Definitivamente, sou do time de jogar mil vezes o mesmo jogo. Afinal, sou enxadrista!
Porém, diferentemente de quase todos os enxadristas que eu conheço, eu também me interesso por outros jogos. Antes de conhecer o hobby dos jogos modernos, tentei me entrosar com o pessoal do cubo mágico e com outras tribos. Mas rapidamente percebi que cada grupo estava interessado unicamente na sua própria atividade. Sem interesse nenhum em fazer algum intercâmbio ou explorar novas possibilidades.
Eu sonhava em uma dia encontrar uma turma que, assim como eu, quisesse experimentar um pouco de tudo. Sonhava em formar um pequeno grupo para juntos jogarmos xadrez, cubo mágico, pôquer, e o que mais de interessante aparecesse. Mas esbarrava no desinteresse dos grupos já formados.
Foi aí que descobri o pessoal dos jogos modernos, e senti uma identificação. Que não foi completa, porém. Porque findei percebendo que a galera desse hobby também só está interessada no seu próprio círculo, tal qual todos os outros. A diferença - expressiva, reconheço - é que no caso deles esse círculo é muito maior. E abrange uma quantidade bem maior de opções e atividades.
No fundo, todo mundo tem interesses limitados. E isso é saudável, já que é impossível se dedicar a tudo. Eu, por exemplo, não tenho interesse nenhum por Magic.
Bom, voltando ao assunto, endosso com entusiasmo a tese do Tola. Creio ser verdadeira essa ideia de curva que ele traz. E identifico no seu último estágio o ponto de maturidade. Talvez eu seja um jogador precocemente maduro, pois nunca me seduziu a ideia de sair jogando de tudo. Logo eu, que nunca me satisfiz eu jogar apenas uma coisa só o tempo todo.
Enfim, ter curiosidade é bom. E a gente só conhece de verdade um jogo jogando-o. Isso tem dois aspectos. Descartar um jogo antes de experimentá-lo pelo menos uma vez pode ser precipitado. (Mas para isso serve o instinto do jogador.) Então experimentar muitos jogos pode ser bom. Por outro lado, para conhecer muito é preciso jogar muito. Então algum equilíbrio precisa ser encontrado. Eu prefiro selecionar alguns jogos para deles desfrutar bastante do que passar a vida inteira apenas experimentando.