Por Jeremy P
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1515491/hunt-2-player-game-raptor
Jogos para 2 jogadores preenchem um nicho estranho em minha coleção. Gosto predominantemente de jogar com um grupo. Geralmente, jogos que se encaixam no tamanho do grupo. Por esta razão a oportunidade de jogar um jogo exclusivamente para 2 jogadores é raro. Isso não quer dizer que eu não os aprecie. Aprecio. Mas eles merecem um olhar mais crítico justamente por este motivo.
Raptor: um jogo de tabuleiro assimétrico, conduzido por cartas para 2 jogadores.
Em
Raptor os jogadores optam por jogar como velociraptors, tentando escapar do Parque Jurássico, ou como os cientistas que tentam capturá-los, evitando serem comidos.

O tabuleiro em si é constituído por um gride de tiles 3x2 contendo até 9 espaços por seção, alguns destes espaços contendo obstáculos que impedem o movimento. A configuração do tabuleiro é aleatória permitindo uma quantidade razoável de variação de jogo para jogo. O jogador Raptor coloca seus 5 Raptors bebês e um Raptor "mamãe". O Raptor mamãe é semelhante a “rainha” do xadrez. Ela é rápida, poderosa e tem maior alcance, mas você só tem uma. O jogador Raptor está tentando mover 3 bebês para fora do tabuleiro para as saídas ou comer todos os cientistas usando o Raptor "mamãe" para chegar a vitória. O jogador Cientista, em seguida, coloca 4 de seus personagens na borda do tabuleiro, com alguns na reserva, com o objetivo de subjugar e capturar 3 raptors bebês ou acertar a grande mamãe Raptor 5 vezes com dardos tranquilizantes. Dardos tranquilizantes diminuem os movimentos da mamãe Raptor.
Aos jogadores são dadas 9 cartas para cada, numeradas de 1 a 9 (representando pontos de ação), e cada carta tem uma habilidade especial única e diferente que está escrita nela. As cartas são embaralhadas, e 3 são compradas no início da partida. Simultaneamente os jogadores escolhem uma das suas 3 cartas e as jogam com as faces para cima. E é aí que o jogo fica interessante. O jogador com o número de carta mais baixa não pode usar nenhum ponto de ação. Os pontos de ação permitem o movimento e, dependendo do lado, subjugar, atirar, capturar ou comer. Assim, ao invés de usar a ação apontada o jogador com a carta de número mais baixo usa a capacidade única listada.
Essas capacidades da carta fornecem a maior parte da assimetria do jogo. Os cientistas farão coisas como dirigir jipes para aumentar seus movimentos de outra forma limitados, colocar os bebês para dormir, iniciar incêndios para bloquear partes do tabuleiro, adicionar mais cientistas, ou comprar de volta suas cartas jogadas. Raptors serão capazes de acordar os bebês dormindo, mover o Raptor "mamãe" para fora do tabuleiro e colocá-la novamente em um novo local, chamar Raptors bebês através do tabuleiro para a mamãe, ou também comprar de volta suas cartas jogadas. Uma vez que uma carta é jogada não pode ser jogada novamente até que seja comprada de volta, através da ação. Cartas jogadas permanecem viradas para cima e são de conhecimento público, o que ajuda o seu adversário a deduzir as ações faltantes.
Depois que o jogador com o menor valor de carta usar sua ação especial, o jogador com a carta mais alta será autorizado a usar os pontos de ação listados em sua carta. O número da menor carta jogada é subtraído da maior para determinar a quantidade total de pontos de ação disponíveis. (Exemplo: Raptor joga um 7, cientista um 3. O cientista realiza as ações especiais da carta, e o Raptor leva [7-3 =] 4 pontos de ação.).

Este jogo de cartas é fantástico. Com apenas 9 cartas, 3 das quais estão disponíveis, as suas opções são limitadas. Gemidos audíveis e exclamações o acompanham quase todo o jogo. A você é dado conhecimento suficiente para fazer uma escolha informada, especialmente quando a pilha de cartas do seu oponente se esgota revelando suas escolhas inelegíveis. Mas eles podem rapidamente repor essa pilha. A qualquer momento estão ambos disputando as medidas especiais que precisam ou tentando ganhar mais pontos de ação, para tentar parar seu adversário e evitar sua ação e limitar seus movimentos.
Na realidade,
Raptor é um jogo abstrato. Retire o tema e as cartas que são emocionantes de jogar e se sentirá como jogando
Xadrez. Mas, ao contrário da maioria dos jogos abstratos o tema aqui é bem realizado e envolvente. Os poderes especiais e movimentos de cada lado são condizentes. Como cientista você está perseguindo lentamente a sua presa, limitado por uma única ação "agressiva" (capturar, atordoar, atirar) por turno. Como um dos dinossauros, você está correndo através do tabuleiro, esgueirando-se fora da vista, e atacando suas vítimas.
Agora a grande questão que existe em qualquer jogo assimétrico. É igualmente equilibrado? Acho que sim. O tempo vai dizer. Mas, parece equilibrado. Com várias jogadas emergentes e estratégias desenvolvidas para combater o seu adversário. Em nenhum momento senti como se um ou outro jogador tivesse alguma vantagem significativa.
Raptor é um dos melhores jogos de 2 jogadores que já joguei. Cada escolha era importante, significativa e cheia de tensão. O tempo depois de cada jogo foi dedicado a discutir animadamente o jogo anterior. Encontrei-me a pensar sobre isso no dia seguinte. Se você é um fã de jogos abstratos, de cartas inteligentes, ou tem qualquer espaço em sua coleção para um jogo de 2 jogadores,
Raptor merece sua consideração.
Nota de rodapé: Sua duração pode variar. Enquanto o jogo não é excessivamente complexo ou complicado, as diferentes ações das cartas e os movimentos de xadrez acabam por fornecer algo para se pensar. Chamo isso de um jogo de 'gamers', com uma ressalva por estar perto o suficiente para ser acessível para os não gamers abertos para algo com apenas um toque de pensamento. Como sempre, uma nota de advertência para as pessoas com alta paralisia de análise.
Raptor atenua esta limitação de sua mão para 3 cartas, mas os movimentos subsequentes exigem algum planejamento avançado. Pode ser jogado rapidamente, em 15 minutos ou menos. Mas tem potencial para levar mais de 30 minutos, dependendo dos jogadores, dos conjuntos de habilidades e táticas.
Traduzido por mgstavale