na área de defesa, pois não quer causar uma violação e perder muitos seguidores e possivelmente alguns de seus assentamentos. Tudo isso enquanto controla a pontuação do oficial e trabalha em sua estratégia geral para maximizar seus seguidores em outros lugares. O jogo é longo, com muitas pequenas regras para cobrir e provavelmente levará cerca de 30 minutos para explicar, mesmo com jogadores experientes com esse peso de jogo. O livro de regras está bem apresentado, embora eu mudaria algumas ordens de algumas explicações. Os exemplos são claros, mesmo para situações complexas. Ter um glossário de ícones no verso é útil e descobri que os auxílios ao jogador são inestimáveis para jogadores mais novos. O jogo ocupa uma quantidade razoável de espaço na mesa, com cada jogador tendo um tabuleiro, o tabuleiro principal, o tabuleiro lateral e os recursos. O tempo de preparação é bastante longo, mesmo com as bandejas, e a desmontagem também leva um tempo significativo para colocar os componentes de volta nas bandejas.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f5032_d9fivx.jpg


    Considerações finais

    O episódio 1 de Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1 & 2 é um ótimo jogo de defesa de torre, controle de área e alocação de dados com qualidade e arte de componentes excepcionais. O jogo tem muitos temas que realmente transparecem graças a todos os componentes e você realmente sente que está lutando contra os dinossauros enquanto constrói o acampamento, o que é ótimo para um jogo euro médio a pesado. Existem vários caminhos diferentes para a vitória e algumas oportunidades para testar a sorte e obter grandes recompensas usando cartas de patrulha. O jogo leva muito tempo para preparar e jogar e está em uma caixa enorme. O jogo solo é bem projetado e fácil de executar, ao mesmo tempo que oferece um desafio significativo, mas é diferente do jogo base, com você tendo que compensar decisões erradas do bot. Um grande jogo que traz uma sensação diferente da maioria dos outros Euros deste peso.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/91cdb_d9fivx.jpg
    Silver Duck Reviews

    Traduzido*** por Vania Telles
    ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
    * Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.

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    Comentários:

  • Patrelcus
    21 mensagens MD
    avatar
    Patrelcus03/10/23 08:39
    Patrelcus » 03/10/23 08:39

    Adoro esse jogo!!!

    0
  • Kodo
    296 mensagens MD
    avatar
    Kodo03/10/23 08:55
    Kodo » 03/10/23 08:55

    É um jogo que tenho interesse.

    0
Responder
Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1 & 2 - Análise - Perseverance: Castaway Chronicles – Episodes 1
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