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Os falantes de espanhol não terão problemas para identificar o tema deste leve jogo família da editora espanhola 2Tomatoes:
Rocódromo significa 'parede de escalada' e neste jogo, criado por Toni López, os 2-4 jogadores competem para ser o primeiro a chegar ao topo de uma parede de escalada.
Com arte de Sergi Marcet,
Rocódromo é um jogo colorido que se joga em um tabuleiro modular e, portanto, variável, montado em um suporte vertical de papelão com seis dos oito ladrilhos dupla face fornecidos. Sua apresentação em 3D aumenta o apelo impressionante da mesa onde está montado. Os jogadores começam com dois tokens de mosquetão e há um mercado aberto de 20 tokens de corda: quatro de comprimentos ascendentes em cada uma das cinco cores usadas na parede de escalada.
No seu turno, você pode se preparar ou escalar. Para preparar, basta escolher uma cor de corda e pegar a corda mais curta disponível nessa cor. Para pular um tamanho e pegar o próximo mais longo, coloque um mosquetão na(s) corda(s) que está pulando. Qualquer um que subsequentemente pegar aquela corda também receberá o token do mosquetão (e pode haver mais de um token em uma corda). Você não pode ter mais de três cordas preparadas, embora se você já tiver três cordas, pode descartar uma para pegar outra.
Para executar a ação Escalar, você identifica o buraco vazio ao qual deseja subir e escolhe uma das cordas que preparou. A corda tem que ser da cor do buraco para onde você quer passar. A regra principal é que você não tem permissão para medir a distância entre os orifícios; você não tem permissão para encostar a corda na parede para verificar se está no comprimento certo.
Rocódromo é um jogo que visa principalmente reforçar as habilidades de estimativa dos jogadores: um componente central da matemática do ensino fundamental. Somente depois de selecionar sua corda, você poderá testar se ela tem o comprimento certo para conectar seu buraco inicial e alvo: começando do buraco da posição atual do escalador, os dois buracos precisam ser completamente cobertos e sem que a corda exceda a seção de cor do buraco que você está tentando alcançar. Acerte e você completa a subida, movendo seu token de escalador. Entenda errado e seu escalador permanecerá parado. Em ambos os casos, o cabo é devolvido à sua posição original no abastecimento.
Como
Rocódromo é principalmente um jogo infantil, existe um mecanismo de recuperação para um jogador que falhar em uma ação de Escalada e estiver em último lugar (posição mais baixa na parede de escalada): você pode realizar uma ação compensatória de Preparar e pode pegar outra corda - embora não seja aquela que você acabou de descartar.
Rocódromo é um jogo simples de 10 a 15 minutos que as crianças em idade escolar podem desfrutar e que tem um elemento educacional para ajudar a aprimorar as habilidades de estimativa. Como você pode fazer dois movimentos de Escalada por vez, vale a pena planejar com antecedência - na medida em que Rocódromo também é uma introdução fácil à 'programação' de jogos. E o elemento educacional não prejudica a diversão: as crianças vão adorar avançar seus escaladores na parede montada verticalmente. 2Tomatoes fez um bom trabalho na produção do jogo: gostamos especialmente da maneira como os tokens de alpinista são projetados para que se encaixem nos buracos na parede de escalada. As crianças mais novas podem precisar de ajuda para montar o tabuleiro.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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