Bora falar de Encyclopedia, jogo da (falida) Holy Grail Games, que a Galápagos trouxe para o Brasil!
Nele, você é contratado pelo Conde de Buffon para começar a primeira enciclopédia de história natural do mundo!
O jogo tem complexidade intermediária (3,05/5 no BGG). A realidade é que tem uma ação um pouquinho mais complicada, mas nada demais, acho que poderia ser menos de 3. As partidas duram entre 1 a 2 horas.
Começando pelos
componentes:
O jogo é
lindo, as ilustrações de animais são maravilhosas, a caixa, pelo menos pra mim, é muito atrativa, o
tabuleiro é enorme (grande demais), os componentes são de ótima qualidade, cartonados grossos e vem com um dispenser para os recursos (bem bacana). O jogo também vem com
2 expansões do tabuleiro de jogador, uma com
personagem e outra com um
guia de pontos e guia de publicação (ação mais complicadinha). O
personagem não serve pra nada, não indica nem a cor do jogador, e o guia de
publicação poderia estar no tabuleiro principal.
Voltando para o jogo:
As rodadas têm entre 4 a 5 ações por jogador.
Cada jogador pega 4 dados do saco sem ver, rola e coloca no seu tabuleiro.
Um turno por vez, cada jogador aloca um dado no tabuleiro e faz a ação. Porém, você pode escolher utilizar um dado seu ou de um adversário, mas isso, provavelmente, vai beneficiá-lo de alguma forma (ganhando moedas, estrelas ou pontos).
Depois que todos os jogadores usaram os dados, quem tiver um token de selo real pode gastar para recuperar um dado do tabuleiro, rolar novamente e fazer outro turno.
O jogo tem
3 recursos: moedas, tokens de expedição e selos reais.
A
moeda serve para
aumentar o número do dado (1:1). O
token de expedição pode ser utilizado de duas formas:
aumentar o dado em até 2 números ou trocar a cor do dado. Já o
selo real tem mais funções:
trocar por 5 moedas ou
aumentar o dado em até 5 e mudar a cor dele ou
receber 4 pontos no final do jogo ou, no fim da rodada, você pode
descartá-lo para fazer uma ação extra.
Existem 6 ações no jogo, 2 são para conseguir recursos (basta ir até lá, com qualquer cor de dado e pronto). Em uma das ações, se você for o primeiro, além das 5 moedas, você pega o token de primeiro jogador. Na outra, quanto maior o valor do dado, mais tokens de expedição você receberá.
A
terceira ação serve para contratar um especialista. Você consegue contratar com qualquer dado, de qualquer cor e valor, mas se a cor for a mesma da carta do especialista, você ganha um token de expedição.
A
quarta ação serve para conseguir cartas de animais. Você utiliza um dado de qualquer número, mas a cor tem que bater com a da carta do animal. Quanto maior o número do dado, mais “estrelas” você ganha. As estrelas são um bônus do tabuleiro individual, em que você ganha recursos e cartas conforme ganha estrelas.
A
quinta ação é a de estudo. O ideal é que você utilize o dado mais alto possível, com a cor certa para estudar animais de um continente específico - cada cor de dado representa um continente. Essa ação requer um preparo maior, já que para estudar a maior quantidade possível de animais, você precisa de um número alto no dado.
Nessa parte, você pode perguntar:
Mas o máximo do dado não é 6?
No dado é… Mas você vai poder combar quantas moedas, tokens de expedição e selos reais quiser. Ou seja, você pode realizar essa ação com um dado “30”, o que pode nem ser um valor muito alto dependendo da sua estratégia.
E a
sexta e última ação é a publicação, que
pode ser beemmm confusa nas primeiras partidas. Nela, você utilizará um animal que tenha estudado como referência e publicará aquilo que você estudou nesse animal e em qualquer outro que tenha as mesmas características do animal de referência (mamífero, onívoro, clima quente, mesmo continente).
Para finalizar,
eu gosto do jogo?
Mais ou menos. Quando joguei as primeiras vezes eu gostei,mas recentemente joguei novamente e não curti tanto.
O jogo é ruim?
Não, eu não acho pelo menos,
mas é incrível? Não…
O que
me incomoda quanto às regras:
Os
dados menores são desvalorizados, poderiam ter alguma função diferente. Basicamente, se você tem um dado de valor baixo, provavelmente, utilizará para contratar um especialista ou ganhar moedas no banco, enquanto os dados de valores altos serão utilizados nas outras ações.
Vanessa concorda comigo que os dados de valores baixos podem ser mais utilizados nessas duas ações,
mas entende como parte da estratégia, já que ter dinheiro, tokens ou determinados benefícios oferecidos pelos especialistas contratados é algo positivo.
Algo que
pode ser bom para uns e para outros não é a facilidade com que você altera a cor e valor de um dado. Toda hora você consegue moedas e tokens, então “putz, não tenho dado vermelho, mas tenho 5 tokens de expedição aqui, consigo fazer o arco íris inteiro se precisar”.
Acho que com essa facilidade de alterar o dado, você acaba não utilizando muito os dados dos adversários, porque não tem tanta necessidade, e você não quer beneficiá-los, apesar do benefício não ser lá essas coisas (3 pontos, 2 moedas ou estrelas - 3 pontos para um jogo em que você faz 200+ é pouco).
Já na opinião da Vanessa, isso é muito bom, porque torna o jogo mais aberto, com mais possibilidades de manobras, e valoriza ainda mais os dados de valores baixos utilizados nas ações do banco ou coleta de tokens.
Eu sinto que tudo no jogo é uma grande preparação para a última ação (publicação). Você pega as cartas de animais, contrata os especialistas para te ajudarem, coleta recursos, usa seu dado mais alto, estuda os animais e faz a publicação. Você tem que fazer várias vezes esse caminho para fazer uma publicação. Também pode seguir a estratégia de ir publicando poucas coisas para ir mais rápido, mas não sei o quão efetiva é.
Resumindo: é um jogo que eu
achei que iria adorar, mas acabou entrando num “meh”. Não acho péssimo, mas não me dá muita vontade de jogar. Eu
esperava muito mais do jogo e
acho que ele se torna muito repetitivo.
Existe uma expansão que adiciona eventos, mas não sei se veremos a cor dela aqui no Brasil, ainda mais considerando que a editora Holy Grail Games faliu e fechou.
Não recomendo para quem é mais experiente, mas acho que sempre vale o teste, porque essa é a minha opinião, vai que você discorda de tudo.
Já com a Vanessa,
aconteceu o contrário. Ela não curtiu muito nas primeiras vezes que jogou e
achou mais interessante na última vez. Na opinião dela, dependendo dos especialistas que você contrata, dá para fazer alguns pontos consideráveis com ações “menos valorizadas” e sair um pouco do ciclo de sempre fazer a mesma sequência de ações para publicar o que estudou no final. Além disso, é importante ficar atento às cores das cartas que você utiliza, já que a pontuação final beneficia bastante o jogador que fez grandes conjuntos da mesma cor. Para ela, é um jogo que permite que cada jogador “fique na sua” - considerando que não haverá muita “troca” de dados - faça sua estratégia e compare pontos no final - algo que ela gosta bastante.
Comprei o
Darwin’s Journey e espero que ele seja muito melhor. E digo isso, porque a temática é basicamente a mesma.
Já jogou
Encyclopedia?
Comenta aí o que achou!
Aproveita e segue a gente lá no
Instagram ou
TikTok para mais conteúdos!
@ticket.toboard nas duas redes sociais.