Post original: https://www.boardseyeview.net/post/_fork
Eu estava animado para jogar este jogo e, sem dúvida, extremamente tendencioso. Como um professor de ciências com uma queda por jogos de vaza que ocupam pouco espaço, a pequena caixa do tamanho de um baralho de cartas anunciando um jogo família que era 'um jogo de vazas com cadeia alimentar' tinha meu nome escrito nele. ..
O título
Fork refere-se não aos utensílios de cozinha, mas às letras iniciais das quatro espécies Raposa, Coruja, Coelho e Couve (
em inglês). Isso evocou instantaneamente a ideia de um jogo educacional simples, mas elegante. E para 2-6 jogadores levando apenas 15-20 minutos, isso significava um jogo que eu poderia encaixar em uma pausa para o almoço na escola. Cartas bonitas, mas simples, saíram da caixa em cascata, com cores vivas que também falavam de simplicidade. Então, reuni um grupo de crianças de 10 anos que eram tão nerds quanto eu em relação à ciência e mergulhei de cabeça. Ou teria feito se o "rascunho" das regras fosse tão fácil de entender quanto esperava. Em vez disso, digitalizei o código QR em busca das regras na caixa antes que as crianças aparecessem, impressionado com a economia de papel e a vibração moderna ... e depois comecei a olhar demais para um documento PDF de três páginas que certamente poderia ter sido um pouco mais 'Amigável para a família'. Um dos perigos de visualizar um protótipo de pré-produção. No entanto, desde então, naveguei no site da Sunrise Tornado Game Studio e descobri um vídeo muito mais simples de 'Como jogar e visão geral' da Jenders Gaming.

Tendo digerido as regras (e sim, fiz esses trocadilhos ao longo do jogo), começamos. O mecanismo de jogo é um simples pegador de truques, com um naipe (o terreno) chamado pelo jogador inicial, obrigando os jogadores a jogar naquele terreno, a menos que usem uma raposa curinga. Instantaneamente, isso aumenta as táticas para jogadores mais jovens, já que escolher o terreno exerce um bom controle sobre o sucesso de uma mão. Aplicam-se as regras do naipe padrão, com os jogadores podendo jogar qualquer carta se não puderem corresponder ao terreno chamado.

O canto superior esquerdo de cada carta mostra os números, então fica claro qual carta ganha no truque, exceto que há algumas ressalvas, incluindo números estrelados no canto inferior esquerdo. Levei um tempo para perceber quais números ajudariam em quem ganhava a vaza e quais a marcavam. Os animais comem suas presas sensatamente na cadeia alimentar, com os animais acima na cadeia alimentar ganhando em truques sobre os inferiores (por exemplo: uma coruja 'come' um coelho). A boa parte educacional sobre a vitória de um truque é que os animais precisam de uma fonte de alimento adequada. A Raposa só pode comer se houver uma Coruja ou Coelho no terreno correto e é descartada se nenhuma fonte de alimento correta estiver disponível. Cada carta é capaz de alimentar pontuações separadamente: maior pontuação por vez, ou pontuação zero sem fonte de alimento disponível, começando com as pontuações mais altas e avançando pelos jogadores/cartas. Isso não apenas atraiu educacionalmente, mas também fez escolhas mais ponderadas sobre qual carta jogar: vale a pena arriscar jogar um predador superior se talvez não haja comida disponível embaixo dela para comer? Nós realmente gostamos do fato de que uma Raposa era inútil se houvesse apenas couve disponível. A natureza simples, mas ligeiramente estratégica, deste jogo é bastante encantador.
As cartas Couve são as de menor valor, na parte inferior da cadeia alimentar, colocadas com a face para cima, mas as outras cartas estão voltadas para baixo. Uma pequena regra simples que realmente funciona bem para o jogo, dando a outros jogadores a chance de reagir se for jogada cedo. Se Couve não for comido e a carta for para o terreno correto, ela fica com a pessoa que a jogou. E as cartas Couve têm pontuação que aumenta dependendo de quantas cartas Couve estão na mão de um jogador no final do jogo, então jogar várias cartas Couve pode fornecer uma pontuação decente.
Pequenas reviravoltas que adicionam ao jogo são que duas ou mais cartas Raposa se anulam. Embora a Raposa seja um curinga, ela não precisa ser jogada se você não puder corresponder ao terreno chamado, portanto, o momento de jogar essa valiosa carta se torna importante. Algumas cartas têm algumas regras variadas na parte inferior.
O jogo termina quando alguém tiver cinco cartas de pontuação viradas para cima. Descobrimos que isso variou a duração da partida o suficiente para gerar suspense sem que o jogo se prolongasse por muito tempo. Em seguida, as estrelas no canto inferior esquerdo marcam para cada jogador.
Eu gostei de
FORK, apesar da dificuldade em descobrir as regras do protótipo. A arte de Lili Chin e do designer de jogos Ta-Te Wu foi apreciada por adultos e crianças, com as crianças notando e se preocupando particularmente com detalhes como os diferentes coelhos sendo desenhados com precisão. Com as regras definidas,
FORK é bastante simples e seu reforço ao conceito de cadeia alimentar é educativo. Mas mesmo meu grupo de alunos sem discernimento que não jogam jogos de tabuleiro questionou se não poderia haver mais conteúdo para isso, como fatos sobre os animais e plantas nas cartas (embora isso tenha causado arrepios na espinha ao pensar em como isso seria mudar a estética). As crianças até queriam plantas variadas, não só couve - mas aí o que aconteceria com o nome do jogo? O jogo foi divertido, com uma camada de estratégia pouco exigente, mas algumas peculiaridades legais e jogabilidade rápida que o tornam muito adequado como um jogo família. No entanto, não pensei que fosse realmente cativar as crianças e fazê-las querer jogá-lo novamente...

Eu estava errado. Na semana seguinte, o mesmo grupo de crianças ficou completamente desapontado porque o 'jogo da cadeia alimentar' não estava mais na minha mochila. Então, talvez o público real seja de fato uma família procurando por um jogo simples, ou um grupo de crianças de 10 anos querendo ficar em casa e olhar para o 'coelho fofo e legal com orelhas engraçadas' como uma carta foi descrita. Aqueles de vocês com um público adequado terão que julgar por si mesmos…
FORK foi financiado no
Kickstarter. A versão final promete regras mais claras e algumas melhorias adicionais na cadeia alimentar.
Review by Nicola Bridge
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.