Post original: https://www.boardseyeview.net/post/t%C3%A9los
Criado por Adrie Drent, com arte de Tristan Rossi,
Télos é um jogo de cartas para 3-6 jogadores onde a única vaza que realmente importa para cada mão é a última, e você não quer ganhar essa vaza. Isso porque você marcará pontos por aquela vaza igual ao valor da carta que jogou que venceu a vaza, e o jogo é perdido pelo primeiro jogador a acumular 32 pontos - todos os outros são declarados vencedores em conjunto.
Télos tem como tema os deuses gregos, mas o tema é mais decorativo do que intrínseco ao jogo. É jogado com oito conjuntos de cartas numeradas de 1 a 13. Você pode ficar tentado a pensar nelas como naipes, mas elas não são - suas cores diferentes não importam, elas estão lá apenas para ajudá-lo a distinguir os conjuntos durante a preparação do jogo: você só usa todos os oito conjuntos para um jogo de seis jogadores; você tira um conjunto para cada contagem de jogadores abaixo de seis, então você usará apenas cinco conjuntos em um jogo de três jogadores.
A primeira rodada é jogada com uma mão de sete cartas (portanto, sete vazas), mas se a carta que ganhou a última vaza for maior que 7, o número de cartas distribuídas a cada jogador é aumentado para corresponder a esse número. Quando uma carta é lançada, o próximo jogador deve corresponder a essa carta ou ser maior que a carta anterior jogada. Se você não conseguir igualar ou vencer aquela carta, você deve jogar a carta de menor valor em sua mão. Isso estabelece uma dinâmica interessante: você vai querer ficar com a carta mais baixa possível para a última vaza importante, mas se os outros jogarem cartas altas que você não pode acompanhar, você será forçado a descartar suas cartas de menor valor.

Existem algumas regras especiais que aumentam a diversão e as táticas. Você não pode fazer isso na primeira ou na última vaza da rodada, mas se tiver várias cartas, poderá jogá-las juntas. Se um jogador lidera com três 6s, então todas as três cartas jogadas pelo próximo jogador devem ser 6 ou mais. Se você não puder pelo menos combinar todas as três cartas, terá que jogar as três cartas mais baixas da sua mão; você não pode jogar uma carta mais alta e apenas duas mais baixas: portanto, jogar múltiplas é uma ótima maneira de retirar as cartas de menor valor de outros jogadores para ficar em uma posição melhor do que não ganhar a vaza final.

As outras regras especiais dizem respeito às cartas de Zeus. Estas não têm número, mas são considerados iguais à carta anterior jogada. Você não pode liderar com uma carta de Zeus, a menos que seja a última rodada, mas se você vencer a última rodada com uma carta de Zeus, isso o prejudicará com 20 pontos incapacitantes. As seis cartas de Zeus no baralho exibem símbolos diferentes e, opcionalmente, você pode jogar com elas, cada uma impondo seus efeitos de mudança de jogo. As regras também sugerem a opção de jogar com um 'Truque Divino': uma carta virada para baixo para cada jogador que ele pode trocar por uma carta em sua mão. Isso introduz uma aposta adicional de sorte na mistura.
Télos aprende rápido e nossas partidas geralmente não levam mais de 20 minutos - um tempo de aprendizado e jogo que deixaria até Hermes satisfeito. A Jolly Dutch fez seu bom trabalho de sempre com a produção do jogo - colocando-o em uma caixa de bolso, então este é um jogo que você pode levar para qualquer lugar para começar a jogar.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.