Post original: https://www.boardseyeview.net/post/shark
Se você pensou que este era outro jogo com o tema de Tubarão, pense novamente. Não há peixes carnívoros em
Shark: é um jogo de bolsa de valores onde 2 a 6 jogadores estão comprando e vendendo ações de quatro empresas e lucrando com a manipulação dos preços das ações. Foi publicado originalmente em 1987, mas a edição que apresentamos aqui no Board's Eye View foi publicada em 2022 pela Korea Boardgames.
Esta edição do
Shark é jogada com um tabuleiro dividido em quatro segmentos numerados, com mais uma área não numerada no meio (algumas edições anteriores - por exemplo, da Ravensburger - tinham um tabuleiro dividido em seis segmentos). O jogo usa dois dados personalizados de seis lados. Um deles mostra uma cor correspondente a uma das quatro empresas nas quais você está especulando e o outro mostra o número correspondente a um dos quatro segmentos do tabuleiro ou um tubarão, que corresponde à área no meio. Na sua vez, você joga o dado e coloca um marcador plástico de arranha-céu em qualquer quadrado com o número indicado.

O primeiro marcador único colocado define o valor das ações de uma empresa em $ 1.000, mas o preço da ação aumentará para representar o total de todos os grupos de marcadores de empresas conectados; assim, por exemplo, se no tabuleiro houver um grupo de cinco marcadores amarelos, as ações da empresa amarela valerão $ 5.000. Você adiciona os grupos de edifícios de cada empresa, e, por exemplo, se houverem quatro marcadores vermelhos juntos em uma parte do tabuleiro e três juntos em outra parte do tabuleiro, as ações da empresa vermelha valerão $ 7.000. Ao final de cada turno, você pode comprar e vender até cinco ações de qualquer empresa. Quando as ações de uma empresa sobem, você recebe um bônus igual ao preço da nova ação da empresa, mas todos os jogadores com ações dessa empresa recebem a diferença entre o preço da ação antiga e a nova. Isso significa que a colocação do marcador pode estar enriquecendo outros jogadores mais do que você...

Marcadores individuais não podem ser colocados ortogonalmente adjacentes aos de outra empresa e grupos de tamanho igual não podem estar próximos uns dos outros. No entanto, um grupo de marcadores pode ser estendido para tocar um grupo menor de outra empresa. Quando isso acontece, o grupo menor é removido do tabuleiro e o preço das ações dessa empresa é reduzido de acordo. Todos os que têm ações dessa empresa têm de pagar a diferença entre o novo preço e o antigo e, se não tiverem dinheiro, então, no estilo
Banco Imobiliário, terão de aumentá-lo vendendo as ações pela metade de seu valor. Esse é o elemento tubarão do jogo e, quando entra em ação, transforma um jogo de bem-estar inicialmente gentil, onde todos parecem estar ficando ricos, em um implacável concurso de 'Toma Essa'. Há um arco marcado na jogabilidade em
Shark conforme o jogo alterna entre um mercado em alta crescente para um mercado em baixa, onde os preços das ações podem despencar repentinamente.
Com seu tabuleiro abstrato e tema econômico,
Shark tem algumas semelhanças óbvias com o clássico jogo de Sid Sackson de 1964,
Cartel, mas a forma como as ações mudam de valor quando um grupo de marcadores é eliminado por um grupo maior torna Shark um jogo muito mais volátil e agressivo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.