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  3. Radlands
  4. A Radiação e a Guerra.

A Radiação e a Guerra.

Radlands
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    Bombardium25/04/23 18:00
    avatar
    Bombardium
    25/04/23 18:00
    1143 mensagens MD

    Pessoal, últimas horas pra votar, tmj!!! Foi uma honra chegar até aqui! 


    https://ludopedia.com.br/premio


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Pessoal, me perdoem pelos intervalos irregulares de postagem. Arrumei um novo emprego e a demanda tá fod4, mas daqui a pouco eu volto ao ritmo normal, valeuzão!


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    “War... War never changes”.


    https://dropsdejogos.uai.com.br/wp-content/uploads/sites/10/2022/10/divulgacao-fallout-3-reproducao-scaled-1280x720.jpg

    Sdds de jogo bom da Bethesda.



    Qualquer fã de Fallout já se viu ficando arrepiado com essa frase. A ideia de termos um mundo destruído pela guerra nuclear e a escassez de recursos que ela traz é bastante antiga.


    O tema já foi explorado diversas vezes, e ele mantém fãs até hoje pelo mundo todo. Mas os jogos de tabuleiro no tema, tendem a ser meio xumbregas; o primeiro a bater aqui no Brasil foi o Raid & Trade, e por mais que eu defenda que o jogo é OK, a verdade é que ele só roda bem com muita gente.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f0a2b_62479_m.jpg

    Você roda um monte de ruas pra saquear geral e tentar entrar única cidade que ainda existe (nesta terra).



    Mas isso não foi impeditivo pra entrarem aqui no mercado outros jogos com o mesmo tema (apesar de que demorou para tal), e hoje falaremos aqui do Radlands; jogo novo trazido pela Calango.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/4cca4_226528_m.jpg

    Caixa pequena, mas tem muito jogo aqui.



    Radlands é um jogo pra 2, onde você tem que derrotar as 3 bases do oponente, e assim ser declarado vencedor.


    O jogo vem com mais de 30 bases, e ao início de cada partida, os dois jogadores recebem 6. Logo, se você gostou muito de uma estratégia, e quer repeti-la, é difícil de cair com as mesmas na mão mais uma vez; fazendo com que a rejogabilidade do jogo seja aumentada só por causa disso.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/7a1be_226525_m.jpg

    Playmat do jogo chegou no BR também, apesar de ser somente um plus a mais.


    Os dois jogadores compram cartas do mesmo deck, e recebem 3 de água todo turno, que é o recurso básico desse jogo, e com essas águas você decide o que é prioritário pra você e faz suas jogadas de acordo. O que é interessante nesse jogo, é que não dá pra “combar” o oponente; você vai descer suas cartas e assim como no Magic: The Gathering, seus soldados tem “enjoo” de invocação, o que faz você basicamente “declarar” a sua jogada pro oponente.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/86152_226454_m.jpg

    A arte do jogo é bem boa e bastante diferentona.


    Que vendo a sua jogada, irá se adaptar a ela e fazer alguma coisa e tentando responder a aquela ameaça que você colocou, e assim vira um jogo onde o cabo de guerra tende a aumentar cada vez mais.

    Vence quem se adapta melhor a situação.


    Também existem cartas de eventos, que variam entre destruir unidades do oponente, voltar elas pra mão do outro jogador, dar dano na porr4 toda, e por aí vai. Importante ressaltar que o jogo não tem “anulação” de eventos em nenhuma hipótese, no máximo eles são atrasados.

    https://cf.geekdo-images.com/kONzTmOuwcZ6EZBt4V8D2g__original/img/ifG7OEpvkR1mJljE9BzLINET62c=/0x0/filters:format(jpeg)/pic7010705.jpg

    Os eventos são grande parte do jogo, mas eles também entram na trilha de efeitos: Nenhum deles é jogado para efeito imediato.


    O que eu achei muito interessante é o fato de existirem meios de você “desempatar” um jogo travado. Há a carta dos Invasores (uma pra cada jogador), que focam em destruir a base inimiga e isso causa um problema pro teu oponente que se usada no momento certo, pode ser difícil de se reverter.

    Também há de se levar em consideração a disposição tática dos seus guerrilheiros; os que estão na frente da base, estão literalmente protegendo aquela base.


    Outro jeito de se conseguir botar pressão na mesa é conseguir um dos soldados lendários; tem uns 6 deles no baralho, e você colocar ele na mesa é garantia de que a prioridade do oponente vai ser derrotar ele antes de ele agir (porque senão vai dar merd4).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8a0b2_93mi1z.png

    Os soldados lendários possuem nome próprio, custam 3 ou 4 águas pra descer, e todos tem habilidades roubadas.


    A arte aqui é muito legal, a qualidade dos componentes é muito boa (a carta não é de papel, é tipo baralho de cartas), e tudo é temático e interessante. O manual é pequeno, mas é um ponto positivo; ele ensina o jogo facilmente, e pra você passar pra outro jogador não dura mais que 5 minutos. O jogo termina em mais ou menos 20 a 30 minutos e dá vontade de emendar um atrás do outro.


    Se você curte jogos x1, ou com o tema "Wasteland", pode vir que aqui dá bom.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/3c90c_226464_m.jpg

    Todas as cartas possuem 2 de vida e isso é indicado de acordo com a posição que ela está (vertical = sem dano, horizontal = 1 de dano, 2 de dano is ded).



     
    Com a mesma temática, temos um dos jogos de videogame/PC que mais influenciaram esse mundo. Fallout é um jogo baseado no Fallout 4 (também conhecido como simulador de Bob, o Construtor).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/ea297_98702_m.jpg

    A capa é bonitona, mas o jogo é eeeeeeeeeeeeeeh....


    Ele escarradamente pega a ideia do Fallout 4, e seu cenário e coloca na mesa. 

    - Você quer equipamentos, seguidores, itens no inventário? Tem aqui. 
    - Você quer desbravar Boston em sua forma de Nuclear Wasteland, assim como no jogo? Tem aqui. 
    - Você quer enfrentar os bichos mutantes, robôs e sair vivo pra contar a história? Tem aqui. 
    - Você quer o sistema SPECIAL de atributos, assim como no jogo digital? Aqui tem também. 
    - E por fim, você quer ter que lidar com ferimentos normais, e dano por radiação? Exatamente como no jogo, nós temos aqui também.

    https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/mMmmFEzpTlKnbSAeG6fd8zzs-uA=/0x0:1800x1200/1200x0/filters:focal(0x0:1800x1200):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/9782415/character.jpg

    Tabuleiro de jogador parecido com o de um jogo aí né, Star Wars: Orla Exterior?


    Esse jogo parece um control + c / control + v do jogo digital. Só que feito de forma resumida e mais genérica.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/a8310_183892_m.jpg

    Grande diferença do jogo é que aqui você pode jogar com raças diferentes.


    E se esse Fallout em específico fosse bom, provavelmente esse jogo teria sido melhor aceito.


    Eu acredito muito que a recepção do Fallout 4 meio que prejudicou as vendas desse jogo, visto que eles fugiram muito da proposta de RPG de ação onde as decisões importam e foram pra um sandbox meio doido onde você é obrigado a ser amigo de uma facção pra fazer o negócio funcionar direito. Aqui no tabuleiro, isso é refletido. O combate poderia ser muito, mas muito melhor do que um simples "role o dado + mitigação de equipamento".

    Cadê o VATS, FFG?

    Inclusive, as facções, nós temos aqui no boardgame também, mas foi feito muito nas coxas.

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/be/a4/bea49a49-06db-411d-986c-e0b647049587/zx02_fan_stars-and-shields.png

    Reputação com a Commonwealth é oposta a reputação com o Institute; você só consegue ficar de boa com um dos dois por vez. A carta de missão parece com algo que vocês já viram? (Cof cof SW Outer Rim)


    E num sistema de reputação meio mais ou menos (que com certeza gerou a ideia do sistema utilizado em SW Outer Rim), aqui rolam missões, que dão recompensas, reputações, criam inimizades, e assim você vai trilhando a sua história dentro de Boston.

    https://4.bp.blogspot.com/-GsvGIkJZCTs/WwvlTvifKaI/AAAAAAAAUTc/f3TTdBVkQdQRn7653eJnVC8fMTwVIu75ACLcBGAs/s1600/FO%2BBoard%2BGame.png

    O jogo tem exploração, você vai abrindo o mapa e descobrindo o que tem neles e isso pode ser muito bom, ou muito ruim.


    Quem acumula influência primeiro vence aqui, e você pode adquiri-la de diversas formas, sendo aliado ou inimigo de um monte de gente. Cabe a você definir o que quer fazer (a influência necessária varia de acordo com a quantidade de jogadores).

    https://images-cdn.fantasyflightgames.com/filer_public/7e/71/7e7135a9-cf24-4fae-9eb3-7b689466a6a5/zx02_fan_gain-influence.png

    As cartas de influência são o critério de ponto de vitória do jogo. Você faz quest, ganha uma, e vê o que precisa pra ganhar pontos extras e assim revelar quando "bater o necessário" pra vencer.


    O jogo não é ruim. Ele só poderia ser muito melhor, principalmente levando em consideração a quantidade de história que Fallout criou no decorrer dos anos, e fazer o jogo baseado em literalmente o pior jogo da série foi meio que um tiro no próprio pé.

    Recomendo pra qualquer quantidade de jogadores, ele é leve o suficiente pra se apresentar pra novos jogadores, assim como é pesado o suficiente pra fazer com que eles pensem um pouquinho.
     
    Seja lá em qual guerra nuclear você se meteu, fique ligado nos seus recursos: aqui eles são mais escassos do que o normal, e se você os administrar mal, tu vai sentir por várias rodadas.




    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.


    #terçou



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    Comentários:

  • arthurtakel
    1940 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel26/04/23 08:01
    arthurtakel » 26/04/23 08:01

    O Fallou necessita de house rules para ficar bom. 
    É só olhar na ludopedia nos tópicos do jogo a quantidade de variações que tem. 
    Eu apliquei algumas variações e o jogo então ficou bom. 
    Mas realmente sem as house rules o jogo é só ok e com as variações ele fica bom. 

    2
  • Ossad4
    57 mensagens MD
    avatar
    Ossad426/04/23 09:49
    Ossad4 » 26/04/23 09:49

    O tema me agrada bastante. ótimo tópico!

    Sobre fallout, é obrigatório jogar com a expansão atomic bonds pra corrigir os erros do jogo base. 

    1
  • Roberto Jr
    20 mensagens MD
    avatar
    Roberto Jr26/04/23 10:29
    Roberto Jr » 26/04/23 10:29

    Radlands achei maravilhoso apesar de ter perdido pra patroa. Da pra fazer muita estrategia e mudar o jogo todo com uma jogada bem feita

    1
  • adrianopirata
    34 mensagens MD
    avatar
    adrianopirata26/04/23 12:15
    adrianopirata » 26/04/23 12:15

    Achei Radlands sensacional. Joguei ele na loja @nerdzcuritiba, mas na cidade de Porto Alegre, na premiere @Galapagos. Realmente grande rejogabilidade, e vontande de jogar várias partidas em sequencia. Para aumentar ainda mais a rejogabilidade, em relação as bases, e ser usada 6 e descartada outras 6. Pode se jogar a segunda partida na sequencia, sorteando as outras 18 bases, que não foram usadas, na partida anterior, do total das 30 bases.

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium26/04/23 13:51
    Bombardium » 26/04/23 13:51

    @arthurtakel e @Ossad4, salve amigos.

    Eu não estava ciente das trocentas House rules que tinham inventado pro Fallout, mas fui dar uma lida e inventaram até coop pra ele.

    A expansão eu tava ligado que corrigia vários problemas, mas preferi me manter só no jogo base pra comparação ter "pé de igualdade". Depois eu vou ler mais a fundo o que inventaram pro Fallautão.

    1
  • Wachelke
    56 mensagens MD
    avatar
    Wachelke26/04/23 18:12
    Wachelke » 26/04/23 18:12

    Achei curioso que esse playmat aí foi trazido pro Brasil. O Radlands tem uma disposição simples das cartas, facilmente adaptável na mesa ou num playmat neutro qualquer. Tanta expansão e jogo bacana que não vem pra cá, e esse playmat vem... Mas o jogo em si achei ótimo.

    1
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours26/04/23 23:28
    grivours » 26/04/23 23:28

    Radlands ainda não joguei, mas parece bem legal.

    Fallout eu tinha, joguei todos os cenários em 2p. Me diverti, com algumas house rules encontradas aqui na Ludopedia, mas, ao finalizar, ficou na estante e não senti vontade de jogar novamente. Um clássico jogo mediano, ou nota 7/10, ou nota 3.5/5...

    Ótimo texto.

    1
  • Rimor
    1186 mensagens MD
    avatar
    Rimor27/04/23 00:16
    Rimor » 27/04/23 00:16

    O loop do que fazer em cada rodada do Raid and trade não anima, acho ele bem insossozão hehe.
    Radlands promete, mas minha pareia pra duelos as vezes se afoba com muita presença de take that, e eu também acho péssimo não quando perco, mas quando perco meio esmagado(aquela semi humilhação básica :P) em jogos de conflito direto, pode ser o fator sorte na compra, pode ser sagacidade do oponente, curva de aprendizado etc, o curioso é que eu também não acho legal quando ganho "largo" sabe? então acaba não rolando pra gente, não muito hehe

    Radlands veio no limite do limite de preço hein? forçando o fator "ok tá tudo caro mesmo" + olha a hype de$$e jogo.

    No texto foi comparado o fallout com o orla exterior, mas se vc notar direitinho, a FFG faz laboratório de um jogo pra outro, quando eles são lançados muito próximos um do outro. Um exemplo sólido é que vc vai ver a mesma regra de "precisar buscar/encontrar uma carta em um baralho" e ela ser embaralhada nas cartas do topo(se bem lembro nas 3 primeiras cartas) tanto no fallout quanto no Arkham Horror (3ª Edição). Acredito que eles tem um celeiro de ideias e vão vendo o que dá certo ou não, pelo menos nesses jogos eles se tornaram primos/parentes em alguns pontos das mecânicas.

    Os fãs do LCG de senhor dos anéis talvez não concordem, mas o LCG da marvel que veio depois pega conceitos parecidíssimos e dá uma reskin e um "up"... é outro caso das reutilizações marotas da ffg.
    Fallout não me brilhou os olhos, mas se for pra jogar, é necrótico pra cima :D

    Agora de boa, sou só eu que acha ruim o endgame feioso? onde basta um jogador conseguir pontuar 2 ou 3 cartas pela guilda que está mais de boas na partida que já supera valendo outro jogador que tá fazendo malabarismo e cumprindo um monte de coisa diferente e mais trabalhosa? Isso pra mim foi o que afastou, não sei se recordam dessa regra e dessa pontuação apenas com minha citação generalizada... mas é só sentar pra jogar que esse problema vem beeeeem presente, infelizmente.  

    Tem um carteado legal nessa vibe distópica. O Capital Lux embora ele pudesse ter qualquer tema hehe, mas a dinâmica é das boas, não sei se conhece.

    1
  • PedroValente
    21 mensagens MD
    avatar
    PedroValente27/04/23 07:19
    PedroValente » 27/04/23 07:19

    Ossad4::O tema me agrada bastante. ótimo tópico!

    Sobre fallout, é obrigatório jogar com a expansão atomic bonds pra corrigir os erros do jogo base. 

    Não só a Atomic, mas a New California tbm faz o jogo crescer muito. 

    1
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