E aí sommeliers de papelão, como vocês tão?
Para dar continuidade à nossa série "Fora do Radar", que começou lá no instagram, quero colocar os holofotes hoje sobre um lançamento da Devir que você talvez ainda não tenha dado devida atenção: La Viña (2019).
Um jogo que entra facilmente naquelas listas de "grandes jogos em pequenas caixas", mas que aqui eu gostaria de detalhar um pouco mais do porquê pode merecer a atenção de alguns jogadores buscando por novos sabores em jogos de tabuleiros.
Em La Viña há um vinhedo que um velho viticultor deixou de herança e os jogadores precisam provar que são dignos de herdar as excelentes uvas das videiras que estão sem qualquer cuidado ou supervisão.
Jogadores mais experientes irão logo identificar uma pequena salada de mecânicas entre pegar e entregar, seleção aberta de cartas, colecionar componentes entre outras, mas na minha visão o grande triunfo do projeto é conseguir propiciar uma experiência leve, temática, competitiva e com possibilidades estratégicas que não sejam rasas para um jogo de caixa pequena.
O objetivo de cada jogador é conseguir conquistar mais pontos de prestígio, entregando os grupos de uvas específicos em barris que estão à sua espera. Para isso, em cada rodada precisaremos atravessar as videiras buscando selecionar as melhores cartas de uvas para nossa cesta.
Há aqui um desafio em conciliar as decisões entre pegar as melhores uvas e chegar mais cedo nas entregas, porque se você demorar demais para atravessar as videiras pode não ter mais o que entregar no final dessa etapa ou perder as entregas que premiarão com mais pontos.
Para colher as uvas você precisa andar no corredor das videiras, você se movimenta e escolhe uma das uvas disponíveis naquela altura. A ordem do turno de jogador é sempre de quem está mais atrasado (com a mecânica de time track, como em Tokaido ou Patchwork), ou seja, o jogador que está por último no tabuleiro é sempre o próximo a jogar e isso pode ser determinante para sua estratégia.
Também é possível usar algumas ferramentas que vão ser equivalentes a poderes especiais que irão permitir pegar cartas mais distantes ou uma carta que já passou e isso pra mim cria um pouco de imprevisibilidade no oponente e se torna um dos pontos altos do jogo. Também é um jogo de poucas decisões difíceis, mas não tão complexas ao ponto de ter que fritar muito a cabeça.. só vai exigir cuidado em pensar a eficiencia de cada ação, mas você vai se divertir igual se ficar só andando pelo corredor, colhendo uvas e entregando os barris.
A produção é lindíssima e sinto que passa um clima de jogo indie (isso pra mim é bem positivo) e as peças de pontuação tem um chame muito especial. La Viña é um jogo leve e de 30 a 45 minutos por partida e é isso que você deve esperar dele: Uma sensação agradável como a de degustar um bom vinho em um dia chuvoso. É simples, mas exige estratégia suficiente para fazer você planejar cuidadosamente o caminho para a vitória. Aqui, escolher as uvas para criar seu próprio vinho será uma jornada extremamente temática, prazerosa e recompensadora.
Meus únicos pontos de atenção nessa produção estão nas expectativas: Primeiro, se você está esperando um jogo para aquecer seu coração de gamer, talvez La Viña deixe uma sensação de que falta mais complexidade. Além disso, é possível que haja um toque de sorte no sorteio das cartas que irão aparecer a cada rodada, mas não vi muito problema nisso visto que o pool de opções acaba sendo comum a todos os jogadores, mas sei que costuma incomodar alguns jogadores.
O jogo está disponível no Brasil e foi lançado oficialmente pela Devir, é fácil de jogar com pessoas novas no hobby e também em família.
Se o jogo despertou seu interesse, também posso recomendar alguns semelhantes. O Nova Luna, por exemplo, possui um sistema de seleção de peças e objetivos bem semelhante, inclusive com o mesmo sistema de time track em que o jogador mais atrasado sempre joga antes. Você também pode encontrar um jogo com ótima implementação da seleção de peças no Calico ou no Cascadia, embora a temática seja bem diferente. Ah! Não deixe de conferir outros ótimos jogos com temas de vinhos (embora sejam bem mais complexos) como o Viticulture Essential ou o Vinhos Deluxe.