Bora falar de um small game / filler faz tempo que não jogamos luz sobre um dos "simplezinhos" que agradam!
Ouch! é um jogo para toda a família, principalmente para os mais novos. Neste jogo, os jogadores se revezam na escolha da carta de Cacto com as flores mais bonitas que desejam trazer para sua coleção. Antes de pegar o cartão, eles precisarão indicar em qual lado do cartão eles tocarão e, em seguida, virá-lo manipulando apenas esse lado do cartão. Se o reverso estiver claro naquele lado, eles podem pegar a carta porém se o reverso mostrar um cacto cheio de espinhos, eles perderão a carta.
A própria descrição já bota em pauta que é um jogo mais voltado pros pequenos, mas como contraponto eu quero convidar vcs a olhar pra esse jogo como uma animação da pixar, que via de regra, não é só pra crianças
A partida se desenrola simplesmente com você escolhendo uma de 6 cartas a sua frente, podendo ter sucesso em ficar com ela ou não. As benditas cartas podem ter de 1 a 3 flores, e existem 4 cores: azul, branco, roxo e vermelho. O pilar central da diversão do jogo se dá na ideia de que para adquirir a carta, você vai escolher um de 4 setores/posições (acima, abaixo, esquerda ou direita) pegar por aquele lado escolhido e virar a carta! Assim que vira vc verá que há lados sem espinhos e lados com espinhos, muitos espinhos por sinal. Daí se vc tiver ficado "safo" a carta é sua, caso tenha se "furado" tem que dizer "ouch!" e largar a carta no descarte. Essa dança vai se repetindo até alguém acumular 8 cartas, o que pode ir do relativamente fácil ao "tarefa árdua", dependendo da sua sorte e do quanto quer arriscar pegar as cartas mais valiosas

. Então estamos falando de um jogo que faz meio que o "de sempre" em termos de agrupar cartas, colecionar componentes etc... Só que de uma forma muito divertida, digamos que dependendo do que vc já jogou por aí, chega a ser inusitado!
No que Ouch! Bate forte?
A diversão e as expectativas criadas num simples "pick a card" são a melhor entrega do ouch! O jogo é simples como o descrito acima, e mesmo com a sorte sendo o fator determinante das jogadas, ainda dá pra micro gerenciar a sua decisão. Os cactos vão entregar 1, 2 ou 3 flores, mas isso fará com que tenha proporcionalmente 1,2, ou 3 lados com espinhos nas bordas da carta, e é legalzinha demais essa relação de recompensa maior = risco maior, hehe. A mesa vai parar quando alguém decidir tentar uma carta de 3 flores/ 3 espinhos

. Existem alguns incentivos para fazer o jogador querer esta ou aquela cor. Temos o que o jogo chama de "buquê", que é ter todas as 4 cores presentes pra pontuar mais. Também tem a corridinha pelas flores vermelhas, que no final dão um bônus pra quem tiver a majority/maioria, porém se vc se espetar tentando obter alguma delas, perde a dita cuja + uma carta que vc já tinha. Além disso nas cartas de 3 flores vc pode ter uma surpresa ao virar, encontrando apenas 1 flor + um de dois bichos do deserto, uma cobra ou um feneco. A cobra fará com que o próximo jogador, caso perca a carta de sua jogada, ao invés de descartar, conceda ela para o jogador que ativou a cobra. O feneco possibilita jogar novamente, mas vc deve pensar se quer mesmo, pois caso se fure perderá a carta do turno extra e a do turno normal. São esses pequenos adicionais que complementam acertadamente o jogo na dinâmica de conseguir colher flores ou se espetar.
No que Ouch! Bate de Kina?
Nem tudo são flores! (pois é, eu tinha que usar essa frase!

)
Cabe dizer que embora seja um jogo que recomende-se para crianças, em termos de fastplay/filler/smallgame ele encontra seu lugar em outras audiências que não liguem tanto pro fator sorte, que pra ser sucinto é onipresente hehe. Nesse tocante, o problema é podem haver partidas em que pra 1 ou 2 jogadores dá tudo errado e eles entram no "modo expectador", meio que no feeling daqueles jogos de trilha que alguns jogadores ficam lá atrás e só fazem rolagens ruins. Isso acaba sendo compensado com um tempo de partida que fica certinho no lance de não ser longo demais pra uma proposta simples, sem falar que é quase certo que vai rolar 2 ou 3 partidas. Dá uns 4 ou 5 minutos por cabeça, então dá 10 minutos pra um duelo e 20-25 pra full house/mesa cheia de 5 jogadores. Em termos de arte os cactos e as flores estão bonitos, mas ao menos para este kina que vos fala, não dá pra dizer o mesmo dos 2 animais. Sim é um estilo de desenho, blz... mas observe abaixo:
Ao menos estamos prestando um serviço a comunidade, e ao pobre feneco (meio que uma raposinha do deserto), pois toda vez que jogamos tinha alguém pra perguntar "que bicho é esse?" e a ilustração não ajuda quase nada haha. Então eis o dito cujo feneco para ser finalmente visualizado como ele é

E quanto custa pra explorar esse reino?
Devir sendo Devir e batendo pra sangrar, é óbvio que o jogo e suas 48 cartinhas socadas numa caixinha da grossura (e praticamente tamanho também) de um celular smartphone não valem 80-90 reais, mas recentemente tem ficado por 55-60 o que acaba sendo "ok" pras margens que já sabemos estarem altíssimas.
Extras/algo a +
Não tem muito o que dizer, apenas que mesmo num joguinho a devir ainda atola manuais em todas as línguas, o que mal te permite fechar a caixa. Por falar em fechar a caixa, vem um berço que é só um papelzinho safado, dobrado de forma mais safada ainda, e pós sleeves vc terá que jogar fora ou não cabe. Além disso, é sugerido que vc pode usar uma versão simples do jogo, com menos regras... desconsiderando algumas ou todas entre o buquê, a regra diferenciada das flores vermelhas, e os 2 animais, mas não vi necessidade disso, nem com crianças, de qualquer forma existe a possibilidade.
Podemos dizer que o jogo arranca um "ai" de quem quiser algo mais elaborado, aprofundado, com menos sorte etc, mas no geral garante risadas fazendo uma entrega florida e divertida!!! até mais caros companheiros(as) de cavalaria, batendo forte e batendo de kina!
Então é isso, até uma próxima! Inscrevam-se acompanhem!