Post original: https://www.boardseyeview.net/post/coatl
Coatl, que significa "serpente", é um colorido jogo de quebra-cabeça competitivo com tema asteca projetado por Pascale Brassard e Etienne Dubois-Roy e publicado pela Synapses Games (
no Brasil, ele foi publicado pela Funbox Editora). É um jogo onde 2 a 4 jogadores competem para marcar mais pontos construindo Serpentes que atendem aos critérios mostrados em várias cartas, e também pode ser jogado como um jogo solo.
Cada Coatl consiste em uma cabeça, uma cauda e qualquer número de segmentos corporais. O grande número de componentes plásticos que os representam tornam o jogo satisfatoriamente tátil. Ao longo da partida, os jogadores comprarão peças, colocando-as juntas em até três Coatls, e comprando cartas de profecia que fornecem receitas para marcar pontos. Cada um de seus Coatls pode ter até quatro cartas de profecia aplicadas a eles, além de uma grande carta de templo que pode ser de sua mão ou do suprimento central virado para cima, e encontrar combinações e sinergias que maximizem a pontuação para várias cartas é uma das principais chaves para o sucesso.

Este elemento de quebra-cabeça é divertido e envolvente, embora o fator sorte seja alto com cinco cores e muitas cartas envolvidas: é bem possível montar um bom plano baseado em verdes e pretos, por exemplo, e descobrir que todos os segmentos necessários desapareceram do suprimento disponível antes que você tenha a chance de pegá-los. Pode levar muito tempo para acionar uma recarga das peças, especialmente em um jogo para dois jogadores, e se você acionar a recarga, outros jogadores terão a primeira oportunidade de escolher entre as novas peças. Por esta razão, as fichas de ação especial que as regras dizem não serem recomendadas para serem usadas na primeira partida, devem ser usadas mesmo no primeiro jogo: talvez introduzidas após algumas rodadas, uma vez que os novos jogadores tenham aprendido o básico. Elas fornecem habilidades usadas uma vez por partida que ajudam a sair de situações complicadas. Mesmo assim, é bem possível acabar sem boas opções, tendo que sacar cartas de profecia às cegas do baralho na esperança de encontrar algo que funcione com o que você tem. Não há mecânica para trocar cartas (além da ação especial uma vez por jogo), mas isso pode ser facilmente controlado por regras da casa se os jogadores acharem necessário.

Ainda assim, o jogo não é longo, portanto, se as coisas não funcionarem bem, você não ficará frustrado por muito tempo e, quando as coisas acontecerem, você achará muito satisfatório à medida que seus pontos aumentam.
Coatl pode funcionar como um jogo família ou como um jogo de entrada para jogadores novatos, principalmente com seu grande apelo visual, com arte de SillyJellie, mas a estratégia pode ser desafiadora. Por outro lado, é um pouco oscilante para um jogador experiente, e as cartas não são muito equilibradas para favorecer todas as cores igualmente. Mas é uma boa combinação de conceitos, reunidos em um jogo atraente. E depois de jogá-lo, você pode muito bem querer jogá-lo novamente até encontrar aquela combinação definitiva indescritível...
Review by Matt Young
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.