Cara, parabéns pelo vídeo e pela analise comedida.
Meu problema não é com o preço dele, se ele fosse um produto premium de verdade, ok, existem outros jogos premium por ai e quase todos eles são caros, ainda mais caros quando tiram o passaporte brasileiro.
O meu problema com esse produto é que ele não é premium.
E eu vou ignorar o fato dele vir incompleto, afinal caixas vazias já foram vendidas por preços não muito distantes.
Pra mim o jogo premium tem que ser premium/deluxe quando está na mesa, não quando está parado na estante. Esse jogo vem um insert de papel que você talvez precise colar pra ele não desmontar....isso só já é absurdo pra um produto que se vende como uma experiência diferenciada. Ele trocou algumas cartas por tiles e adicionou um "tabuleiro" para elas, e isso é tudo. Na mesa, montado, ele não diz que é um jogo premium. Pra isso teria que ter no mínimo as miniaturas que são outra coisa que ficaram e fora e não devem vir pro Brasil, po, no mínimo.
Eu tenho jogo aqui que eu paguei caro por edições melhores, como o proprio Flamecraft Deluxe que saiu praticamente o dobro do que eu pagaria no normal. No entanto, quando ele tá na mesa eu vejo o dinheiro investido durante todo o tempo da partida. Componentes de recursos diferenciados, miniaturas, moedas de metal e um insert que realmente facilita a preparação do jogo, entre outras coisas que fazem parte até da versão retail. Olhem um Ticket to Ride Europa Deluxe como outro exemplo, é muito evidente a diferença entre ele e a versão normal, tem pouco conteúdo extra mas tenta se justificar com um valor de produção muito maior. É realmente algo que impressiona na mesa, enquanto que Agricola 15 Anos continua parecendo Agricola, só que uma caixa maior...cartinhas extras não me convenceram.
O Agricola 15, pra mim, é produto desenvolvido sem o mesmo cuidado que se espera na produção de qualquer jogo premium nos dias de hoje. E nem precisa ser premium, meu honey buzz é retail e é um jogos jogos mais bonitos que eu tenho, você percebe o capricho. Já paguei mais caro em jogos do que custa o Agricola 15 Anos, mas são jogos que com facilidade eu consigo ver o valor presente na produção, sem entrar no merito do jogo em sí.
Pra deixar claro, não estou falando mal da galapagos, não estou criticando eles, estou criticando quem idealizou e executou o produto, a galapagos só trouxe e precificou - imagino eu - da mesma forma que ela precifica tudo. Talvez essa versão, da maneira como foi idealizada, faça sentido em outros mercados como o europeu, onde talvez a exigência quanto a produção deluxe seja diferente, mas aqui no Brasil, onde se paga realmente muito caro, o produto deveria ser melhor sim ou mais barato. Também não estou criticando quem compra não, sou fã do Agricola e Uwe é um dos meus designers favoritos, se não for o favorito e eu pagaria até mais caro que isso se fosse algo que realmente fosse condizente com produto. Não estou tentando mensurar ou diminuir o valor que ele possa ter para as outras pessoas, então, caso não esteja implícito: pra mim isso não vale o espaço que ocupa.