Post original: https://www.boardseyeview.net/post/similo-wizarding-world-harry-potter-fantastic-beasts
Criado por Martino Chiacchiera, Hjalmar Hach e Pierluca Zizzi, Similo é uma reimaginação moderna do clássico
Cara a Cara, jogo de dedução publicado originalmente pela Chad Valley. A série sacode o formato padrão com um "tabuleiro de jogo" aleatório e mecânica de jogo cooperativo que lembra
Mysterium com um jogador dando dicas, guiando os outros jogadores para a vitória.

O jogador que dá as dicas embaralha as cartas e compra 1 carta aleatoriamente para determinar o personagem para o qual ele precisa guiar seus companheiros. O jogador das dicas, então, sorteará mais 11 cartas aleatórias e as embaralhará para criar o tabuleiro do jogo, colocando cada carta virada para cima em uma grade de 3 x 4. Este jogador então distribui a si mesmo cinco cartas para usar como dicas para ajudar os outros jogadores. A cada rodada, o jogador exibirá uma carta que, dependendo de sua orientação, dará aos outros jogadores pistas sobre o personagem que estão procurando. Se a pista for revelada verticalmente, algo sobre o personagem na carta de pista é semelhante ao personagem objetivo; se a pista for horizontal, algo sobre o personagem da pista não é como o personagem objetivo. Os outros jogadores precisam trabalhar juntos para descobrir qual carta descartar, com o número de descartes ditado pelo número da rodada, 1 descarte na rodada 1, 2 na rodada 2 etc., até que restem apenas 2 cartas na rodada 5 para os jogadores escolherem. Se a qualquer momento os jogadores descartarem o personagem de objetivo, o jogo termina e todos os jogadores perdem, mas se os jogadores descartarem com sucesso as pistas falsas e ficarem com o personagem de objetivo, todos ganham.

As cartas nas duas ofertas do Mundo Mágico consistem em personagens dos filmes Harry Potter e Animais Fantásticos (
Similo: Harry Potter e
Similo: Animais Fantásticos e Onde Habitam), embora você possa sentir que o baralho de Animais Fantásticos raspa o barril para personagens reconhecíveis, incluindo, por exemplo, personagens de fundo relativamente vagos como Ya Zhou (um membro da confederação internacional de magos) e a criatura luminescente Marmite. Isso não é uma falha do jogo, mas sim uma reflexão sobre as falhas da franquia de filmes Animais Fantásticos em desenvolver um elenco contínuo, coerente e reconhecível. No entanto, em ambos os conjuntos, a arte do desenho animado de Xavier Gueniffey Durin é consistentemente envolvente.

Enquanto as edições anteriores do Similo dependiam mais do conhecimento geral, essas versões do Mundo Mágico de Harry Potter fazem um bom trabalho em testar o conhecimento mais íntimo dos jogadores sobre o tema. Você se sairá melhor, é claro, se todos os jogadores chegarem à mesa com um nível semelhante de conhecimento das criações de JK Rowling: jogadores não familiarizados com o tema provavelmente terão dificuldade em identificar conexões. Você descobrirá que a competência é construída em rodadas consecutivas. No entanto, a dificuldade também é, e foi isso que tornou Similo um formato de jogo tão versátil e bem-sucedido.
Se você é um fã de Harry Potter e/ou Animais Fantásticos, esses jogos autônomos de caixa pequena podem ser os jogos de preenchimento perfeitos. E se você colecionou todas as edições anteriores do Similo (
Similo: História,
Similo: Contos,
Similo: Animais,
Similo: Mitos e a edição
Similo: Board Games que foi produzida especialmente para a Essen Spiel de 2022), certamente desejará ter mais essas duas caixas para adicionar à sua coleção.
(No Brasil, as caixas do jogo Similo foram lançadas pela Grok Games).
Review by Claire Woodward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.