Publicado pela KOSMOS (e no Brasil pela Devir), Dodô é um divertido jogo em tempo real totalmente cooperativo para a família projetado por Frank Bebenroth e Marco Teubner, onde os jogadores estão correndo para colocar pontes para suavizar o caminho de um ovo de dodô que está incansavelmente abrindo caminho do topo de uma montanha. Para a vitória, você espera facilitar seu caminho para que ele caia suavemente no barco que o espera na base da montanha.
Embora haja um leve elemento de destreza (você precisa correr ao colocar as pontes na montanha) Dodo é principalmente um jogo de memória. Em Dodo, os jogadores jogam um dado que mostra vários materiais de construção em cada face. Você precisa virar as peças circulares viradas para baixo até encontrar uma que corresponda ao que é mostrado no dado. Encontre a peça certa e coloque-a em um dos espaços da peça da ponte. Quando uma peça de ponte tiver todos os seus espaços preenchidos, posicione-a cuidadosamente na encosta da montanha.
Enquanto isso, é claro, o ovo de dodô está descendo, então este é um jogo de velocidade: se você não colocar uma ponte no lugar antes que o ovo chegue ao final da ponte em que está, ele cairá. Isso significa que há uma urgência constante em encontrar as peças que correspondem ao que você rolou no dado. Apesar da simplicidade das mecânicas de jogo - que tornam o Dodo um entretenimento muito adequado para toda a família - este é um jogo onde a emoção pode ser palpável.
Você deve colar adesivos no dado de madeira antes de jogar pela primeira vez. Geralmente não gostamos de adesivos em dados, mas não tivemos nenhum problema com eles neste jogo. Claro, você também tem que construir a montanha antes de poder jogar. Felizmente, esta não é uma tarefa excessivamente difícil, e os componentes (laterais de papelão e clipes de plástico e suportes de ponte) são robustos o suficiente para sobreviver à montagem e desmontagem toda vez que você joga. Apesar de nossas inúmeras jogadas no Board's Eye View, nossa montanha ainda não mostra nenhum sinal de desgaste. Apenas esteja avisado, você terá que desmontar a montanha para guardar o jogo, pois ela não caberá de volta na caixa, a menos que esteja completamente desmontada. O jogo em si leva apenas 5 minutos, portanto, se você jogar apenas uma única sessão, Dodo levará mais tempo para montar e desmontar do que para jogar. Mas não tema, você quase certamente descobrirá que há clamores por várias partidas seguidas.
Dodô se beneficia da arte atraente de Cyril Bouquet, Paul Mafayon e Andreas Resch, mas é o ovo de dodô que é a estrela indiscutível do show. É curiosamente pesado com um rolamento de esferas para que não apenas role montanha abaixo; ele balança em um movimento espasmódico aparentemente irregular - parando momentaneamente antes de avançar...
A KOSMOS lista o Dodo como sendo para 2-4 jogadores, mas na verdade não há razão para que você não possa aumentar a contagem de jogadores para jogar como um jogo festivo, ou mesmo jogá-lo como um jogo solo: afinal, você está correndo contra o relógio (ou melhor, o ovo) em vez de um ao outro. Você também pode variar o nível de dificuldade alterando o número de peças de aldeão (que atuam como curingas) e exigindo que os jogadores também preencham os espaços sombreados do símbolo do crânio em cada ponte antes que você possa posicioná-lo.
Apesar ou talvez por causa de sua simplicidade, Dodo provou ser um grande sucesso entre jogadores de todas as idades. Uma vez preparado, sua presença dominante na mesa convida os jogadores a experimentar. Dodô tem muita vida como um jogo de preenchimento para reuniões familiares.
Traduzido*** por Vania Telles
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