Engraçado, eu acabei de ouvir o cast com o feat. do Paulo e aqui está o cast do Cascadia... Tem um jeito de sincronizar essas postagens, não, seu Bruno?
Mas falando sobre o Cascadia, ele fez muito jus para ganhar o Spiel. Eu consigo ensinar para qualquer pessoa, se já passou dos 7 anos e se ainda possui as faculdades mentais, ela aprende a jogar: as regras são facílimas (daria para virem impressas na caixa) e os desafios não te deixam sem ter o que fazer.
Enquanto Calico e Sagrada tem um grid que te limita e você fica torcendo por uma peça que não vem, em Cascadia é um puzzle do tamanho e forma que você quiser, em duas camadas: os terrenos e os animais.
Sobre o jogo para dois jogadores: eu curto e minha esposa também! Aliás, ela quer bem visitar agora o oeste dos EUA e Canadá depois de descobrir sobre a região. Quanto a essa questão de marcar mais o adversário, acho que não dá muito, sabe? Tem tanto caminho para seguir e pontuar que é muito difícil bloquear de verdade. E se a outra pessoa tiver uma pinha, dá para limpar tudo ou pegar em colunas diferentes o que interessa.
Em vez de falar de Carcassonne, eu imaginava que vocês falariam de Suburbia, porque cada um fica muito no seu quadrado. Carcassone é muito interativo e até um pouco agressivo.
Parabéns pela referência ao Planet -- que é um ótimo jogo!