Salve amigos, o canal Versus tá concorrendo a premiação de mídia escrita e revelação desse ano (Prêmio Ludopedia 2022), se curtirem o trabalho e quiserem dar um voto, agradeço.
https://ludopedia.com.br/votacao
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu conheci Agricola em sua primeira edição. A antiga, maçante, difícil pra car4lho e beeeeeeeeeem estranhazinha.
Desde 2007 fazendo a gente perder todo o espaço da mesa.
Nunca fui
muito fã, mas é muito difícil de
dizer que esse jogo não é o jogo clássico do
Uwe Rosenberg enquanto designer.
Uma
alocação de trabalhadores simples, porém,
profundamente estratégica, onde além de você ter que
correr atrás dos seus pontos; você ainda
não pode deixar geral morrer de fome.
O Tableau aonde você disputa as ações com os oponentes pode ser disputado. Ou não. Varia muito de jogo pra jogo.
Uma coisa que arrebenta esse jogo
são as ações: como o jogo tem
muitas cartas, podem aparecer várias ações que n
ão te ajudam muito, ou podem fazer com que o jogo fique relativamente mais tranquilo
dependendo da sorte dos envolvidos.
"
Mas Bomba, se tu montar o baralho com as cartas X, Y e Z fica mais tranquilo o jogo."
Mas aí você estaria criando um tipo de jogo café com leite,
não acha?
Uma ideia muito boa que esse jogo tem são as
especializações, que te dão
assimetria em comparativo aos outros jogadores. Ela pode fazer com que seu jogo fique
afunilado em uma direção (como coleta de recursos, ou virar vaqueiro e fod4-se o resto),
mas é burrice não se aproveitar delas.
As especializações (cartas amarelas), giram teu jogo e te ajudam muito se você usar corretamente. Em conjunto com as melhorias menores (cartas laranjas), elas fazem uns combos bons.
E tudo isso, para no fim você
conseguir alimentar toda a sua família. Cada colheita aqui é
brutal; você se vê entre a
tocha e a espada frequentemente, e eu nunca fui muito com a cara desse jogo.
Já por outro lado,
sua versão revisada, de 2016, é outra história, e é desse jogo que estamos falando aqui.
Se o Klemenz Franz é artista, eu sou astronauta.
O jogo
ficou melhor. A arte é
feia, mas melhorou. As cartas ficaram mais
enxutas que no jogo de 2007, que meio que
atira pra todo lado; importante frisar que ele continua sendo
punitivo, mas não tanto quanto seu
predecessor. Basicamente uma versão mais
polida do mesmo jogo.
Aqui ele segue a linha de
todo jogo do Uwe hoje:
caixa grande,
abarrotado de componentes dentro da caixa, muitas
ações pra se escolher, tem que
alimentar todo mundo (
impressionante como esse Uwe gosta de fazer todo mundo se alimentar) e sua
manutenção é um PORRE.
Eu entendo plenamente você que não joga esse jogo porque tem que pegar peça, guardar peça o tempo todo.
Note que isso
não é exclusividade desse jogo.
Uwe é conhecido pela sua megalomania. É muito comum você
abrir uma caixa de jogo dele e dentro ter uma
floresta amazônica de tanta
madeira que o jogo tem.
Uma ressalva pra
sacanagem que fizeram nisso aqui, podiam ter tido o trabalho de
colocar logo todas as expansões do primeiro dentro dessa caixa, mas
nããããão. Se fod3 ae pra arrumar os baralhos extras e a cobiçada
Agricola: Farmers of the Moor (revised edition).
Nela agora o jogo tem cavalinhos, e além de alimentar a família, tem que evitar que ela fique hipotérmica. Você tem que aquecer todos os cômodos da casa.
É engraçado como esse
jogo é complexo,
porém,
simples. E ele
faz bem o que muitos jogos não fazem:
novatos conseguem disputar com pessoas mais experientes com relativa facilidade.
Existem vários jogos no mercado onde
pessoas que nunca jogaram um jogo raramente vão vencer a partida contra alguém experiente. E aqui, dá pra pelo menos
dar um caldo.
É muita ocupação e melhoria pra lembrar, então, não esqueça de usar seus bônus.
Recomendo
Agricola REVISADO pra você que é um cara que tá sem
alocação de trabalhadores, que tem muita
variação de pessoas na mesa, pois ele roda bem seja lá em quantas pessoas você definir.
Até pra 5 ele roda na moral. Com esse aqui
não tem erro,
mas jogue com tempo.
Na correria não rola.
Por outro lado, sempre que rolava a discussão “
Agricola ou Caverna?”, eu sempre e
stava do lado cavernoso.
Essa capa claramente não foi feita pelo Klemenz, e eu agradeço todo dia ao sr. Javier González Cava por seu trabalho. Podia ter ficado pro resto do jogo também.
Eu gosto mais de Caverna: The Cave Farmers. Eu acho
mais bonito,
eu acho mais interessante. A ideia de você
desenvolver a sua caverna/mina enquanto tem terreno do lado de fora dela é mais palpável pra mim do que só fazer plantinha e animalzinho. O quêzinho de
fantasia que o jogo tem me pega um pouco também.
Aqui você tem opções. Vai se aprofundar na caverna ou vai jogar agricola?
E por um breve momento,
eu tinha mudado de ideia. Eu
tinha ido pro lado Agricola da força
quando joguei a versão revisada. Mas
o que fez eu voltar pro lado da Caverna de novo foi simples:
A expansão.
Caverna: Os Povos Esquecidos é absurdamente boa.
As raças do jogo são bem diferentonas.
Falando um pouco do jogo base,
Caverna segue a mesma linha dos outros jogos do Uwe, tem
alimentação também... Sua
manutenção é um porre, tem
trilhões de componentes na caixa e
roda bem pra vários jogadores (
esse é o defeito dele, pra 2 é meio estranho tanto que até fizeram Caverna exclusivo pra 2).
Depois vem gente falar pra mim que tá tranquilo. Que esses jogos tem uma quantidade de recursos condizente com o jogo. Vou continuar fingindo demência.
Mas Caverna tinha um grande problema: depois de um tempo ele
virava receita de bolo. Você podia meio que
seguir a mesma lógica toda partida se quisesse, que poucas coisas sairiam fora de seu
raciocínio.
A expansão adiciona a
assimetria que era
necessária pra esse jogo ficar
excelente. Antes do jogo começar,
você vai escolher uma raça, e seu jogo vai
mudar drasticamente com a sua opção.
Existem as
mais simples, como os
humanos. Assim como existem as
completamente porr4 louca, como os
Silicoides, que se
alimentam de pedras ao invés da comida padrão dos jogos.
Toda raça tem uma cartelinha dessa pra dizer tudo o que você ganha, e também seu ônus.
Um adendo que eu preciso fazer como sempre é o quanto eu
odeio a arte do Klemenz Franz, e infelizmente, o
Sr. Uwe parece que tem um
contrato de exclusividade com esse cara, porque olha...
90% de tudo que ele faz é desenhado por ele. Então ver essa nova arte
me dá uma alegria.
Mas por mais que o jogo não seja feio (e nem bonito), a
arte não compromete. Pode ir se você gosta de um jogo de
alocação de trabalhadores mais diferentão. Principalmente se for com essa
expansão, que eu te
garanto:
você não vai voltar a jogar o jogo base depois dela.
Salve pro DrGrayrock, pois foi por causa dele que eu descobri essa expansão.
Seja no campo ou dentro da caverna, o importante aqui é deixar todo mundo alimentado acima de tudo. Depois você planeja o extra. Se você inventar moda antes da hora a probabilidade de você se arrebentar é muito grande.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Errei algum fato? Manda PM.
Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.
Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.
Considere seguir o #canalversus!
Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.
#sextou