Passeando por Lisboa, é impossível não se encantar com sua beleza arquitetônica, inclusive da famosa Calçada Portuguesa. Mas o que vem a ser isso? Simples. Criada no século XIX, o pavimento remete aos mosaicos romanos, feitos de pequenas pedras irregulares, sendo o padrão mais famoso o ondulado. Isso te parece familiar? Claro que é. É só reparar no Calçadão de Copacabana. Muitas ex-colônias portuguesas seguiram essa tendência e muito provavelmente tem uma Calçada Portuguesa em sua cidade e você nem sabia. Agora você pode participar da construção da mais famosa. Rossio Tá na Mesa!
Rossio é um jogo criado por Orlando Sá em 2020. De dois a quatro jogadores, com duração média de 30 minutos, em Rossio os jogadores são arquitetos pavimentando a Praça do Rossio a mando do Rei Dom Pedro V.
- Só pode ser piada de português. Aqui no Brasil só foi até o segundo, como vai ter o quinto?
Vá estudar história, refugo da 5° série. Estamos falando do El-Rei Dom Pedro V, de Portugal, coroado em 1853 e neto do nosso Dom Pedro I (Nota do Sr Slovic: Em Portugal ele foi coroado como Dom Pedro IV). Rossio é um jogo de alocação de tiles bem simples. As regras são fáceis. Em seu turno o jogador deve escolher uma de suas cartas de arquiteto, baixar em seu tabuleiro e fazer a pontuação conforme as cartas já baixadas. Depois deve colocar um ladrilho na praça. Caso ela esteja adjacente a outra do mesmo tipo, pode-se colocar outro ladrilho e seguir a mesma regra até acabar com os tiles que o jogador tem no sue tabuleiro (Nota da Sra. Slovic: São quatro no máximo). Por fim, ganhar as moedas que estão aparecendo no seu tabuleiro e comprar mais uma carta de Arquiteto.
Sempre que uma coluna é completada, o jogador que fez o feito ganha um bônus (Nota do Sr. Slovic: Normalmente uma moeda, mas pode ser uma carta de Arquiteto extra), sendo que na última se ganha três Pvs (Nota da Sra. Slovic: Além de terminar a partida).
- Só isso?
Não faça cara de decepcionado.. Ah, desculpe, é a sua de sempre… Rossio é simples assim, mesmo. Claro que tem umas coisinhas extras como a ordem de colocar os tiles deve ser a mesma do jeito que eles estão no seu tabuleiro e cada lajota deve estar conectada a mais duas, ou mais uma e uma parede, mas nada que dificulte o jogo.

No geral, Rossio é um jogo bem divertido e leve. Lembra Carcassonne e Tang Garden, mas é mais simples. E lembrasse que simples não é sinônimo de simplório. O jogo tem estratégia, tem certa profundidade. Não é só colocar pecinha e pronto. Pensar bem antes de jogar e ver o que só coleguinhas vão fazer é importante, porque, sem quer, você pode dar de bandeja para seu adversário muitos e muitos pontos, por causa das cartas de Arquiteto que ele já baixou e você nem reparou. Você pode até estar representando um arquiteto lusitano, mas saiba que português só é burro nas piadas contadas por aqui (Nota da Sra. Slovic: Sabia que são os brasileiros os burros nas piadas contadas em Portugal?).
E é isso, Shishô!