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Baseado no videogame da Starbreeze Studios e Behavior Interactive,
Dead by Daylight: The Board Game da Level 99 é um jogo de tabuleiro assimétrico projetado idealmente para cinco jogadores, onde quatro jogadores jogam cooperativamente como sobreviventes que tentam escapar das garras de um assassino psicopata enlouquecido. Se você já jogou o videogame, reconhecerá rapidamente a preparação deste jogo de tabuleiro, mas mesmo que nunca tenha ouvido falar do videogame, os cenários serão familiares de filmes de terror como Halloween e A Hora do Pesadelo. E, de fato, a Behavior Interactive licenciou personagens desses e de outros filmes.
O assassino perseguirá os jogadores, ferindo-os e então, no turno seguinte, tentando içá-los para um gancho. Isso dará ao assassino uma ficha de gancho e ele adicionará uma ficha adicional à sua trilha a cada turno que começar com um sobrevivente ainda no gancho. Quando a trilha de gancho estiver cheia, o assassino vence. Os sobreviventes vencem ao encontrar e ativar quatro geradores e depois escapar por uma das saídas.
Dead by Daylight é jogado em um tabuleiro composto por locais interligados. Cada sobrevivente tem mãos idênticas de quatro cartas que indicam um tipo específico de movimento. Na prática, exceto para jogadores daltônicos, você só precisa se concentrar nas cores das cartas. As cartas correspondem às ligações entre locais adjacentes, então, por exemplo, se eu jogar a carta verde de 'corrida', meu personagem se moverá de sua localização atual para o local conectado pelo ícone verde de 'corrida'. O assassino tem as mesmas quatro cartas de movimento, mas também tem uma carta de 'espera' que lhe permite permanecer no local onde já se encontra; não é uma opção para os sobreviventes.

A cada rodada os jogadores escolhem a carta que estão jogando (duas cartas para o assassino) e as revelam. Quando você se move para um local, você revela uma das fichas ali. Os vários tokens geralmente têm dois usos alternativos e também são usados de forma diferente pelos sobreviventes e pelo assassino. Você pode interagir com tokens; por exemplo, quando encontrarem um gerador, os sobreviventes vão querer interagir com ele para ativá-lo. Se um gerador for ativado apenas parcialmente, o assassino poderá interagir com ele para remover quaisquer marcadores de ativação.

O assassino tentará principalmente pegar os sobreviventes, feri-los e montá-los em um gancho. Este é um processo de vários estágios, e os jogadores têm a chance de rolar para tentar escapar – especialmente quando pendurá-los em um gancho envolve arrastá-los para outro local. Enquanto um sobrevivente estiver no gancho, ele não poderá realizar nenhuma outra ação, e o assassino acumulará mais fichas de gancho se o sobrevivente não for libertado. Isso significa que a dinâmica do jogo muda e os jogadores se encontrarão lutando para, literalmente, libertarem os outros!
A maioria dos jogos temáticos semelhantes dependem de movimentos ocultos dos personagens para que os jogadores não saibam onde estão seus oponentes. É o caso, por exemplo, de
Last Friday. Em
Dead by Daylight, entretanto, o assassino sempre sabe a localização atual exata de cada sobrevivente e os sobreviventes sabem onde o assassino está. O que eles não sabem de antemão é para onde o personagem está se movendo (ou, no caso do assassino, se ele está se movendo). O jogo, portanto, torna-se um jogo que envolve um certo grau de blefe e adivinhação. Os sobreviventes provavelmente planejarão suas ações antes de cada um escolher suas cartas, mas todas as discussões e debates serão abertos e, portanto, ao alcance do ouvido do assassino. Os jogadores normalmente também serão capazes de deduzir o movimento provável de seu oponente a partir da situação do tabuleiro: jogadores feridos e geradores quase completos são ímãs óbvios para o assassino.

Embora a mecânica central seja simples e direta, as opções de movimento e as oportunidades de interação em cada local dão a cada jogador uma grande variedade de opções, especialmente no início do jogo; menos à medida que o jogo avança e os jogadores têm que reagir ao que aconteceu. O jogo básico vem com sete sobreviventes e seis assassinos, todos jogando de forma bem diferente. Cada um tem suas próprias habilidades especiais, embora sejam em sua maioria alimentadas por 'fichas de sangue' que, pelo menos para os sobreviventes, podem ser escassas. Você pode até modificar as habilidades de cada personagem comprando cartas de habilidade como sobreposições para o tabuleiro de jogador do seu personagem. A Collector's Edition vem com impressionantes 17 sobreviventes e 16 assassinos - novamente, todos muito distintos. Ele também vem com quatro em vez de duas placas, além de tokens de geradores e guinchos em 3D nos quais as minis dos sobreviventes podem ser enganchados. As minis são impressionantes - especialmente as construções 3D na edição de colecionador - embora eu fiquei um pouco decepcionado com as placas do tabuleiro sem brilho.

Dead by Daylight é um jogo tematicamente muito forte que vai te deixar fisgado, nos dois sentidos da palavra. As interações são determinadas por jogadas usando dados personalizados de seis lados, então a sorte certamente desempenha seu papel, mas D Brad Dalton Jr projetou um jogo que é bem equilibrado, apesar de toda a variedade na caixa: você descobrirá que a maioria dos jogos termina bem competitivo, que é como deveria ser! Embora o jogo seja potencialmente jogável por 3-5 jogadores, está no seu melhor com um complemento total de cinco, para que cada jogador tenha o seu próprio personagem individual e ninguém tenha de jogar com mais personagens. Jogue desta forma e você poderá até tratar Dead by Daylight como um RPG de mesa. Poderíamos até imaginar os jogadores voltando para as sequências com o mesmo personagem sobrevivente, talvez enfrentando um assassino diferente e aumentando o nível das habilidades de seus sobreviventes através do uso de cartas de modificação.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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