Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Podcasts
  3. GBG Turno de Comentários #079 - Todo jogo precisa contar uma história?

GBG Turno de Comentários #079 - Todo jogo precisa contar uma história?

Podcast
Gambiarra Board Games
Episódio
GBG Turno de Comentários #079 - Todo jogo precisa contar uma história?
Download
Download
Feed
https://playlistsgambiarrabg.carrd.co/
Duração
  • avatar
    gambiarrabg17/07/23 11:37
    avatar
    gambiarrabg
    17/07/23 11:37
    1225 mensagens MD

    Fala galera, beleza? No 79º episódio do Turno de Comentários, programa do podcast Gambiarra Board Games, Gustavo Lopes recebe Anderson Butilheiro (#LançouRio1808) e Gustavo Fadda (Boards & Burgers) para discutir se todo jogo precisa contar uma história. Conversamos sobre como os jogos podem ser uma narrativa e até onde eles precisam, devem ou podem contar uma história.

    https://i0.wp.com/papodelouco.com/wp-content/uploads/2023/07/gbg_turno_de_comentarios_079.jpg

    Duração:01:13:43

    Ouça o episódio aqui no Ludopedia ou:

    • Em nosso site: https://papodelouco.com/gbg-turno-de-comentarios-079-todo-jogo-precisa-contar-uma-historia/
    • Spotify: https://open.spotify.com/episode/1dO7z08pjLiKzBACrUmamM
    • Assina nosso feed: https://papodelouco.com/como-assinar-o-feed-do-gambiarra-board-games/



    Apoie o Gambiarra Board Games no Catarse: https://www.catarse.me/gambiarra_board_games

    Veja fotos dos jogos que jogamos no Instagram: https://www.instagram.com/gambiarraboardgames

    Segue a gente por lá para ver mais fotos, unboxings, várias paradas maneiras...

    E não esquece de dar aquela voadora no like aqui, seguir a gente pra fortalecer a produção e um forte abraço!

    2
    0
    11

  • Canal

    Veja Também

    Gambiarra Board Games

    Veja Também

    GBG Rodada dos Ouvintes #036 – A realidade do DOFF, Salsicha, Pipoca e Wande...
    GBG Rodada dos Ouvintes #035 - Expectativas para o Diversão Offline 2025
    GBG Ao Vivo #006 - Comentando 100 jogos do 1001 ao 1100
    GBG Jogos que Recomendamos tipo Banco Imobiliário
    Texto - Além dos 1000 jogos

    Comentários:

  • Amaral
    1295 mensagens MD
    avatar
    Amaral18/07/23 13:48
    Amaral » 18/07/23 13:48

    Esse foi um podcast que rendeu uma excelente discussão. Parabéns Gustavo Lopes pelo trabalho.

    Concordo com o Butilheiro que nem todo jogo precisa de ter tema ou história para ser adorado.
    Mas também concordo com o Fadda que um temazinho ali já ajuda bastante na divulgação e no entendimento das regras.

    Eu não gosto de jogos puramente abstratos, como xadrez, dama, gamão e mancala. Mas coloque a mancala num Five Tribes, por exemplo que eu gamo na hora! Por mais que o Five Tribes não seja um exemplo de jogo temático, pois é bem raso nesse quesito, todas as peças, cartas e meeples trazem o tema das mil e uma noites à tona, ajudam muito no entendimento das regras e, consequentemente, deixam o jogo muuuito mais atraente.

    No meu entendimento, o tema são as regras trazidas para o mundo real, fictício ou de fantasia. Pode ser superficial, colado com cuspe ou não. Ex: jogos do Feld.
    Não consegui separar a diferença de história e narrativa no podcast. Entretanto se, ao final da partida, você conseguir contar uma história que tenha alguma conexão com a realidade ou com um universo fictício e as mecânicas corroborarem com a história, você terá uma jogo extremamente temático

    Conforme comentário que deixei no Spotify, gosto muito de jogos temáticos em especial euros temáticos. O Village é um desses jogos especiais que amo de paixão, tenho todas as expansões, kkk!
    Mesmo sendo um euro, Village consegue contar uma história ao longo da partida somente com as ações no tabuleiro e nas cartas, sem nada escrito. É comum as pessoas jogarem narrando a história de sua família. Experiência espetacular!

    3
  • gambiarrabg
    1225 mensagens MD
    avatar
    gambiarrabg18/07/23 14:27
    gambiarrabg » 18/07/23 14:27

    Amaral::Esse foi um podcast que rendeu uma excelente discussão. Parabéns Gustavo Lopes pelo trabalho.

    Concordo com o Butilheiro que nem todo jogo precisa de ter tema ou história para ser adorado.
    Mas também concordo com o Fadda que um temazinho ali já ajuda bastante na divulgação e no entendimento das regras.

    Eu não gosto de jogos puramente abstratos, como xadrez, dama, gamão e mancala. Mas coloque a mancala num Five Tribes, por exemplo que eu gamo na hora! Por mais que o Five Tribes não seja um exemplo de jogo temático, pois é bem raso nesse quesito, todas as peças, cartas e meeples trazem o tema das mil e uma noites à tona, ajudam muito no entendimento das regras e, consequentemente, deixam o jogo muuuito mais atraente.

    No meu entendimento, o tema são as regras trazidas para o mundo real, fictício ou de fantasia. Pode ser superficial, colado com cuspe ou não. Ex: jogos do Feld.
    Não consegui separar a diferença de história e narrativa no podcast. Entretanto se, ao final da partida, você conseguir contar uma história que tenha alguma conexão com a realidade ou com um universo fictício e as mecânicas corroborarem com a história, você terá uma jogo extremamente temático

    Conforme comentário que deixei no Spotify, gosto muito de jogos temáticos em especial euros temáticos. O Village é um desses jogos especiais que amo de paixão, tenho todas as expansões, kkk!
    Mesmo sendo um euro, Village consegue contar uma história ao longo da partida somente com as ações no tabuleiro e nas cartas, sem nada escrito. É comum as pessoas jogarem narrando a história de sua família. Experiência espetacular!

    sensacional comentário Amaral, que bom que a discussão foi bem produtiva e levou a uma reflexão dessa. Realmente a parte da história vs narrativa é algo mto complicado de separar dependendo do jogo, mas na linha do que comentamos, tem jogos que não contam uma história por meio de eventos nem de uma narrativa do próprio jogo, mas formam uma linha de raciocinio, que pra mim é o que compõe a narrativa. Não sei se fez sentido, espero que sim kkk abraço

    3
  • Amaral
    1295 mensagens MD
    avatar
    Amaral18/07/23 15:29
    Amaral » 18/07/23 15:29

    Faz sentido, sim, Gustavo. Valeu! :)

    2
  • vianacassio74
    35 mensagens MD
    avatar
    vianacassio7418/07/23 15:48
    vianacassio74 » 18/07/23 15:48

    Bom tema!!

    Sou fã do podcast, mas esse episódio o tema foi tentar fazer o Butilheiro entender que existem opiniões diferentes da dele. 
    Bora para o próximo, mas esse foi discussão de " Boteco", sem desmerecer.

    3
  • TomDrummond
    21 mensagens MD
    avatar
    TomDrummond19/07/23 11:04
    TomDrummond » 19/07/23 11:04

    Eu curti demais o debate desse podcast. Esperando o próximo com tema "Jogos são a oitava arte?" (de preferência com alguém que desacredite nisso)

    Precisar contar uma história não acho que precise. Eu acho difícil argumentar que a Mancala propôe uma história. Acredito que, frequentemente, as obrigações impostas a um produto servem de incentivo para burlar alguma obrigação. 

    No entanto, tem algo que eu acredito que um jogo deveria ter: sentido (e adoraria ser contrariado com um exemplo). Para que todos possam interagir com o jogo, precisam haver limitações, causas e consequências.

    Pegando o gancho da causa e consequência, eu suponho que seja natural ao cérebro humano organizar uma sequência de eventos em uma narrativa( um agrupamento de acontecimentos que se conectam e cumprem um processo de começo-meio-fim). 

    Nesse sentido, é visível o esforço de alguns jogos (Hanabi, Scout, Stonks) em apresentar na arte e/ou no manual elementos pra facilitar uma narrativa. 

    Agora, eu acredito que todo jogo possa se tornar uma história (ache a definição eu quiser pra o termo história)  a depender da capacidade dos jogadores. Essa história pode estar muito ou pouco ligada as mecânicas do jogo, mas ela aparecerá. Dois gameplays não serão nunca iguais por que as pessoas, o momento ou outros aspectos se modificarão. A história aparecerá de uma forma ou de outra, dependendo mais ou menos das pessoas que estão jogando. 

    3
  • gambiarrabg
    1225 mensagens MD
    avatar
    gambiarrabg19/07/23 12:39
    gambiarrabg » 19/07/23 12:39

    TomDrummond::Eu curti demais o debate desse podcast. Esperando o próximo com tema "Jogos são a oitava arte?" (de preferência com alguém que desacredite nisso)

    Precisar contar uma história não acho que precise. Eu acho difícil argumentar que a Mancala propôe uma história. Acredito que, frequentemente, as obrigações impostas a um produto servem de incentivo para burlar alguma obrigação. 

    No entanto, tem algo que eu acredito que um jogo deveria ter: sentido (e adoraria ser contrariado com um exemplo). Para que todos possam interagir com o jogo, precisam haver limitações, causas e consequências.

    Pegando o gancho da causa e consequência, eu suponho que seja natural ao cérebro humano organizar uma sequência de eventos em uma narrativa( um agrupamento de acontecimentos que se conectam e cumprem um processo de começo-meio-fim). 

    Nesse sentido, é visível o esforço de alguns jogos (Hanabi, Scout, Stonks) em apresentar na arte e/ou no manual elementos pra facilitar uma narrativa. 

    Agora, eu acredito que todo jogo possa se tornar uma história (ache a definição eu quiser pra o termo história)  a depender da capacidade dos jogadores. Essa história pode estar muito ou pouco ligada as mecânicas do jogo, mas ela aparecerá. Dois gameplays não serão nunca iguais por que as pessoas, o momento ou outros aspectos se modificarão. A história aparecerá de uma forma ou de outra, dependendo mais ou menos das pessoas que estão jogando. 

    Excelente sugestão de tema, já deixei anotado pra galera votar! Sobre o sentido, realmente, acho que se o jogo não tem um sentido, dificilmente ele vai ser absorvido

    1
  • tuliobarros
    1766 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros20/07/23 01:20
    tuliobarros » 20/07/23 01:20

    Eu não consegui ver a diferenciação que o @butilheiro queria fazer entre o jogo ter uma narrativa e o jogo contar uma história. Há jogo sem narrativa e com história? Há jogo com narrativa e sem história? Ou narrativa do jogo é a mera descrição de cada passo tomado por cada jogador? Não entendi a distinção. E se é a mera descrição dos movimentos e/ou motivações dos jogadores, Rummikub, Top Letras (Upwords), LHAMA, Nhac Nhac têm narrativas, correto?

    E quando se apontou para a experiência ficou ainda mais confuso, porque não há jogo que não proporcione uma experiência (nem que seja uma ruim).

    Talvez fosse primeiro necessário discutir o conceito de tema, história e narrativa. O tema seria a inspiração/motivação da arte impressa nos componentes? Seria o contexto (pano de fundo / background) do jogo? Eu poderia ter então xadrez com tema de Star Wars ou com tema do Mario? Ou tema e arte são coisas diferentes? Samurai tem tema, arte ou o que seria chamado o conjunto dos elementos gráficos que o compõe? Tirando os barcos, nada fica se relaciona com nosso mundo material. Nem existe ligação clara entre os símbolos, a realidade e o critério de vitória.

    Por que o Hive faz sucesso? Pelo desenho dos insetos? Pelo material (experiência táctil)? Pela relação entre imagem da peça e seu movimento? Por ser capaz de ser jogado dentro duma piscina?

    Dito isso, não acho que um jogo precise ter elementos novelescos ou romanescos sobre um herói, uma civilização ou um povo. E dificilmente ele não terá arte (mesmo porque ele é uma expressão artística). Entretanto, o jogo também é um objeto lúdico, um objeto de prazer, um produto de consumo. E, por essas lentes, ele precisa cativar o jogador-consumidor, logo, ele precisa ser atrativo em todas as esferas. Afinal de contas, o que impulsiona o mercado de jogos de tabuleiro?

    Concordo muito com o @gustavofadda sobre o tema ajudar a contar as regras, coincidentemente já escrevi sobre isso aqui: https://ludopedia.com.br/topico/28083/tema-o-narrador-das-regras

    3
  • tuliobarros
    1766 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros20/07/23 02:01
    tuliobarros » 20/07/23 02:01

    TomDrummond::No entanto, tem algo que eu acredito que um jogo deveria ter: sentido (e adoraria ser contrariado com um exemplo). Para que todos possam interagir com o jogo, precisam haver limitações, causas e consequências.

    Pegando o gancho da causa e consequência, eu suponho que seja natural ao cérebro humano organizar uma sequência de eventos em uma narrativa( um agrupamento de acontecimentos que se conectam e cumprem um processo de começo-meio-fim).


    Lembro de jogos que você não tem poder de decisão:
    Escadas e Serpentes
    Jogo da Vida
    Bingo

    Há outros que a única decisão que você toma é "jogar":
    Roleta
    Cara ou Coroa

    Pouco provável que haja algo que não seja possível dar algum sentido a qualquer atividade humana. Porém, dá para listar muito jogo que não há uma relação muito clara entre nossas decisões e o resultado final do jogo. Sim, Mestre das Trevas!, Dixit, Rory's Story Cubes, Histórias Sinistras...

    1
  • moraesevo
    257 mensagens MD
    avatar
    moraesevo21/07/23 11:59
    moraesevo » 21/07/23 11:59

    TomDrummond::Eu curti demais o debate desse podcast. Esperando o próximo com tema "Jogos são a oitava arte?" (de preferência com alguém que desacredite nisso)

    Precisar contar uma história não acho que precise. Eu acho difícil argumentar que a Mancala propôe uma história. Acredito que, frequentemente, as obrigações impostas a um produto servem de incentivo para burlar alguma obrigação. 

    No entanto, tem algo que eu acredito que um jogo deveria ter: sentido (e adoraria ser contrariado com um exemplo). Para que todos possam interagir com o jogo, precisam haver limitações, causas e consequências.

    Pegando o gancho da causa e consequência, eu suponho que seja natural ao cérebro humano organizar uma sequência de eventos em uma narrativa( um agrupamento de acontecimentos que se conectam e cumprem um processo de começo-meio-fim). 

    Nesse sentido, é visível o esforço de alguns jogos (Hanabi, Scout, Stonks) em apresentar na arte e/ou no manual elementos pra facilitar uma narrativa. 

    Agora, eu acredito que todo jogo possa se tornar uma história (ache a definição eu quiser pra o termo história)  a depender da capacidade dos jogadores. Essa história pode estar muito ou pouco ligada as mecânicas do jogo, mas ela aparecerá. Dois gameplays não serão nunca iguais por que as pessoas, o momento ou outros aspectos se modificarão. A história aparecerá de uma forma ou de outra, dependendo mais ou menos das pessoas que estão jogando. 

    Eu tinha um pensamento parecido com esse, Tom. Mas, pelo que entendi ao final do episódio, é que isso seria a narrativa criada pelos jogadores no jogo. O que entedi, do que @butilheiro falou, é mais sobre o jogo contar realmente uma história (talvez como um filme com início, meio e fim).

    2
Responder
  • 1(current)
  • 2
GBG Turno de Comentários #079 - Todo jogo precisa contar uma história?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.