Dessa vez vamos falar de Hanamikoji, um jogo de 2013, exclusivo de 2 jogadores, do designer japonês, Kota Nakayama, na qual internacionalmente ele possuí só esse título, lançado pela Emperor S4.
Nessa análise, iremos falar como base na primeira edição lançada pela Emperor S4.
- A caixa possui uma boa gramatura e impressão, com um insert minimamente funcional e com arte impressa.
- A caixa e o insert comportam o jogo sleevado.
- O tamanho da caixa é bem portátil e leve, o que o torna de fácil transporte.
Negativos:
- Acho que o único ponto negativo que vale ressaltar é sua impressão na cor branca ao redor, isso em caixas com o tempo irá pegar muita sujeira e amarelar,
como todo caixa branca, que só é bonita mesmo dentro da loja e lacrada.
Vamos falar um pouco de sua arte e design agora...
Neutros:
- As cartas de mestras possuem o fundo somente com as artes, o que é bonito de se ver, mas na prática não funciona tão bem para o gameplay, já que deixa de ter o número da quantidade de cópias das cartas, que existem no baralho de itens, relacionados com aquela mestra, algo que a longo prazo e jogadores repetidos, deixaria de ser um problema, já que não é muita informação para se decorar.
Positivos:
- A arte do jogo é soberba, com tons vibrantes e coloridos, e belas ilustrações, que conseguem passar muito bem a especialidade de cada uma das mestras, tanto em suas cartas, como nas cartas de suas ferramentas ou objetos usados.
- O design é bem limpo, o que valoriza bem a arte, possuindo as informações necessárias, tanto nas cartas como nos tokens, com seus ícones bem intuitivos.
- As duas dimensões de carta, tendo em vista o design, foram boas escolhas, as mestras maiores para segmentar melhor os grupos na hora do jogo, quanto as cartas de itens, menores para não disputar a atenção, e nem ocupar mais espaço do que necessário na mesa.
- As fichinhas de ações com seus versos cinzas, é uma ótima decisão de design, pois facilita e transmite, para todos com clareza que tal ação já foi usada na rodada.
Negativos:
- Por mais que a escolha do tamanho das cartas as valorize, e ajude na distribuição dos elementos do jogo, por ter uma configuração engessada, uma do lado da outra,
o jogo as vezes pode ocupar mais espaço do que gostaríamos.
Agora vamos falar um pouco dos seus componentes...
Positivos:
- As fichinhas do jogo possuem uma ótima gramatura e acabamento, e seus tamanhos são ideais para sua utilidade.
- Boa qualidade de impressão em tokens e cartas.
- O tamanho das cartas é bem tranquilo, pois utiliza o Padrão e o tamanho Gold, ambos bem popularizados e fácil de se achar.
Negativos:
- As cartas possuem uma gramatura abaixo da média, do que estamos acostumados a ver em cartas por aí, sendo bem molengas, fator que não seria problema, caso isso se aplicasse somente as cartas maiores das mestras, já que elas não embaralham, mas a mesma gramatura acompanha as cartas de itens, que são alvo de constante embaralhamento,
o que torna o ato de sleevar o jogo, quase que obrigatório para se mantê-lo.
E por último vamos terminar falando de seu gameplay...
Positivos:
- O jogo tem um setup simples e rápido de se montar.
- Suas regras são tranquilas de se repassar.
- Seu fluxo é gostoso e raramente irá gerar muito AP ( Analysis Paralysis), que é a demora de um jogador de fazer uma jogada.
- É um jogo que te permite e irá exigir leitura e contagem de mão do oponente, mas com aquela pitadinha de caos de charme, que é a carta oculta que sai da rodada, que deixa todos intrigado.
- A sequência de suas ações será crucial para a vitória, a forma como monta seu grupo de cartas, podendo ser até punitivo se dormir no ponto,
mas muito gratificante quando sai em cima de seu planejado.
- Sua duração raramente irá extrapolar o tempo da caixa de 15 minutos, pois possuí um limite de 3 rodadas, o que não necessariamente será comprido,
pois existem partidas que irão acabar em menos rodadas.
Negativos:
- A sorte envolvida na mão inicial dos jogadores, pode ditar um pouco de sua vitória, se o jogo se estender por mais rodadas, pois é fácil manipular o que nunca irá cair na mão do adversário, ainda mais se envolver os grupos de 2 cartas que existem no jogo.
- Como o token de respeito não troca de dono depois de adquirido, algumas cartas ficarão totalmente inúteis em rodadas seguintes, por mais que elas sejam usadas pra proteger as cartas mais preciosas da rodada, vão ter ações que vão gerar o famoso "tanto faz" no que você pegar.
Hanamikoji é um jogo excelente de 2 jogadores, e sua arte sempre será um grande atrativo, mas ele sempre é uma boa pedida para jogar com seu parceiro ou parceira,
ou em esperas dos demais jogadores para as mesas de maiores número.
Eu posso ser um pouco suspeito para falar sobre jogos de origem e tema oriental, pois é uma de minhas paixões,
mas espero ter pontuado bem todos os pontos que consigo enxergar desse jogo,