Post original: https://www.boardseyeview.net/post/cartolan-trade-winds
Em
Cartolan: Trade Winds, de Tom Wilkinson, 2 a 4 jogadores partem de sua ilha natal para explorar os mares, encontrar terras estrangeiras e estabelecer rotas comerciais. É um jogo de colocação de peças onde você colocará novos ladrilhos de acordo com a borda do ladrilho que você está atravessando (mar ou a terra) e, à medida que o jogo avança, os jogadores constroem coletivamente seu mapa compartilhado.

Cada um de vocês começa com um meeple de aventureiro e uma carta de personagem que define as habilidades especiais de seu aventureiro. Existem habilidades especiais também nas cartas de cultura e manuscrito que você pega com meeples aventureiros. Na sua vez, você colocará ladrilhos para explorar e poderá mover seu seguidor sobre a água, desde que esteja na direção do vento (indicado em um canto de cada ladrilho). O objetivo é ganhar seda negociando com portos, mas a seda só conta para sua pontuação quando você a deposita em uma cidade; quando está com o seu aventureiro, pode ser um alvo para a pirataria de outros jogadores...

Você pode dispor estalagens para lhe dar movimento adicional, embora em uma disjunção temática as estalagens possam ser colocadas em ladrilhos do mar. Outros jogadores podem usar suas estalagens, mas precisam pagar uma seda pelo privilégio. Seda em estalagens também pode torná-las mais um alvo para ataques de piratas que podem roubar a seda e colocar a estalagem saqueada fora de ação.

Você não está limitado a apenas um aventureiro - os jogadores podem ter até quatro, embora cada aventureiro extra tenha um preço exorbitante de 10 sedas. À medida que mais aventureiros entram em jogo, o jogo aumenta o ritmo à medida que os jogadores coletam a seda de suas rotas comerciais. Para vencer, você só precisa ter depositado 15 sedas a mais do que qualquer outro jogador, então você precisa ter cuidado para que ninguém esteja correndo na frente. Se ninguém alcançar a margem de vitória ou atingir 100 sedas acumuladas, a vitória vai para o jogador com mais sedas quando as peças do mapa acabarem. Em nossas partidas do protótipo aqui no Board's Eye View, descobrimos que os jogadores tendiam a evitar que os oponentes abrissem grande vantagem, de modo que a maioria das vitórias era determinada quando as peças acabavam.
Gostamos especialmente das regras de pirataria em
Cartolan. Se um jogador acumulasse uma grande quantidade de seda não depositada, isso o tornaria um alvo suculento para a pirataria. Claro, um ataque pirata bem-sucedido significa que o próprio pirata é um alvo atraente - por isso, muitas vezes descobrimos que um ato inicial de pirataria levava a uma cascata de ataques, o que certamente aumentava a diversão do jogo. Embora os ataques não sejam uma conclusão precipitada: o sucesso ou o fracasso é determinado ao jogar pedra/papel/tesoura - embora algumas das habilidades especiais nas cartas de personagem e manuscrito possam distorcer o resultado pedra/papel/tesoura a favor do jogador. .
Aproveitamos nossas primeiras viagens com o protótipo de
Cartolan, e precisaremos aguardar o lançamento do jogo no Kickstarter.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.