E ae.... Claudio aqui...
Resumindo meu texto abaixo: NÃO COMPRE
Agora vamos filosofar essa minha resposta...
Eu tenho tudo do Root. Conheci o jogo e fiquei apaixonado pela assimetria dele, complexidade de cada um ter que fazer uma coisa diferente e ao mesmo tempo ter uma puta qualidade nos componentes. Sim, eu gosto de jogo bonito na mesa e Root é lindo.
Vendi meu Fire in the Lake, que é um jogo classificado como COIN. Basicamente, de forma bem ignorante (que vai fazer os wargamers tirarem tufos do cabelo) é um jogo em que cada facção joga de uma forma diferente e condições de vitórias únicas. Joguei 1 vez e vendi, pelo nível de complexidade das regras e exceções que existiam, algo que meu grupo não engole.
Outro porém para esse jogo COIN: ele EXIGE 4 jogadores. Foi projetado para ser assim e só funciona desta forma. Tem como jogar com menos ou até solo? SIM, mas nos COIN's você tem um fluxograma pra te levar a jogada do bot. Imagine o quão brocha você vai ficar tendo que brincar de fluxograma...
Por que citei os problemas do COIN? Porque é basicamente o que o Root é.
Mesmo assim comprei o Root, por ser mais fofo e menos complexo que o wargame raiz. Ademais, no Root, cada facção tem na sua própria ficha um passo a passo do seu dia. Sério, é fora da curva quem pensou em fazer isso. Se tivesse deixado a mercê de quem lê o manual o jogo seria um lixo.
Agora vou responder suas perguntas:
1) As regras por si só são bem tranquilas. Como disse, por ser um jogo assimétrico, cada pessoa vai jogar de uma forma totalmente diferente. O que me ensinaram quando eu joguei e, pelo menos eu tento repassar, é de jogar "narrando" seu dia.
Ex (apenas ilustrativo, eu não lembro porque tem tempo que não jogo): Malandro tem 1 ação durante o dia, 2 ações durante a tarde e 1 ação durante a noite. Então eu sempre explico pra pessoa que for jogar de malandro seguir um ritual em voz alta:
"No dia eu posso deslizar para uma floresta, então farei"... "A tarde, como tenho duas ações, uma vai ser pra criar um item e a outra para atacar"... "E a noite vou usar a ação de descansar". Dessa forma fica mais fácil do outro jogador que está com os Pássaros entender porque do nada o cara fugiu pela floresta, sendo que ele, como pássaro, não pode.
SE teu grupo seguir essa ideia OU todos lerem o manual, aí você vai ter um jogo tranquilo. Caso contrário, vai ter que rodar muito as facções na mão de cada um pra entenderem como cada uma funciona e não ficarem parando o jogo, achando que alguém está roubando.
2) SIM, só o base é excelente. As expansões agregam para o colecionismo e se você já tiver cansado das 4 facções (o que eu acredito que seja difícil, porque a assimetria deixa cada partida única demais). O próprio base te fornece 2 mapas, sendo um deles totalmente customizado. Isso por si só já vale mais do que muita expansão. Talvez, eu pegasse a expansão de cartas. Dizem que é melhor com ele, mas como não sou jogador assíduo do Root, não tenho como comparar. Só comprei e uso ele, fim.
Mas complementando sobre as expansões:
- 2 expansões adicionam 2 novas facções cada (e está vindo a 3ª no mesmo molde).
- 1 expansão de cartas.
- 1 expansão só para o malandro, com meeples fofinhos e novas opções de Malandros (também acho interessante e agrega bastante pra quem joga de Malandro, mas é bem mais cosmética).
- 1 expansão com "mercenários" que está pra vir também. Essa parece ser bem interessante, mas só vi que tem meeples.
Um adendo: eu tenho tudo do jogo em BR e posso garantir que ainda prefiro jogar com as facções do Base.
3) É um jogo que tem uma curva de aprendizado de longo prazo, de fato. Na primeira partida você vai estar perdido assim como fica com qualquer jogo novo. Saber o que está fazendo, na minha opinião, está muito mais ligado ao fato de saber o que o adversário está fazendo, pois é como se você tivesse 4 manuais diferentes pra ler, sendo que você leu apenas 1 deles.
Acredito que seja por esse motivo que o pessoal fala sobre a demora de entender o jogo, mas as regras em si são muito tranquilas. Dificilmente você vai se deparar com uma dúvida que não está no próprio passo a passo do tabuleiro da facção.
4) Não é um jogo casual. É um jogo para você jogar várias vezes e sempre com uma facção diferente, então sair apresentando uma partida pra um grupo novo toda vez é uma bosta (experiência própria). Mas se tiver 4 pessoas dispostas a toda vez jogar 1 partida, te garanto que vai ter um jogo foda na mão.
5) Adicionando um comentário extra sobre os BOTS. Tem 2 expansões que permite você controlar as outras facções em forma de Bot. São infinitamente melhores que os COIN's dos wargamers, mas eu prefiro puxar outro jogo da minha estante do que jogar com menos de 4 jogadores. Também é uma espécie de fluxograma, mas infinitamente melhor.