Dessa vez vamos falar de Botanik, um jogo lançado em 2021, pela Space Cowboy, pelo trio de designers Frank Crittin, Grégoire Largey, esses anteriomente citados trabalham constantemente em dupla, com alguns títulos famosos como Bit Box, Ankhor e Hagakure, e por ultimo temos Sébastien Pauchon, o mais conceituado dos 3, na qual participou também de Ankhor, e estrelas internacionais como Jaipur e Jamaica, e vale ressaltar o mais atual, Sobek de 2 Jogadores. Com esse grupo, podemos ver que eles costumam acertar a mão em jogos de 2 jogadores, e com Botanik não foi diferente, mas vamos para a sua análise.
Nessa análise iremos pegar como base a edição da Space Cowboys.
Começando, iremos falar de sua Caixa e seu Insert.
Positivos:
- A caixa possuí uma gramatura e impressão boas.
- Seu insert é firme e bastante funcional, mesmo que aparenta os tiles ficarem soltos, o tabuleiro que vem por cima segura bem os componentes.
- O tamanho de caixa é ideal para os seus componentes, não sendo nem muita grande. nem muito pequena.
- O insert foi pensado com espaços para facilitar a retirarem dos componentes.
- Seu tamanho é bem confortável para leva-lo contigo para outros lugares, não chega a ser muito portátil, mas em um espaço maior de uma mochila vai tranquilo.
- O jogo já vem todo destacado, sem nenhum punch board de fábrica, isso é bom pois evita danos no destaque das peças.
Negativos:
- Não chega a ser um ponto negativo, mas o insert chegaria em seu máximo de excelência com aquelas tampas plásticas que vão por cima, por mais que acomode bem, se movimentada muito, as primeiras peças ainda tendem a sair do lugar.
- O estilo da ilustração é bem caricato, colorido e único, o que agrega em muito na personalidade do universo proposto pelo jogo.
- O design é totalmente visual, dispensando totalmente os textos, e mesmo assim se comunica muito bem em como cada peça se encaixa e pontua.
- O padrão cinza das peças é ótimo para o contraste necessário das cores, e ainda ambienta bem um laboratório em um mundo apocalíptico.
- O tabuleiro central divide e segmenta muito bem as áreas, tanto em dimensão como em compreensão.
- As peças iniciais possuem um fundo diferente, algo ótimo para facilitar sua localização tanto no setup, quanto para separa-las ao fim da partida.
- A sacada do tabuleiro fechado simular um livro de anotações, foi muito bem aplicado tematicamente.
Negativos:
- Por ser um jogo que depende tanto da cor como da forma, ele não é amistoso com daltônicos, pois não há nenhum símbolo ou detalhe nas peças, que te faça diferir um grupo de cor do outro, se não suas próprias cores originais.
Neutros:
- Seria muito interessante tematicamente se cada cor tivesse um estilo e padrão diferente, para assim transmitir uma personalidade única da cor, mas as regras não permitiram que o ilustrador brincasse com isso, já que as formas iguais é algo crucial para que o jogo funcione.
- Tanto as peças quanto o tabuleiro, possuem uma ótima gramatura, acabamento e impressão.
- As peças, e o tabuleiro possuem pontas arredondadas, o que já ajuda na preservação das peças.
- A peça de first player em resina é linda e bem temática, e a sacada de lados diferentes no vice e versa é genial, pois ela faz alusão a arte das peças iniciais de cada jogador.
Negativos:
- Seu tabuleiro é um de dobra clássica, como todo tabuleiro que é assim, ele irá tender a desgastar o vinco do meio com o tempo, e dificilmente ficará plano na mesa.
- Possuí 2 manuais que estão em línguas diferentes , em Francês e Inglês, o francês se deve ao idioma principal da filial da editora, a Space Cowboys.
- O manual é bem ilustrado, sucinto, e bem diagramado, e por estar divididos em tópicos bem destacados, é fácil de se achar algo em caso de dúvida especificas.
- Seu tamanho e gramatura é okay, e sua impressão é boa.
Negativos:
- Pelo seu tamanho, não vi a necessidade de terem dividido em dois manuais, poderiam muito bem ter unificados os dois, e separados por uma capa sinalizando a variação linguística.
- É um jogo que te dá uma certa flexibilidade, para consertar uma ou outra jogada ruim durante a partida.
- É um jogo fácil de se acompanhar o progresso do outro jogador, e com isso te permite enxergar boas jogadas de block, ou para dar aquela atrapalhada, mas nada muito mortal, mais aquele incomodo preciso, que irá te fazer dar uns pulos em sua estratégia.
- É um jogo que te permite tanto estratégias a curto ou longo prazo, e até improvisos, contado com a sorte, da renovação das peças no mercado.
- Os cientistas, são uma ótima mecânica para balancear alguns blocks, que acontecem durante o jogo.
Negativos:
- Por mais que ele deixe uma flexibilização ao colocar as peças, isso pode ser um pega mortal, que se posicionado umas duas vezes erradas, isso irá lhe arrastar para o declínio de seus pontos.
- Sem atenção tanto no seu jogo quanto do outro, ele pode ser bem punitivo ( Isso pode ser visto como um ponto positivo também ).
- Por mais que ele tenha sempre 3 opções de mercado, ele ainda irá contar com um pouco de sorte na renovação das peças, pois o jogo te permite um block muito fácil vindo do adversário por peças abertas no turno dele, e isso ainda sem atrapalhar em muito o seu próprio jogo.
- O jogo dificilmente vai durar no tempo, ou abaixo do que a caixa indica, mas nunca muito além de 30 a 35 minutos.
- Como todo jogo de juntar coisas iguais, sempre vai ter aquele embaralhamento mais delicado, para conseguir separar bem os grupos de cores, para partidas seguintes.
E com isso concluímos nossa analise de Botanik, um excelente pedido para agregar no seu acervo de 2 jogadores, é aquele jogo bonito, que desperta curiosidade, e pelo menos por aqui, sempre arrancou elogios e vontade de replay.
Mesmo sendo um dos meus que já entrou na prateleira dos favoritos, busquei apontar todos os seus pontos positivos e negativos que pude perceber, para que você ai do outro lado da tela, possa decidir por si só, se esse jogo cabe ou não em suas jogatinas.