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  3. High Frontier 4 All
  4. High Frontier 4: A Complexidade Final

High Frontier 4: A Complexidade Final

High Frontier 4 All
  • avatar
    isR34L31/05/23 08:35
    avatar
    isR34L
    31/05/23 08:35
    1166 mensagens MD



    High Frontier 4: A Complexidade Final

    HF4 é considerado um dos jogos mais pesados do mundo (4.83 no BGG), perdendo talvez só para os Wargames crackudos que um ser humano comum jamais vai jogar. Um lançamento nada "comercial" para o Brasil, sendo um movimento corajoso por parte da Mosaico. 

    Esse ano, após um longo tempo de espera, tão grande que cheguei a mudar de país e não pude receber o jogo (risos), acabei conseguindo jogar duas partidas aqui na Holanda, e estou aqui pronto para tecer meus comentários sobre esse curioso jogo.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/0*CnTep-fnGWVz7Zk_

    Player aid para cada nave pré-construída no modo "fácil-introdutório-mas-com-todas-as-regras-fora-as-expansões" xD


    O Contexto

    Conheço a série já há algum tempo, o tema e complexidade sempre me chamaram atenção, mas sabia que jamais seria lançado no Brasil. Fiquei muito impressionado/assustado quando a Mosaico anunciou o lançamento nacional e ainda mais, traduzido. Dada a complexidade, tinha tudo para dar errado. No final das contas, meu coração foi acalentado quando soube da equipe envolvida: 

    • @Victor: Lenda viva do HF4 nacional. Cujo um busto será erigido em Marte em sua honra por seus esforços com a comunidade HF.
    • @ricardosantos76: Mestre tradutor de altíssimo nível e grande nome aqui na Ludopedia. Infelizmente se aposentou aqui do fórum e não faz mais seus excelentes posts sobre trilha sonora.


    Aqui nessa página dos idos Novembro de 2019 o anúncio foi feito, e vocês podem até ver meu alvoroço perguntando sobre a versão original, até que eventualmente decidi participar como voluntário das revisões iniciais. Participar das primeiras revisões junto desse Grupo de Elite foi memorável. Valeu Victor pelo easter egg!

    Como comentei antes, o jogo acabou atrasando quase 3 anos, e me mudei de país. Dei o jogo de presente para @LeoDoraJu, que sei que curte o tema, mas talvez não tanto a complexidade toda (risos). Fica tranquilo Leo, não to julgando se não conseguir jogar xD. O tempo passou e tive a oportunidade de jogar 2x partidas aqui na Holanda com um pessoal hardcore.

    O Bom

    • Temático até o talo. Aqui não tem erro, se um jogo pode ser chamado de temático, esse aqui vai estar como um dos maiores exemplos. Inclusive, essa é a fonte da sua complexidade. Tem regra e exceção a rodo para sustentar isso. Desde não ter combustível e aterrisar com frenagem atmosférica até ondas de radiação destruindo equipamento essencial para a sua viagem. Some isso a aquela gostosa rolagem de dados, que no momento específico, vai tornar toda a experiência inesquecível (por bem ou mal) quando sua aterrisagem falhar miseravelmente. Ah, e erros de cálculo podem gerar missões de resgate. O potêncial de story-telling é elevadíssimo.
    • Para solo gamers e broderagem-não-competitiva. Falo com propriedade sem ter jogado nenhuma partida solo: que jogo solo excelente (risos). Sério, eu me vi QUASE pegando o jogo emprestado, só pra ficar viajando pelo espaço e ver as possibilidades de exploração. Nas 2 partidas que joguei (em 3P), era praxe nos ajudarmos com regras, ou até sugestões do que fazer, então se você tiver o grupo para esse jogo, pode ser uma experiência ai para muitas centenas de horas. É uma sensação maluca, que só jogando para entender. O jogo possui um caminhão de variantes oficiais e não oficiais, com diferentes cenários de jogo. Uma delas, criação do próprio VictorHF.
    • Pelo escopo do jogo, até não é tão difícil quanto poderia aparentar. Se houver amor, até da pra sair jogando meio que aos trancos e barrancos. Dito isso, ainda assim vão ser 40 minutos de explicação pelo menos. Existe uma variante que já vem com algumas naves pré-montadas e é ótimo para as primeiras partidas (todas as minhas partidas foram com essa variante).
    • O esquisito draft/leilão de peças para montar a sua nave é inesperadamente gratificante. Quando você finalmente consegue montar algo útil, como por exemplo, ser altamente eficiente no consumo de combustível, você irá se sentir o Elon Musk tupiniquim. Some isso as descrições técnicas e artes das cartas, que podem parecer feias, mas de alguma forma combinam com a experiência. Já disse que o jogo é bem temático?
    • Setup tranquilo. Apesar do tamanho assustar, é bem fácil montar/desmontar, quase não tem componentes.
    • Tabuleiro lindo. Quando tu vê ele ao vivo, você já sabe que o potencial é alto.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*C9_RF2I1eZAPuukF4U891Q.png

    O bicho é imponente.

    O Ruim


    • Jogo excelente na mídia errada. Vou detalhar isso mais ainda com a minha crítica ao "cálculo de combustível" no próximo item, mas sinto que ele, assim como o Through the Ages são jogos que estão ligeiramente acima do "limite físico" da experiência boardgamística. A automação que uma plataforma digital traria, removeria boa tarde do "esforço cognitivo desnecessário", vulgo: lembrar das exceções, cálculos excessivos e table-space que o jogo demanda.
    • Design “sujo” em função da imersão temática. Existe uma quantidade bem alta de regras e exceções. Já deixei claro antes, mas é justamente por causa desse mar de coisas que o tema é realmente evocado. No entanto, algumas delas acabam sendo excessivamente “complicadas” sem gerar nenhuma “diversão”, só trabalho, mais ou menos como os jogos do Lacerda (veneno gratuito ativado). Deixa eu dar um exemplo: O cálculo de combustível. Uma mecânica essencial para o jogo é calcular a quantidade de combustível que você precisa em função do lugar que você quer chegar, mas que eu no alto da minha arrogância, acho difícil alguém dizer que ela em si é divertida, é realmente um “trabalho necessário” para a diversão que de fato é tentar chegar nos planetas e cumprir suas missões. O cálculo aqui é razoavelmente complicado: consumo de combustível do seu foguete, tamanho do foguete, distância do sol, multiplicadores ou divisores de consumo… é complicadinho e não é divertido. E é muito fácil você esquecer do cálculo no meio do caminho ou querer mudar um parâmetro e ter que refazer tudo de novo. Parece que a mídia boardgame não é exatamente acertada para esse tipo de jogo (afinal, poucos boardgames podem ser considerados "simuladores"), e vejo que se fosse uma versão digital, essa parte poderia ser completamente automatizada.

    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*b2oFgHY6v0hiynDlrbmKPQ.png

    O Brasileiro médio ja é analfabeto funcional, eu male-male sei somar e dividir. O player aid tem um trecho sobre Calculate Required Fuel, diz ele que é fácil…

    • O choro continua. Vou tentar dar um exemplo hipotético para que você entenda: Num jogo típico para ir do espaço A ao C, são 2 movimentos, A-B, B-C. No HF4 pense que seria algo como: “se a distância de A até C é 2, multiplique por 7, divida por 3 e some com 5. Se a rota for verde, acresce +1”. Isso é só um exemplo do “sentimento” que vai acontecer na hora de resolver os cálculos de combustível. Claro, com prática pode até ficar fácil, mas eu diria que é bem desconfortável pra grande maioria de gamers. E e por isso que o próximo ponto é tão importante.


    O Cinza

    • É um jogo de nicho. E não, não é tipo de Lacerda que também é nicho, é MICRO-NANO-NICHO. Esse jogo SÓ PODE ser apreciado por quem AMA o tema, não basta achar bacana, tem que AMAR. Qualquer coisa menor que isso, não vale o esforço de peso pra vencer a complexidade. O ponto é: a chance de você achar alguém para jogar isso junto é mínima, e se você não curte solo vai ser difícil achar gente para participar.
    • Curva de Aprendizado e baixa interação entre jogadores por causa disso: nas primeiras 5 partidas (e só joguei 2), vai ser muito pouca interação, basicamente jogadores gerando input de aleatoriedade sobre suas decisões do que leiloar e valor de industrialização dos planetas. Dado o peso do jogo, é difícil imaginar alguém ativamente querendo prejudicar alguém. Porém essa possibilidade existe (existem mecânicas específicas sobre roubar localidades alheias), mas só vai entrar em cena com jogadores experientes. As expansões aumentam ainda mais esse aspecto. Porém até você sentir isso, vai levar tempo, e qualquer euro mequetrefe provavelmente vai soar mais interativo num primeiro momento.


    O Cru


    Essa nova sessão, tenta dar uma visão nua e crua, pseudo-técnica, sobre algumas características que podem ser importantes para você. Tento ser mais frio aqui, dando só "fatos".


    • Fontes de sorte: Mercado de cartas, rolagem de dados para alguns procedimentos com a nave e vários dos eventos do jogo.
    • Mitigação de sorte: É possível para alguma coisas, pagando mais caro para evitar a rolagem e garantir sucesso, para eventos não.
    • Interação: leilão, corrida por localidades no sistema Solar (chegou primeiro leva), valor das indústrias muda conforme jogadores escolhem os mesmos tipos de localidades, alguns eventos permitem que jogadores "roubem" coisas dos amiguinhos, é possível negociar livremente qualquer coisa entre os jogadores.
    • Curva de Aprendizado: 3 jogos em semanas seguidas para começar a "clicar", cerca de 12 horas de investimento nisso. Como disse, quem curte esse jogo, curte já pelo tema, então da para dizer que essas primeiras partidas já serão divertidas. Para 97% das pessoas, provavelmente não será. Para o dono do jogo, que for explicar, coloque ai umas 10 horas que misturam leitura dos manuais (mais de 50 páginas) e vídeos do Heavy Card Board.


    Veredito


    Se você tem alguma dúvida de que esse jogo pode não te agradar, não precisa ter dúvida, ele NÃO vai te agradar. High Frontier 4 tem um filtro de entrada elevadíssimo, e quem sabe que gostaria, não tem dúvidas. High Frontier não é um jogo que você vai fazer propaganda no grupo pra convencer a galera a jogar. No máximo, você menciona a existência pra quem não conhece, e cada um vai descobrir a verdade por si só (se curte ou não). Caso ocorra, o grupo para jogatina vai nascer organicamente, não acho que seja possível criar o gosto pelo jogo na maioria das pessoas.
    https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/0*sgeMwRUK-QLQq9zw.png

    Selo Spiel des Djows para "Melhor curso preparatório de estágio para a SpaceX com roupagem de jogo de tabuleiro já produzido."


    Isso quer dizer que vai ser um jogaço então? Não necessariamente, para mim é apenas um jogo Nota 7 (Sistema de Avaliação Spiel des Djows), eu sempre vou estar disposto a jogar se me convidarem, mas não farei o contrário. Pô Israel, mas tu não ama o tema e blá-blá-blá? Sim, e é por isso que to no FILTRO que topa jogar, mas o esforço de ensinar/convencer é tão alto que certamente não me daria o trabalho de evangelizar novatos. E mesmo tendo um grupo apto, dado a minha natureza de gostar de explorar novos designs, é um jogo que sei que não combina com o meu perfil gamer na maior parte do tempo.

    P.S: Vale salientar também, que só joguei 2x partidas, no modo com naves pré-prontas, usando “todas as regras”, porém sem nenhuma das expansões. Minha gente, é muito conteúdo, tá loco! Então eu só arranhei 50% de tudo que o jogo tem a oferecer. Mas acredito que esse review reflita a realidade do gamer mais que médio (hardcore, mas que não sabe somar 1+1).


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    Comentários:

  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal31/05/23 09:36
    Ovatsug Rednal » 31/05/23 09:36

    belo texto.

    engraçado que eu tive duas sensações completamente contrárias. talvez por que você começou com o design pré montado de naves (que nem lembro de ter lido essa regra alternativa rs), vc já começasse explorando e não sentisse a angústia que é tentar voar nesse jogo kkkkk

    mas a real é que eu ODIEI o leilão. só joguei duas vezes também, e já penso em colocar a regra de ignorar as primeiras 12 rodadas e pegar as cartas que quiser e ser feliz com isso (mais ou menos assim a regra) rs.

    não tem nada mais chato que fazer o leilão de uma ou duas carta.. ai vc precisa só de um resfriador do tipo X. mas não aparece nenhum em leilão. ou quando aparece vc não tem dinheiro, ou já tem 4 cartas (e não pode se desfazer na vez dos outros) e fica impedido de participar. ai aparece o resfriador tipo X que era a única coisa que faltava.. mas ai ele agora pede um motor com símbolo de bomba... e ai o motor com símbolo de bomba pesa 2 toneladas.. e agora vc vai precisar de mais um monte de combustível.

    só que pra gerar combustível só pode vender uma carta por vez.. ai chega sua vez, você precisa vender 3 cartas pra ter combustível suficiente mas só vende uma.. ai espera todo mundo jogar em turnos demorados.. chega sua vez, você faz uma ação de 1 segundo de vender uma carta e espera mais uma rodada pra fazer a mesma coisa...

    sério, é MUITO chato e essa regra de só poder vender uma carta por vez, pra mim é horrível.

    por outro lado, eu sou péssimo em matemática mas achei calcular o combustível muito fácil. só contar quantas bolinhas tem do ponto A ao ponto C e multiplicar pelos motores que vai usar. tipo "ahh vou passar por 4 bolinhas e cada bolinha me consome 3 combustíveis, então preciso de 12 combustíveis pra viagem". não é complicado e ainda tem uns números embaixo do player board, que te fazem nem contar etapa por etapa e já mostram quantas queimas vc ganha subindo o combustível. na real acho até a parte divertida essa de programação da viagem.

    de resto concordo com tudo. é um jogo até simples, que fica pesado pelo tanto de exceção que tem nele, mas muito legal. eu ainda quero por na mesa com mais pessoas. ver se formo um grupo que queira jogar pelo menos umas duas vezes por ano, pq sei que com certeza vamos jogar com muitas regras erradas ou esquecidas nas primeiras partidas.

    8
  • isR34L
    1166 mensagens MD
    avatar
    isR34L31/05/23 09:53
    isR34L » 31/05/23 09:53

    Ovatsug Rednal::belo texto.

    engraçado que eu tive duas sensações completamente contrárias. talvez por que você começou com o design pré montado de naves (que nem lembro de ter lido essa regra alternativa rs), vc já começasse explorando e não sentisse a angústia que é tentar voar nesse jogo kkkkk

    mas a real é que eu ODIEI o leilão. só joguei duas vezes também, e já penso em colocar a regra de ignorar as primeiras 12 rodadas e pegar as cartas que quiser e ser feliz com isso (mais ou menos assim a regra) rs.

    não tem nada mais chato que fazer o leilão de uma ou duas carta.. ai vc precisa só de um resfriador do tipo X. mas não aparece nenhum em leilão. ou quando aparece vc não tem dinheiro, ou já tem 4 cartas (e não pode se desfazer na vez dos outros) e fica impedido de participar. ai aparece o resfriador tipo X que era a única coisa que faltava.. mas ai ele agora pede um motor com símbolo de bomba... e ai o motor com símbolo de bomba pesa 2 toneladas.. e agora vc vai precisar de mais um monte de combustível.

    só que pra gerar combustível só pode vender uma carta por vez.. ai chega sua vez, você precisa vender 3 cartas pra ter combustível suficiente mas só vende uma.. ai espera todo mundo jogar em turnos demorados.. chega sua vez, você faz uma ação de 1 segundo de vender uma carta e espera mais uma rodada pra fazer a mesma coisa...

    sério, é MUITO chato e essa regra de só poder vender uma carta por vez, pra mim é horrível.

    por outro lado, eu sou péssimo em matemática mas achei calcular o combustível muito fácil. só contar quantas bolinhas tem do ponto A ao ponto C e multiplicar pelos motores que vai usar. tipo "ahh vou passar por 4 bolinhas e cada bolinha me consome 3 combustíveis, então preciso de 12 combustíveis pra viagem". não é complicado e ainda tem uns números embaixo do player board, que te fazem nem contar etapa por etapa e já mostram quantas queimas vc ganha subindo o combustível. na real acho até a parte divertida essa de programação da viagem.

    de resto concordo com tudo. é um jogo até simples, que fica pesado pelo tanto de exceção que tem nele, mas muito legal. eu ainda quero por na mesa com mais pessoas. ver se formo um grupo que queira jogar pelo menos umas duas vezes por ano, pq sei que com certeza vamos jogar com muitas regras erradas ou esquecidas nas primeiras partidas.

    A variante que citei, não esta no manual, mas parece que vai estar nas próximas versões. Acho que no BGG deve ter. É bem esse esquema de pular esses turnos iniciais de construção, então tu tem um deck-pré-montado e um strategy guide auxiliar. Apesar de também ter experimentar a construção de naves (depois que terminei minha primeira missão), consigo ver claramente como esse cenário poderia ocorrer, e de fato é depressivo.
    Sobre o combustível, talvez eu que seja burro mesmo, ou faltou aquela instrução guiada para fazer eu entender claramente. :P Lembro claramente como a noção de "fração de combustível" deu um nó na minha cabeça. E olha que sou de exatas. :D

    2
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor31/05/23 10:06
    Victor » 31/05/23 10:06

    E aí, Israel, tudo certo? Que bom que já está bem acomodado no país e melhor ainda que finalmente conseguiu jogar o HF. 

    Sobre suas análise, está bem correta e concordo com seus pontos, especialmente sobre o aspecto de nicho e sobre esses trechos: 

    É um jogo de nicho. E não, não é tipo de Lacerda que também é nicho, é MICRO-NANO-NICHO. Esse jogo SÓ PODE ser apreciado por quem AMA o tema, não basta achar bacana, tem que AMAR. 

    "High Frontier não é um jogo que você vai fazer propaganda no grupo pra convencer a galera a jogar. No máximo, você menciona a existência pra quem não conhece, e cada um vai descobrir a verdade por si só (se curte ou não)"

    Apenas três observações:

    1) Agradeço de coração a menção elogiosa e ao busto, mas... este não poderia ser erigido em Encélado ou Tritão? Marte é tão "ontem" :P...

    2) Sobre a adequação do gosto do jogador ao tema: apesar de nunca ter jogado, já li repetidas referencias do jogo eletrônico Kerbal Space Program, que indicavam que houve interesse do jogador no HF após ter jogado o Kerbal. Confere? 

    3) Sobre a ausência da Mitigação de sorte em Eventos: O que colocou está tecnicamente certo - não tem como modificar o resultado do aparecimento de um Evento (exceto num solo alternativo). MAS acho importante ressaltar que isso não significa que estrategicamente estará à mercê deles. Analisando cada evento:

    a) Erupção Solar: sim, não tem como evitar que ocorra, mas você pode se programar para não sofrer seus efeitos. Entrou no período vermelho do Ciclo de manchas solares? Pouse o seu foguete em uma localidade, deixe ele dentro de um cinturão de radiação *planetário*, integre o seu acervo ao de um bernal ancorado ou possua cartas com alto Rad-Hard e/ou fique nas zonas heliocêntricas de valor negativo. 

    b) Corte orçamentário: Sim, você não pode impedir que ocorra, mas pode ficar imune à perda de cartas na Mão se as lançou em órbita ou se tem o bernal ancorado Centro Oncológico L5s. Como alternativa, você pode ter na sua Mão uma ou mais cartas que não interesse em usar como "proteção" quando iniciar o período amarelo do Ciclo de manchas solares. Em vez de perder aquele robonauta precioso, perca ao invés aquele radiador inútil que veio a tiracolo num leilão. Não tem carta redundante na mão e não tem condição de lançar em órbita aquela refinaria que pretende usar? Veja se tem alguma carta de mapa no mapa que não utilize mais e desative-a, passando-a para Mão.

    c) Anarquia: Esse evento do período azul do Ciclo de Manchas Solares pode ser chato e inevitável, mas felizmente a perda do privilégio da Facção dura poucas rodadas. Mas se estiver jogando de China ou ONU ou tenha o colonizador promovido Peregrinos Eugênicos, você pode rir e ignorar este evento. Se você estiver usando o módulo 2 e ainda não ancorou o bernal em Órbita Inicial,  este evento é inócuo, pois seu privilégio ainda não está ativo. Finalmente, este evento também abre uma oportunidade: ele permite uma janela de tempo para cometer Delitos, caso você não tenha esta capacidade. A Anarquia pode ser o período perfeito para cometer uma grilagem e roubar uma reivindicação desguarnecida de humanos. Você tem uma plataforma ISRU 1 operacional e não é o Jogador Inicial? Reivindique a localização Shackleton da Lua da Terra e ignore o choro alheio.  

    Ótimo texto, "Gênio do Crime" ;)


    10
  • Victor
    2517 mensagens MD
    avatar
    Victor31/05/23 11:14
    Victor » 31/05/23 11:14

    Ovatsug Rednal::
    sério, é MUITO chato e essa regra de só poder vender uma carta por vez, pra mim é horrível.


    Eu entendo o sentimento, mas queria só apontar uma questão e uma alternativa para esta restrição. 

    A questão: essa restrição de vender uma carta por vez gera uma compensação de quem está atrás no acúmulo de Aquas. Mesmo um jogador muito mais "rico", capaz de vencer seguidamente os leilões, fica ressabiado de estourar o seu Limite Acadêmico (a menos que tenha o Privilégio de facção Skunkworks) e não poder participar de futuros leilões por causa disto (claro, ele pode na sua vez descartar cartas por zero aquas, mas é um prejuízo), então esta venda de 1 carta por turno é um deterrente importante. 

    A alternativa: Se a questão acima faz perder a diversão ainda assim e você estiver utilizando o Módulo Zero (Política), pode-se fazer operações de financiamento para alocar cubos na Assembleia Política e fazer com que a Legislação em Vigor seja a da Liberdade, permitindo a venda de 2 cartas por vez em troca de 5 Aquas. Se os jogadores estiverem todos de acordo, podem até armar para que logo no início do jogo (preparação ou nas primeiras rodadas) os cubos de influência já estejam nesta área, cuidando para que esta legislação permaneça durante a partida (tomando cuidado com a Anarquia), enquanto tiverem interesse.   

    9
  • Cmtefe
    87 mensagens MD
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    Cmtefe31/05/23 12:48
    Cmtefe » 31/05/23 12:48

    Muito bom o texto, concordo bastante com todos aspectos abordados. É realmente um jogo de nicho do nicho. O que mais me impressinou no jogo são os Futuros, objetivos bem difíceis, mas que dão uma nova alma ao jogo. É impressionante como eles entram de forma orgânica no jogo e eleva diversão e complexidade ao limite. Estou bem impressionado com esse jogo. A complexidade é muito alta, mas a recompensa é proporcional.

    4
  • ricardotreis
    82 mensagens MD
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    ricardotreis31/05/23 16:15
    ricardotreis » 31/05/23 16:15

    Já joguei o Kerbal várias vezes e realmente é muito próximo de um simulador. Ali vc percebe como é difícil pousar na Lua, rs.

    Victor::E aí, Israel, tudo certo? Que bom que já está bem acomodado no país e melhor ainda que finalmente conseguiu jogar o HF. 

    Sobre suas análise, está bem correta e concordo com seus pontos, especialmente sobre o aspecto de nicho e sobre esses trechos: 

    É um jogo de nicho. E não, não é tipo de Lacerda que também é nicho, é MICRO-NANO-NICHO. Esse jogo SÓ PODE ser apreciado por quem AMA o tema, não basta achar bacana, tem que AMAR. 

    "High Frontier não é um jogo que você vai fazer propaganda no grupo pra convencer a galera a jogar. No máximo, você menciona a existência pra quem não conhece, e cada um vai descobrir a verdade por si só (se curte ou não)"

    Apenas três observações:

    1) Agradeço de coração a menção elogiosa e ao busto, mas... este não poderia ser erigido em Encélado ou Tritão? Marte é tão "ontem" :P...

    2) Sobre a adequação do gosto do jogador ao tema: apesar de nunca ter jogado, já li repetidas referencias do jogo eletrônico Kerbal Space Program, que indicavam que houve interesse do jogador no HF após ter jogado o Kerbal. Confere? 

    3) Sobre a ausência da Mitigação de sorte em Eventos: O que colocou está tecnicamente certo - não tem como modificar o resultado do aparecimento de um Evento (exceto num solo alternativo). MAS acho importante ressaltar que isso não significa que estrategicamente estará à mercê deles. Analisando cada evento:

    a) Erupção Solar: sim, não tem como evitar que ocorra, mas você pode se programar para não sofrer seus efeitos. Entrou no período vermelho do Ciclo de manchas solares? Pouse o seu foguete em uma localidade, deixe ele dentro de um cinturão de radiação *planetário*, integre o seu acervo ao de um bernal ancorado ou possua cartas com alto Rad-Hard e/ou fique nas zonas heliocêntricas de valor negativo. 

    b) Corte orçamentário: Sim, você não pode impedir que ocorra, mas pode ficar imune à perda de cartas na Mão se as lançou em órbita ou se tem o bernal ancorado Centro Oncológico L5s. Como alternativa, você pode ter na sua Mão uma ou mais cartas que não interesse em usar como "proteção" quando iniciar o período amarelo do Ciclo de manchas solares. Em vez de perder aquele robonauta precioso, perca ao invés aquele radiador inútil que veio a tiracolo num leilão. Não tem carta redundante na mão e não tem condição de lançar em órbita aquela refinaria que pretende usar? Veja se tem alguma carta de mapa no mapa que não utilize mais e desative-a, passando-a para Mão.

    c) Anarquia: Esse evento do período azul do Ciclo de Manchas Solares pode ser chato e inevitável, mas felizmente a perda do privilégio da Facção dura poucas rodadas. Mas se estiver jogando de China ou ONU ou tenha o colonizador promovido Peregrinos Eugênicos, você pode rir e ignorar este evento. Se você estiver usando o módulo 2 e ainda não ancorou o bernal em Órbita Inicial,  este evento é inócuo, pois seu privilégio ainda não está ativo. Finalmente, este evento também abre uma oportunidade: ele permite uma janela de tempo para cometer Delitos, caso você não tenha esta capacidade. A Anarquia pode ser o período perfeito para cometer uma grilagem e roubar uma reivindicação desguarnecida de humanos. Você tem uma plataforma ISRU 1 operacional e não é o Jogador Inicial? Reivindique a localização Shackleton da Lua da Terra e ignore o choro alheio.  

    Ótimo texto, "Gênio do Crime" ;)



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  • isR34L
    1166 mensagens MD
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    isR34L31/05/23 17:24
    isR34L » 31/05/23 17:24

    @Victor (1) meu nobre, vai ser em Marte mesmo, bota na conta do Elon. :D (2) Nunca joguei, mas já vi muito gameplay, acho perfeitamente plausível, afinal, o cara pode começar a ter o gosto pelo tema ali. Até pq ambos os jogos são bem "pesados". (3) Sim, de fato da pra planejar para evitar, bem comentado, tentei ser mais "cru" na explicação até pq sei que tem os EuroChatosCriCri™ que se tiver um elemento random, já vão espumar... 8-) Eu particularmente não me importo, até pq na minha partida, eu que que me aproveitei da grilagem ilegal. xD 

    @Cmtefe Acabei não jogando com eles como citei, só lembro vagamente das regras da época da revisão. Essa experiência vai ficar pro futuro. Mas é o tipo de coisa que valoriza ainda mais a experiência solo.

    2
  • grivours
    863 mensagens MD
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    grivours31/05/23 23:02
    grivours » 31/05/23 23:02

    Texto excelente !!! Assim como os comentários dos demais jogadores, muito boa troca de experiências em um jogo desse porte. O meu está aqui, aguardando a coragem para ler as regras e para ler as diversas postagem do @Victor aqui na Ludopedia, extremamente úteis pelo que já vi por cima.

    4
  • fernandolider
    98 mensagens MD
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    fernandolider01/06/23 10:12
    fernandolider » 01/06/23 10:12

    Fui com muita boa intenção neste jogo, mas depois de algumas partidas percebi que estava mais administrando coisas do que realmente me divertindo. 
    O leilão me decepcionou, chato e demorado. O jogo é bem amarrado, mas muito burocrático. Pra mim foi nota 0 em diversão. 

    2
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High Frontier 4 All - High Frontier 4: A Complexidade Final
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