Post original: https://www.boardseyeview.net/post/go-ahead-punk
O movimento oculto provou ser uma mecânica popular desde que apareceu pela primeira vez em
Interpol de 1983. Nesse jogo, a maioria dos jogadores representa policiais em busca de um mestre do crime. Este formato assimétrico 'um contra muitos' foi replicado e refinado em vários outros jogos nos últimos 40 anos, incluindo
Fury of Dracula (3ª Edição),
Last Friday: Revised Edition e
Mind MGMT: O “Jogo” de Espionagem Psíquica. Em
Go Ahead Punk! de Mark Prentice, é a mecânica central de um jogo fortemente baseado em filmes policiais da década de 1970 - especialmente, como você deve ter adivinhado pelo título, o filme original de Dirty Harry de 1971.

Next Dimension evitou infringir quaisquer IPs, mas a premissa do jogo é bastante próxima do enredo de Dirty Harry, pois há um atirador psicopata à solta em San Francisco e os policiais estão tentando localizá-lo. O jogo oferecerá uma opção solo, mas com 2 a 4 jogadores, um jogará como o atirador (conhecido no jogo como 'Stinger', não 'Scorpio' como no filme) e os outros jogarão como policiais. Tanto o atirador quanto cada um dos policiais têm habilidades especiais assimétricas. O atirador tem o dobro de pontos de vida de cada um dos policiais, mas não há eliminação do jogador no meio do jogo: se um policial tiver sua saúde reduzida a zero, ele é enviado para o pronto-socorro do hospital, onde pode recuperar dois pontos de vida. Stinger também pode visitar um hospital para melhorar sua saúde, mas ao fazer isso ele deve revelar sua localização.
Em comum com a maioria dos outros jogos de movimentos ocultos,
Go Ahead Punk! é jogado em um mapa com locais numerados. O atirador tem que fazer três mortes e depois escapar para seu esconderijo. Se ele fizer isso, ele ganha. Os policiais estão tentando detê-lo. Eles têm que deduzir sua localização, ir até lá e enfrentá-lo em combate. Eles vencem se puderem detê-lo reduzindo sua saúde a zero antes que ele complete sua onda de assassinatos e escape. Isso quase certamente significa alcançar Stinger pelo menos três vezes porque o combate envolve o lançamento de dados personalizados de seis lados que dão aos jogadores apenas 1 em 3 chances de acertar e as armas iniciais dos jogadores oferecem apenas 1-3 dados.
Setup para policial
O jogo básico é semelhante tanto para Stinger quanto para os policiais. Na vez de um jogador, ele pode se mover, jogar uma carta de sua mão ou comprar uma carta. Se a carta que eles compram puder ser jogada imediatamente, eles também podem fazer isso. Se Stinger estiver em posição de acertar um alvo, ele pode fazer isso como sua ação, então comprar uma carta como uma ação livre. Policiais que compartilham um local podem trocar itens de inventário. Stinger move quatro espaços; os policiais inicialmente movem apenas três: todos os jogadores podem usar as estradas e rodovias - onde o movimento contínuo conta como apenas um ponto de movimento, independentemente da distância percorrida. Além disso, Stinger pode usar o teleférico e o bonde, mas apenas se tiver adquirido os passes de trânsito relevantes (de uso único).
Setup para sniper
Há escolhas táticas a serem feitas em
Go Ahead Punk!. O atirador precisa coletar cartas que lhe darão os uniformes ou as chaves para lhe dar acesso aos prédios de onde poderá fazer seus disparos; os policiais vão querer pegar cartas para dar a eles movimento extra e tanto eles quanto o atirador vão esperar pegar armas que os permitam rolar mais dados. A dinâmica de coleta de cartas significa que este não é apenas um jogo de bater e correr, mesmo para o atirador.
Os jogos de movimento oculto podem ser desanimadores para alguns jogadores quando eles são os caçadores, porque eles podem se mover pelo tabuleiro com poucas pistas de onde seu alvo pode estar.
Go Ahead Punk! resolve isso exigindo que o atirador revele dois distritos a cada quatro turnos - eles devem ser o distrito em que estão e um distrito vizinho... Este dispositivo simples ajuda a manter os jogadores atentos e envolvidos o tempo todo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.