E aí pessoal, como vocês tão?
Estamos estreando nosso canal aqui na Ludopedia e gostaríamos de começar falando sobre o jogo que foi responsável também pela nossa estreia no perfil do instagram, o Troyes Dice (2020).
Com a enxurrada de lançamentos acreditamos que alguns bons títulos possam ter passado despercebido pelo seu olhar e nosso objetivo com essa série é compartilhar um pouco das surpresas que nós tivemos nos últimos tempos com jogos que pegamos só pela curiosidade e acabaram virando queridinhos da casa.
"Ah pronto! Um jogo de dados baseado em um jogo que já é de dados?" - Vamos passar logo por cima disso porque é provavelmente a primeira coisa que vai passar pela cabeça de alguém que já conheça ou tenha jogado o Troyes (2010) original, caixa grande, clássico incontestável. A resposta pode ser simples: Porque não?
Acredito que o
Troyes Dice venha de uma tendência recente de transformar jogos grandes em versões mais compactas e se adaptando à dinâmica de rolar e escrever (roll and write), surfando uma onda que nós mesmos estamos financiando ao reservar espaço na nossa estante para tantos jogos desse estilo.
Neste jogo nós precisamos nos aproveitar das melhores oportunidades oferecidas pelos dados para deixar uma marca na história da cidade de Champagne. Será que vamos conseguir mais fama lutando em eventos, desenvolvendo mercados, erguendo a catedral ou participando da construção dos prestigiosos prédios?
A cada rodada nós precisamos rolar os 4 dados. 3 transparentes e 1 preto. Eles serão ordenados de forma crescente, os transparentes vão herdar a cor da base onde ele for colocado (Branco, Vermelho ou Amarelo) e você vai precisar selecionar um dos 3 disponíveis em um draft muito inteligente, que passa por 8 dias e 8 noites.
Além disso, a partir do terceiro dia e logo após você começar a se adaptar às decisões difíceis das primeiras rodadas, uma catástrofe vai acontecer: Uma das suas áreas de jogo será sorteada para ser destruída pelo dado Preto e você precisa estar preparado para se proteger disso.
O jogo é muito bonito e vem com um bloquinho com 100 folhas. Ele não é um jogo simples, mas já jogamos algumas vezes em família e fluiu, então posso afirmar que é possível de ensinar para pessoas que estão interessadas em jogos mais desafiadores. Os componentes são lindíssimos e é uma ótima opção para quem está procurando um roll n write recente, fora do radar, que funciona solo ou até em 4 pessoas muito bem.
Um ponto negativo muito importante é que ele não foi lançado oficialmente no Brasil, mas fique tranquilo, por que você pode jogá-lo agora mesmo
no BGA! Foi um dos primeiros jogos que importamos via sites de redirecionamento e pelo tamanho e peso da caixa não pagamos impostos na época. Vale a pena considerar as regras de importação da época que você estiver lendo isso para verificar de estará valendo a pena para você.
A caixa ainda oferece algumas coisas muitos legais e adicionais ao jogo base: Um módulo versátil com pecinhas que adicionam poderes às regiões que você estará selecionando a cada turno, alguns desafios de modo solo e algumas conquistas para você desbloquear que ficam na última página do manual como "Marque aqui se alguém atingiu a marca 50 pontos", por exemplo.
Como em todos os jogos do gênero, também há um fator muito gratificante nas partidas: Combos! É muito legal quando mais perto pro final do jogo você escolhe um dado, ele faz você ganhar moedas, que destravam um cidadão, que liberam uma construção e tudo isso vira um multiplicador de pontos no final. A sequência dessas ações combinadas vai crescendo exponencialmente conforme a partida avança.
Hoje ele se tornou um dos nossos favoritos para jogar em casal (que é a configuração mais comum das nossas jogatinas).
Caso tenha ficado interessado no estilo do jogo aproveito para apresentar mais alguns bons jogos da mesma linha e que você pode encontrar no Brasil: Se você quer algo tão bonito quanto e mais acessível, procure o
Get on Board. Se quer um desafio ainda maior que este e um bom jogo solo de roll and write, arrisque o
Muralha de Adriano e se você está em busca dos combos mais gratificantes da sua vida em uma caixinha de roll and write, recomendamos o Thats Pretty Clever, lançado aqui como
Optimus.
Na nossa lista de desejos e na mesma linha está o
Ganges: Dice Charmers, adaptação dice do Rajas of the Ganges e o
¡No Siesta!, uma versão dados do La granja. Mas esses deixaremos para falar melhor só depois que a gente jogar.
Espero a análise ter sido útil! Obrigado pessoal e até a próxima!