De tempos em tempos a humanidade cria uma invenção que revoluciona tudo. Papel, vidro, motor a vapor… Concordem ou não, o carro pode muito bem entrar nesta lista. Criado no fim do século XIX pelo visionário alemão Karl Benz, o automóvel encurtou distâncias. Deu autonomia as famílias e status a seus donos. Toda uma gigantesca cadeia produtiva gira em seu entorno, movimentando bilhões e bilhões. E agora você pode vivenciar os primórdios desda história. Kraftwagen Tá na Mesa!
Kraftwagen é um jogo de 2015 criado por Mathias Cramer. De dois a quatro jogadores, com duração média de 75 minutos, em Kraftwagen os jogadores são empresários das primeiras fábricas de automóveis.
- Odeio jogos em alemão. Sempre parece que estão me xingando.
Meu caro durchschnittlicher Typ, é por que você sempre dá motivos para isso. Kraftwagen (Nota da Sra. Slovic: Automóvel em alemão) é um jogo dinâmico, onde o jogador faz de uma a três ações na sua rodada, dependendo de onde colocar seu meeple. Há seis ações básicas: Pesquisa, criação de motor, criação de chassi, contratar, mercado e corrida. O cerne do jogo é criar carros cada vez melhores para a venda e desenvolver motores mais potentes para sua equipe de corrida (nota do Sr. Slovic: Não se deixe enganar. A corrida pode parecer algo secundário no jogo, mas sua pontuação pode ser o fiel da balança no final).
As ações não estão fixar no tabuleiro, mas sim em tiles que se movimentam por uma pista. Alguns tiles permitem realizar duas ou três ações consecutivas. Sempre que um tile é escolhido, vai para o início da fila. O jogador da fez sempre é o que está por último (Nota do Sr. Slovic: Igual a Tokaido). Sempre que você constrói um chassi ou motor, deve colocá-lo em uma de suas garagens. Uma vez que junte os dois, finalizando o automóvel, ele será imediatamente posto a venda.
- Mais um joguinho que só pensa no vil metal.
Eisverkäufer! Se quer algo menos capitalista, procure por Koleija. No fim o que vai determinar o vencedor será o dinheiro e se isso for um demérito para você, então Kraftwagen não é para você (Nota da Sra. Slovic: Nem Five Tribes ou Old London Bridge nem Food Chain Magnate). A ação de mercado não é para vender seu carro (Nota do Sr. Slovic: Isso acontecerá naturalmente no fim do tuno), mas sim para escolher um tipo de comprador. Há quatro tipos: o que quer o carro mais barato, o que procura o melhor motor, o que tem preferência por chassi mais moderno e aquele que pensa em assistência técnica. Há dois de cada tipo, mas no máximo quatro serão escolhidos.
- Que jogo idiota. É só colocar o preço nas alturas e ganhar fácil.
Vai pra Ihr Haus! Não é tão simples assim. Primeiro, não é possível colocar qualquer preço. Assim que o carro vai a venda o jogador deve escolher um tile de valor que ainda esteja disponível. Segundo, são até quatro compradores para até seis veículos (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, alguém pode ficar a ver navios). Completar a quantidade de compradores ou de veículos a venda decreta o fim imediato da rodada. No fim de três rodados, o jogo termina. Quem tiver mais dinheiro, vence.
No geral, Kraftwagen é um ótimo jogo. A regra não é tão fácil de entender de primeira, mas em poucas jogadas tudo fica claro. Nunca deixe de ver o que os outros jogadores estão fazendo. Não que seja um jogo de fura-olho, mas nesse tipo de indústria, quem bobeia fica para trás. O jogo é dinâmico, com turnos rápidos. Tudo é importante, porém ter um foco pode ser o diferencial entre ser um Toyota e um Trabant.
E é isso, Shishô!