Meus dois centavos sobre o jogo:
Ele é tão desbalanceado que dá a volta e se torna extremamente balanceado (salvo os corvos que são muito fracos). É um ótimo jogo para quem gosta de jogos de guerra, e tem tantas facções com estilos de jogo distintos que provavelmente vai ter pelo menos uma que agrade cada jogador (assumindo que todos gostem de jogos de guerra).
As regras são bem tranquilas. Algumas facções são um pouco mais complicadas do que outras, mas nada de outro mundo. Mas o jogo tem uma curva de aprendizagem maior do que a maioria. Na primeira partida a pessoa vai estar provavelmente focada em entender a própria facção, e talvez no meio pro final da partida comece a entender o que os outros estão fazendo. Então para realmente entender o jogo, vai ter que jogar pelo menos 4 vezes, uma com cada facção do jogo base + 1 vez para cada outra facção que você adicione.
Mas não é como se essas primeiras partidas fossem chatas. Não entender o que exatamente os outros estão fazendo faz parte da experiência do Root, e está tudo bem. Eu pessoalmente me divirto muito pegando uma nova facção e tentando entender ela ao longo do jogo, e também olhando para os meus oponentes com facções novas e tentando entender o que eles estão fazendo e por que, só para na próxima partida pegar aquela facção. Jogando contra uma facção que você não conhece, você tende a achar ela roubada, por que só vê os momentos em que ela faz algo forte contra você. Ai você pega a facção e começa a ver todas as limitações e dificuldades delas.
É um jogo barato, apenas o jogo base é mais do que suficiente (apesar que eu recomendaria pelo menos o baralho alternativo). Mas provavelmente se você gostar do jogo vai querer ir atrás de todas as facções. Cada uma é como se fosse um jogo novo hehe