O FC de Calamandara está aberto para apoios! Caso queira apoiá-lo e garantir sua cópia juntamente com uma série de recompensas exclusivas por um preço imperdível, CLIQUE AQUI
INTRODUÇÃO
Olá,
Hoje continuaremos com nossa série explicativa sobre os Símbolos Dogmáticos em Calamandara. No tópico anterior falamos sobre os Símbolos de Pegada, Montanha e Torre. Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre outros 3 símbolos muito importantes no jogo. Estes são: Asa, Fogo e Cachoeira. Vamos lá?
A ASA

O Símbolo de Asa é quase sempre muito bem-vindo para qualquer viajante, pois com este símbolo é possível avançar mais rápido no tabuleiro se utilizando de menos Pegadas.
Ao utilizar um Símbolo de Asa, o viajante poderá saltar toda UMA linha no tabuleiro, transpassando bloqueios que ali possam existir, assim avançando mais rápido para o centro do tabuleiro.
Para usar uma Asa, é necessário colocá-la em qualquer espaço da mesma linha do Token de Viajante. Ela também pode ser colocada em uma linha onde o Token de Viajante ainda não se encontre, mas somente quando o Viajante chegar nesta linha, a Asa poderá realizar seus efeitos.
Dica: Símbolos de Asa são sempre um alvo prioritário para seus oponentes. Procure colocar símbolos de Asa onde existam também símbolos de Torre para protegê-las.
O FOGO

O Fogo é um Símbolo Dogmático usado para destruir outros símbolos. Por esta razão, estrategicamente ele possui uma dupla serventia, pois pode ser usado tanto para destruir um obstáculo em seu tabuleiro como também para destruir um Símbolo Dogmático importante no tabuleiro de seu oponente.
A única forma de usar um símbolo de Fogo é o inserindo em algum espaço onde já exista outro símbolo para que este seja destruído. Lembrando que o Fogo não pode destruir símbolos de Cachoeira e nem outros símbolos de Fogo.
Quando qualquer símbolo é destruído por Fogo, o viajante que utilizou o Fogo deverá tomar o símbolo destruído e o colocar em seu Depósito de Símbolos. Logo em seguida o viajante que utilizou o Fogo poderá decidir se o retira do tabuleiro imediatamente ou se vai deixá-lo no espaço, agora vazio, do símbolo que foi destruído.
A CACHOEIRA

A Cachoeira é um símbolo de grande teor estratégico que possui basicamente duas funções: Apagar e remover símbolos de Fogo e SE TRANSFORMAR em um dos três símbolos seguintes: Pegada, Montanha e Torre.
Para usar a Cachoeira, basta colocá-la em qualquer espaço vazio do tabuleiro. A partir de então ela continuará em sua forma original até que o turno do jogador que a utilizou volte a se repetir. Quando novamente chegar a vez do possuidor da Cachoeira que já foi inserida no turno anterior, ela poderá finalmente ser transformada em um dos 3 símbolos acima citados. Essa transformação pode ocorrer em qualquer momento do referido turno.
É importante lembrar de duas situações:
- A Cachoeira que não for, por alguma razão, transformada no turno que deveria ser transformada, será descartada e voltará para o depósito de seu possuidor.
- Uma Cachoeira inserida sempre irá pertencer a quem a inseriu e somente este viajante que a inseriu poderá transformá-la no turno seguinte.
Dica: Cachoeiras são símbolos que, se bem usados, podem fazer toda a diferença em certas situações. Primeiramente porque elas são os únicos símbolos que não podem ser destruídos por Fogo (mas podem ser destruídos por Cartas de Lembrança). Segundo porque o uso de Cachoeiras resguarda suas Pegadas por pelo menos um turno e pode despistar a atenção de seus oponentes contra você por algum tempo, já que na maior parte das vezes, seus adversários não podem afetar suas Cachoeiras e irão dar preferência a atacar outros alvos em jogo.
E esta foi nossa explicação de hoje. Caso queira saber mais, consulte o Livro de Regras de Calamandara no link abaixo.
Semana que vem iremos falar sobre os últimos 3 Símbolos Dogmáticos do jogo: Caverna, Espelho e Estrela.
Até lá!
Aprenda todas as regras em detalhes com o Livro de Regras de Calamandara.
Participe da Comunidade do Jogo no WhatsApp para encontrar outros viajantes e marcar partidas Online e Offline.
Siga o perfil da Sunofesto Editora no Instagram e fique sempre atualizado das novidades.