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Esta entrada na popular gama de jogos
Catan: O Jogo não é tão nova quanto um novo visual. É o que foi descrito como uma reimplementação do jogo de 2002 de Klaus Teubner,
The Settlers of the Stone Age (KOSMOS/Mayfair). Benjamin Teuber agora compartilha o crédito do design, mas os jogos são essencialmente os mesmos, com apenas ajustes relativamente pequenos nas regras. O mais impressionante é a nova arte brilhante de Quentin Regnes e as minis de plástico no lugar dos suportes de papelão na versão original do jogo.
Catan: Dawn of Humankind é um jogo de 3 a 4 jogadores que segue a diáspora humana pré-histórica da África. No jogo, você moverá exploradores, criará acampamentos e os usará para coletar recursos. Os hexágonos no tabuleiro representam diferentes tipos de terreno, portanto, geram diferentes recursos: cada hexágono tem um número associado a ele e sempre que o número aparecer em um lançamento de dois dados padrão de seis lados, os acampamentos adjacentes a um hexágono com esse número ganham esses recursos.

Você precisará de vários recursos para realizar as ações no jogo. Mover seus exploradores custa uma comida ou uma pele (em Settlers of the Stone Age, era apenas comida que permitia o movimento). Você também precisará pagar recursos para progredir nas quatro faixas de progresso da árvore tecnológica. Os avanços nas árvores tecnológicas trazem benefícios (por exemplo, aumentando a distância que você pode se mover) e também abrem rotas pelas quais seus exploradores podem viajar. Se você não alcançou os avanços necessários em trilhas específicas da árvore tecnológica, seus exploradores se verão impedidos de alcançar partes do tabuleiro. Novamente, isso reflete o jogo original, embora em
Dawn o Humankind as árvores tecnológicas sejam mais curtas (quatro etapas cada em vez de cinco).
Você precisará ficar atento ao Neandertal e ao Smilodon (tigre dente-de-sabre), que aparecem principalmente quando os jogadores avançam em sua trilha de árvore tecnológica de caça. Isso evita que um hexágono produza recursos e permite que um jogador roube um recurso de outro jogador. O jogo também reduz o acúmulo de recursos pelos jogadores: nenhum dos hexágonos tem o número 7 - o número estatisticamente mais provável de aparecer em uma rolagem de 2D6. Quando um 7 é lançado na fase de produção, nenhum dos jogadores coleta nenhum recurso e qualquer jogador que tenha mais de 7 cartas de recursos deve descartar metade delas.

Frequentemente, você não terá os recursos específicos necessários para a(s) ação(ões) que deseja realizar, portanto, este é um jogo em que os jogadores devem esperar negociar muito; e se você encontrar outros jogadores relutantes em negociar com você, ou se eles exigirem um prêmio exorbitante, você sempre terá a opção de trocar três recursos correspondentes pelo único recurso diferente de que precisa.
Adoramos o novo visual do jogo e praticamente todos os componentes são uma melhoria de Settlers of the Stone Age, incluindo o novo tabuleiro de dupla face com um lado diferente para cada contagem de jogadores. Como os jogos são uma corrida para ser o primeiro a atingir 10 pontos de vitória (VP), as partidas são acirradas. Nas partidas aqui do Board's Eye View, o bônus de coleta de conjuntos por ter acampamentos em todos os quatro continentes e conquistar o marcador 'Maior Explorador' costumava ser um fator decisivo.
Catan Studio e Asmodee fizeram um ótimo trabalho com esta edição atualizada. A Idade da Pedra nunca pareceu tão bonita!
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Traduzido*** por
Vania Telles
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