O FC de Calamandara já está aberto para apoios! Caso queira apoiá-lo e garantir sua cópia juntamente com uma série de recompensas exclusivas por um preço imperdível, CLIQUE AQUI
INTRODUÇÃO
Olá,
Chegamos à última parte dos tópicos explicativos sobre como usar os Símbolos Dogmáticos em Calamandara. E para concluir, hoje é a vez de falarmos dos símbolos de Caverna, Espelho e Estrela. Vamos conhecer?
A CAVERNA

A Caverna serve para andar de uma pegada para outra em diagonal. Para usá-la, basta inserir uma Caverna em qualquer espaço vazio na mesma linha de onde irá partir o viajante no movimento em diagonal.
Existem dois tipos de movimentação em diagonal no jogo:
1) Diagonal curta
É quando o movimento em diagonal acontece em direção a alguma coluna adjacente à pegada de onde irá partir o viajante. Para fazer este movimento, é necessário que exista apenas UMA Caverna na mesma linha do viajante.
2) Diagonal longa
É quando o movimento em diagonal acontece em direção a alguma coluna não adjacente à pegada de onde irá partir o viajante. Nesse caso, para fazer o movimento, é necessário que existam DUAS Cavernas na mesma linha do viajante.
O ESPELHO

O Espelho é um símbolo de ataque que pode ser usado contra seus oponentes. Quando um espelho for inserido num espaço adjacente e de frente a um espaço onde esteja um Token de Viajante, este deverá retornar UM símbolo de Pegada atrás dele. Enquanto o Espelho continuar naquele espaço, aquela Pegada original ficará inacessível, devendo o Viajante alvo contornar o Espelho, destruí-lo ou se proteger com uma Torre para acessar novamente a referida Pegada.
Decaimento:
Decaimento é o nome dado quando um Viajante é atingido por um Espelho, mas que por alguma razão, não possui uma Pegada para retornar ou não tem uma continuidade em seu caminho, como uma Asa ou Caverna para voltar para a Pegada anterior. Nesta situação, este viajante sofre Decaimento e voltará para o Ponto Inicial de seu tabuleiro, tendo que recomeçar sua jornada do início.
A ESTRELA

E Estrela é uma símbolo raro e importantíssimo, pois ela pode alterar a posição de símbolos já inseridos no tabuleiro. Para usar a Estrela, basta colocá-la em um espaço vazio e escolher se os símbolos reposicionados serão o que estão na mesma linha OU na mesma coluna de onde se encontra a Estrela recém inserida. Após fazer esta escolha, o Viajante poderá mudar a posição dos símbolos que estão nesta mesma linha ou coluna. Esta realocação também deve acontecer dentro da mesma linha ou coluna da Estrela inserida.
Observações:
1) Os efeitos de uma Estrela só são ativados no momento em que ela é inserida no tabuleiro pela primeira vez. Uma vez inserida, a Estrela deverá permanecer ocupando aquele espaço, como se fosse uma montanha.
2) Uma Estrela só pode ser colocada no tabuleiro se houver símbolos na sua linha ou coluna e pelo menos um desses símbolos deve ser reposicionado pelo Viajante que inseriu a Estrela.
3) Quando uma Estrela for colocada em um espaço da Zona Inicial, apenas os símbolos que estiverem nesta zona poderão ser realocados. No mesmo sentido, se a Estrela for inserida na Zona Final, apenas os símbolos desta zona poderão ser movidos.
Singularidade:
A Singularidade é uma jogada especial em Calamandara. Ela acontece quando uma Estrela é inserida no Ponto Central do Tabuleiro. A partir de então, o Viajante poderá reposicionar os símbolos que estiverem em ambas as diagonais do Ponto Central.
E estes foram os 9 Símbolos Dogmáticos de Calamandara. Se você perdeu algum símbolo, você pode acessá-los nestes outros links:
Símbolos de Pegada, Montanha e Torre
Símbolos de Asa, Fogo e Cachoeira
Na próxima semana, irei falar um pouco sobre as fases dos turnos, fornecendo também dicas que poderão ser úteis em suas jogatinas.
Até lá!
Aprenda todas as regras em detalhes com o Livro de Regras de Calamandara.
Participe da Comunidade do Jogo no WhatsApp para encontrar outros viajantes e marcar partidas Online e Offline.
Siga o perfil da Sunofesto Editora no Instagram e fique sempre atualizado das novidades.