Post original:
https://waytoomany.games/2021/12/13/empyreal-spells-steam-is-the-most-vibrant-train-game-on-the-market/
Instagram: https://www.instagram.com/waytoomanygames/
Trens: um tema de jogos de tabuleiro populares como
Ticket to Ride,
Age of Steam,
Railroad Ink: Edição Azul Profundo e
Russian Railroads. Afastei-me bastante do tema, pois acho os jogos tematicamente secos. Então veio
Empyreal: Spells & Steam da Level 99, que por algum motivo sentiu que o que faltava nos jogos de trem de construção de rotas eram personagens de anime e magia. Sempre que vejo artes de anime ou trens em um jogo de tabuleiro, fico imediatamente desligado. No entanto, a Level 99 Games me converteu oficialmente.
Empyreal: Spells & Steam é um jogo para dois a seis jogadores projetado por Trey Chambers, o homem por trás de
Argent: The Consortium. Cada jogador assume o papel de diferentes ferrovias procurando reunir recursos codificados por cores do tabuleiro e devolvê-los às cidades coloridas correspondentes. Quanto mais mercadorias os jogadores pegarem de uma vez, mais pontos serão concedidos a eles pela cidade na forma de peças de demanda. O cerne do desafio do Empyreal é que os bens nunca são abundantes e os jogadores estão competindo pelos mesmos recursos, criando uma economia de ação rígida.
Apesar do tamanho da caixa e do número de componentes,
Empyreal: Spells & Steam é um jogo muito mais fácil de aprender do que parece à primeira vista. Os jogadores realizam ações movendo seu trabalhador pelos espaços do tabuleiro. Cada tabuleiro de jogador é dividido em várias seções. O banner superior é uma referência útil ao jogador e seu Mana disponível. Abaixo estão as peças individuais para o condutor e outros membros da equipe que fornecem habilidades especiais. As caixas com estrelas brancas à direita da equipe contratada são espaços para as fichas de Demanda concedidas pelas cidades quando as mercadorias são entregues.
A trilha e a grade abaixo influenciam o que os jogadores podem fazer na sua vez. Os espaços circulares acima da grade são os espaços de colocação do trabalhador para o trabalhador singular do jogador, representando seu condutor de trem. O primeiro espaço que um jogador move é gratuito, enquanto todos os subsequentes custam mana. Os vagões em cada coluna indicam as ações que o jogador pode realizar quando seu trabalhador estiver no espaço acima da coluna. Não muito diferente do movimento dos trabalhadores, a primeira ação (a mais alta) é gratuita. Se os jogadores quiserem usar ações adicionais de vagões nessa coluna, eles terão que pagar mana adicional. A habilidade mais comum é adicionar um trem a um espaço no tabuleiro, combinando a cor da ação do vagão.

Na sua vez, os jogadores realizam uma única ação que pode ser a ação de movimento do trabalhador descrita acima, chamada de Mover. Alternativamente, eles também podem escolher entre duas outras ações: Administrativo e Transferência. A ação Administrativa permite que os jogadores restaurem sua mana, preparem a habilidade de um membro da equipe (se já tiver sido usada) e adicionem um novo vagão ao tabuleiro. Por fim, a habilidade Transferência permite que os jogadores saltem sobre outro jogador, cidade ou espaço, dependendo da quantidade de Mana que o jogador gasta.
O sexto e último espaço na trilha do trabalhador é chamado de Fim da Linha. Quando a peça do trabalhador atinge esse espaço, eles executam a ação de pegar e entregar. Para fazer isso, o jogador seleciona um dos recursos coloridos em que possui figuras de trem e os entrega à cidade correspondente, somente se tiver um trem adjacente à cidade. Cada cidade tem um conjunto de peças de demanda que serão dadas aos primeiros jogadores que conseguirem coletá-las com base no número de recursos entregues por vez. Estes são dados aos jogadores que entregam dois, três ou quatro recursos correspondentes de volta à cidade e dão ao jogador pontos adicionais no final do jogo. No entanto, cada cidade tem apenas um número limitado de blocos de demanda disponíveis, portanto, o primeiro a chegar é o primeiro a ser atendido. Depois que as demandas de uma cidade são atendidas, elas desaparecem.

Como os jogadores estão competindo pelos mesmos espaços e recursos, a chave para a vitória é escolher quais recursos você deseja e mover-se o mais rápido possível para expandir e chegar ao Fim da Linha para poder entregar suas mercadorias. Chegar ao Fim da Linha antes de qualquer outra pessoa também significa gastar Mana de forma mais agressiva do que os outros jogadores, o que é uma maneira fácil de ficar sem seu recurso mais valioso em um momento inoportuno. Obter mais mana logo no início é uma ótima maneira de se antecipar ao fator limitante.
Empyreal: Spells & Steam termina quando um jogador coleta o número necessário de peças de demanda; seis peças para dois a três jogadores, cinco peças para quatro jogadores e quatro para cinco ou mais jogadores. Vence o jogador que tiver mais pontos combinados entre as fichas de Demanda e o número de recursos coletados ao longo da partida.
Esse jogo é lindo, ainda mais para quem pegou os componentes atualizados do Kickstarter ou como um add-on. Independentemente da versão que você possui,
Empyreal: Spells & Steam tem uma presença de mesa impressionante. Não é segredo que adoro jogos que fornecem vários componentes imersivos, como
Kingdom Death: Monster e
Tainted Grail: A Queda de Avalon; e quando um jogo que eu realmente gosto não é tão envolvente, eu faço o que for preciso para corrigir isso. Mas em todos os jogos onde aprecio esse nível de excesso de detalhe, a jogabilidade em si é expansiva e complexa. No caso de Empyreal, a experiência de jogo é muito mais curta e muito mais simples do que acredito que esse nível de qualidade de produção mereça.

Embora eu certamente aprecie o nível de cuidado dedicado ao design dos componentes e arte em Empyreal, não é um jogo barato e o nível de produção é claramente uma das razões pelas quais o preço é tão alto. Em vez de simplesmente codificar por cores os componentes para cada ferrovia jogável, a Level 99 Games foi um passo além e criou moldes separados para cada ferrovia, resultando em oito designs de trem exclusivos. Os inserts incluídos na caixa também conseguem tornar o armazenamento, a preparação e a desmontagem uma brisa absoluta. Não posso deixar de imaginar o quanto Empyreal: Spells & Steam poderia ser mais acessível sem esse nível de detalhe. Para ser claro, não estou reclamando da quantidade de amor que foi colocado no design do Empyreal, mas por $ 90 para o jogo base, eu gostaria que houvesse maior profundidade no jogo ou componentes degradados para reduzir o custo do jogo. Um nível apropriado para o nível de jogo que oferece.
Mas a superprodução é de longe minha maior reclamação sobre
Empyreal: Spells & Steam. É desnecessariamente caro cobrir os custos do nível de qualidade. Mas absolutamente vale a pena. Também mencionei que não é um jogo muito profundo ou complexo e mantenho isso. No entanto, isso não o torna menos divertido.
Com a expansão
Empyreal: As Above, So Below, pode ir até um total de oito jogadores. Eu normalmente acho que qualquer jogo com quatro ou cinco jogadores introduz muito tempo de inatividade entre os turnos, mas a estrutura de uma ação por turno mantém o jogo se movendo muito rapidamente até mesmo para seis jogadores. Foi só com sete ou oito que comecei a sentir que havia muito tempo entre as rodadas. Mesmo assim, a velocidade dos jogadores se revezando e potencialmente roubando mercadorias debaixo de seus pés mantém o jogo tenso e emocionante entre os turnos.
Em sua essência,
Empyreal: Spells & Steam é um jogo de construção de rede no estilo europeu que exige que os jogadores criem estratégias e otimizem suas ações com eficiência a cada turno. Decisões ruins no início do jogo têm o potencial de atrasar demais o jogador para ser uma ameaça para seus oponentes. No entanto, os poderes da equipe do Empyreal oferecem aos jogadores amplas ferramentas que os ajudarão a mitigar os erros do início do jogo, permitindo que eles peguem mercadorias adicionais, coloquem trens adicionais, reduzam os custos de Mana ou até mesmo façam um turno adicional. Essas habilidades, e a facilidade de obtê-las, tornam o Empyreal uma experiência mais indulgente, preservando sua alma europeia, permitindo aos novos jogadores um jogo introdutório mais confortável.
Empyreal: Spells & Steam é um jogo muito bom. Na verdade, ele entrou facilmente no meu top 10. Simultaneamente, pode ser um pouco euro demais para jogadores principalmente “Ameritrash”, mas não aleatório o suficiente para jogadores euro. No entanto, o design é uma maravilhosa fusão de peso médio dos dois; oferecendo uma tomada de decisão desafiadora enquanto permanece fácil de acessar para novos jogadores sem entrar no território de “jogo de entrada”. Tornou-se um dos meus jogos preferidos para jogar com jogadores de todos os níveis de habilidade e ainda não fiquei entediado com ele. A luta tensa por recursos é sentida independentemente da contagem de jogadores ou nível de habilidade. Uma experiência tão completa só pode ser descrita como o resultado do domínio do design de jogos de Trey Chamber e do trabalho meticuloso de amor à sua criação.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.