Tenho os dois jogos e várias partidas jogadas de ambos.
PLAYER COUNT
Em casa o Quest for El Dorado vê mais mesa, porque exige menos jogadores para funcionar, roda bem com 2 (cada um controle 2 meeples), 3 e 4 jogadores.
O Colt Express, na minha opinião, precisa de 4 pessoas, mas de preferência 5 ou 6 pra ser caótico. Ele é um jogo caótico, é a proposta. Obs.: nunca testei o jogo com 3 jogadores, acho que fica ruim.
SORTE
El Dorado é menos dependente de sorte. É um "mini" deck building de fácil aprendizado, atrai os novatos.
No Colt Express a sorte tem maior impacto, pois você programa a tua ação, mas mesmo que "conte" as cartas usadas pelos adversários, impossível prever as jogadas com precisão.
MECÂNICA DE AÇÃO PROGRAMADA DO COLT EXPRESS E O JOGO CAÓTICO
A ação programada do Colt Express da tensão em determinado momento da partida que uma carta bem ou mal programada pode decidir o rumo do jogo. Não sei se já assistiu gameplays, mas uma coisa que acontece muito em mesa com jogadores familiarizados com a malícia do jogo, é disputa pela maleta / diamantes. Você calcula pegar a maleta / diamante e do nada leva um soco não calculado. Coisas assim rendem muitas risadas.
PODERES ASSIMÉTRICOS DO COLT EXPRESS
Colt Express, se jogado com os poderes assimétricos e com baralho sujo (tiros que você leva sujam seu baralho) fica ainda mais divertido.
REJOGABILIDADE
Em termos de rejogabilidade (leia-se cenários diferentes), Colt é decente, dá pra jogar muito, muito mesmo, antes de enjoar, mas El Dorado é absurdamente superior com o número de mapas que dá pra criar. E na comunidade tem várias sugestões de mapas.
MODO SOLO DO EL DORADO
El Dorado tem um modo solo da comunidade que funciona. É legal, joguei duas vezes, mas não farei isso de novo, não é a proposta.
DIVERSÃO
Em termos de diversão, risada e resenha, fico com Colt Express.
JOGO BONITO NA MESA
Na mesa os dois jogos ficam bem bonitos, mas se for pra eleger um, o Colt ganha por causa do trem em 3D, é lindão.
ESPAÇO PRA JOGAR
El Dorado exige uma mesa espaçosa pra jogar com certo conforto, o mapa é muito grande e ainda tem as cartas do mercado e os espaços individuais dos jogadores.
PRA QUEM É O COLT EXPRESS?
Pra quem gosta de jogar em galera e aceita ser derrotado miseravelmente sem ficar bravinho. É inevitável que em qualquer partida alguém vai estar vencendo (dá pra ter noção mesmo com os objetos furtados virados pra baixo) e do nada ele leva soco, tiro, é jogado pro vagão do lado e perde a liderança.
PRA QUEM É O QUEST FOR EL DORADO?
Pra quem gosta de um jogo mais sóbrio e nada caótico. Dá pra jogar com a esposa, com amigos e com os pais, numa pegada leve. As partidas de El Dorado aqui em casa, em mesa cheia, sempre tem um, as vezes dois, que ficam bem pra trás quando já completamos uns 70% ~ 80% da corrida, isso pode ser desanimador para alguns, que jogam pra "cumprir tabela" até o primeiro colocado chegar em El Dorado. Isso se dá, majoritariamente, pela malícia de quem sabe fazer o deck building, saber a hora e o que comprar e saber a hora de desfazer a mão. Jogadores iniciantes tem dificuldade em entender que é necessário limpar a mão pra não ficar travado em alguns espaços do jogo.