Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3010628/untouchable-succulents
A conversa é mais ou menos assim:
- E na nossa vez simplesmente pegamos uma carta?
- Sim
- E se a gente pegar o cacto a gente perde?
- Sim.
- E isso é assim durante a partida inteira?
- Sim.
- E se não tocarmos no cacto podemos ficar com ele?
- Sim.
- E quando você ficar com oito cartas é o fim do jogo?
- Sim.
- Por que não bebemos tequila em vez disso?
- Vamos jogar uma vez e depois pensamos, ok?
Bem-vindo a um deserto cheio de cactos - bem-vindo a
Ouch!
Um cacto longe demais
No jogo, experimentamos todos os encantos de uma caminhada pelo deserto - sem a areia teimosa, o calor insuportável e os escorpiões furiosos esfaqueando nossos pés e tornozelos. Em vez disso, temos uma bela coleção de cactos, um cachorro do deserto, algumas cobras do deserto e flores em cores variadas. Se adquirirmos algumas bebidas e calçados confortáveis com antecedência, estamos prontos para a colheita!
Porque
Ouch! é principalmente sobre a colheita e coleta. Pontos no sentido geral, flores no prático. E se isso fosse o fim da descrição, não nos encontraríamos aqui para esta revisão.
Cada flor que você vê em uma carta vale 1 ponto. Além disso, um conjunto de quatro cores vale 4 pontos. O jogador com a maior coleção de flores vermelhas ganha mais 5 pontos. E eu terminei aqui, e você provavelmente não ficou interessado no jogo.
Na sua vez, você escolhe uma das seis cartas visíveis na mesa e informa educadamente aos outros jogadores qual lado da carta você vai pegar. Em seguida, vire a carta para ver se havia um ramo de cacto no lado escolhido. Uma picada significa perder uma carta, anunciada por - de acordo com o livro de regras - um alto "ai!". Se você foi picado por uma carta de flor vermelha - você também perde uma das cartas que coletou anteriormente. Nenhum cacto significa que você pode adicionar a carta ao seu tabuleiro.
Ainda não há jogo suficiente aqui? Confira isso então.
O verso de cada carta revela quantos cactos - e quantas flores - estamos lidando do outro lado: de um a três. Podemos especificar com precisão nossas chances de uma picada dolorosa - ou de pegar uma flor preciosa.
Restava uma última surpresa para a sobremesa - duas, até.
No jogo, além dos cactos e das flores, estão dois outros personagens: um feneco (cachorro/raposa do deserto) e uma cobra, provavelmente também do deserto. Coletar um feneco permite que você faça uma jogada imediatamente novamente (mas ao ser picado, você perde as duas cartas). Coletar uma cobra lhe dá um bônus: se o jogador depois de você pegar um cacto, ele não descarta a carta, mas dá a você.
E é isso mesmo.
Isso é
Ouch!.
A vida secreta das suculentas
Meu amigo Mateusz me contou sobre
Ouch! - recomendou-o como um jogo festivo de sucesso.
Fiquei intrigado.
Sua descrição era um tanto sucinta, mas acompanhada de gestos muito descritivos, mostrando o processo de virar uma carta, segurando-a com dois dedos como se temesse uma verdadeira picada.
Eu fui comprado.
Mateusz teve um bebê recentemente, então qualquer aventura com cactos deve ser deixada de lado por enquanto - eu mesmo assumi isso. E foi um verdadeiro prazer.
Ouch! cabe confortavelmente numa caixinha e o verdadeiro milagre é como cabe tanta alegria num espaço tão pequeno! Mas como se faz para anunciar um jogo desses para amigos? Vamos considerar algumas abordagens:
"Quando foi a última vez que você foi picado por um cacto?"
"Imagine um jogo em que você compra cartas às cegas..."
"Quanta estratégia você consegue espremer em 10 minutos?"
"Você já se perguntou como sobreviveria em um deserto mexicano?"
Não há como escapar disso - este é um jogo sobre pegar cartas e evitar sensações desagradáveis de suculentas espinhosas. No fundo, é um jogo festivo - rápido, dinâmico, com um pequeno livro de regras com apenas algumas frases. Seu poder não reside em sua complexidade ou na multiplicidade de estratégias e táticas que alguém pode usar, mas no charme discreto da mecânica de forçar sua sorte. Aqui cada movimento é uma decisão: "quanto estou disposto a arriscar desta vez?". E por causa disso, cada movimento é preenchido com emoção crua e condensada - a menos que alguém realmente não goste de cactos. Nesse caso, recomendo comprar uma garrafa de tequila.
Force seus cactos
Gerenciamento de risco - bom gerenciamento de risco - permite que você termine o jogo em menos de oito jogadas (a oitava carta encerra o jogo). Mas queremos mesmo terminar tão cedo?
Marcamos por flores, buquês coloridos e a maior coleção de flores vermelhas. Buscamos variedade e colhemos flores isoladas, minimizando o risco? Ou esbanjamos no difícil, três vezes mais preciosas cartas de três flores? Que tal focar apenas nas flores vermelhas, dominando assim os adversários? Acima de tudo - os outros jogadores nos permitirão realizar uma certa estratégia ou eles pegarão as cartas que queremos? E pelo amor de Deus, podemos superar as probabilidades e evitar picadas dolorosos todas as vezes?
Muitas, muitas perguntas surgem em sua cabeça durante um jogo de
Ouch! - e são apenas dez minutos de jogo! Este jogo é uma prova viva de que você ainda pode incorporar criatividade em coisas simples. E que nenhum jogo deve ser ignorado - nem o de caixinha, nem o de temática absurda.
Veni, vidi, cactos
Batalhas suculentas não são uma tarefa fácil para um jogador de tabuleiro. Não é um jogo para todos e seu peso leve simplesmente não será interessante para muitos jogadores.
Mas ainda na categoria de jogos leves e muito rápidos - uma partida raramente leva mais de 10 minutos -
Ouch! é uma flor rara, combinando humor, emoções e adicionando risco a cada movimento. Apesar de seu ritmo acelerado, as jogadas curtas fornecem uma decisão emocionante após a outra, cada uma mais difícil que a anterior, com as apostas aumentando cada vez mais a cada rodada. Os adversários têm seus próprios sucessos, pegando cada vez mais cartas, pegando os fenecos, pisando nas cobras, obrigando-nos a correr riscos ainda maiores e enfrentar as valiosas, mas perigosas flores vermelhas...
Coisas estão acontecendo.
Então, antes de virar as costas para os cactos, considerando as suculentas como não intrigantes o suficiente e os fenecos como não adoráveis o suficiente - experimente uma partida rápida de
Ouch! e mostre aos seus convidados toda a cor das flores do deserto.
Prós:
+ tema charmoso e peculiar
+ regras intuitivas
+ partidas curtas com uma intensa síndrome de "mais uma?"
Contras:
- é espinhoso
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.