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Antes de você reclamar "
outro jogo de trem", devemos sinalizar de antemão que
Village Rails da Osprey Games não é de fato outro jogo de trem. A pista está no nome: na verdade, trata-se de um jogo sobre traçar rotas. É essencialmente um jogo de cartas de otimização para 2-4 jogadores onde, ao longo de 12 turnos, você tenta maximizar sua pontuação por meio das cartas que coloca em seu tabuleiro individual.

Matthew Dunstan e Brett J Gilbert criaram um jogo com regras simples e diretas. Todos começam com sua própria grade inicial de 4 x 3 onde construirão. Eles também têm três cartas terminais que podem jogar em linhas completas para ganhar bônus. A grade inicial mostra o início de cada linha ferroviária e você pontuará para cada uma das sete linhas ao completá-las, levando-as até a borda aberta de sua grade (ou seja: a parte inferior ou o lado direito). Há um mercado de sete cartas ferroviárias e quatro cartas de viagem. As cartas ferroviárias mostram a trilha em vários fundos de terreno diferentes, juntamente com um ou mais dos cinco ícones. A carta mais distante da pilha de compra é gratuita, mas, como em
Century: Rota das Especiarias /
Golem, você deve colocar uma moeda em cada carta que passar para escolher uma mais próxima do baralho de compra. Você deve comprar e colocar uma carta de trilho no seu turno. As cartas de viagem são uma compra opcional. Elas ganham pontos de bônus quando você completa a linha contra a qual as coloca, mas custam pelo menos £ 3, então você pode lutar para comprá-las até completar as linhas e gerar receita usando suas cartas terminais.
Village Rails é um jogo de quebra-cabeça: você está selecionando e distribuindo cartas para completar rotas até a borda do tabuleiro, mas a pontuação dependerá principalmente do terreno das cartas na rota e/ou dos ícones nas cartas, como em um jogo de coleção de conjuntos. É super fácil de jogar - as regras são simples o suficiente para tornar Village Rails um jogo família - mas há uma profundidade na tomada de decisões que torna este um jogo extenso para jogadores seriamente competitivos.

Existem decisões importantes a serem tomadas sobre quais cartas você pega e onde posicioná-las em sua pequena grade individual. Você aproveita melhor as próximas cartas do mercado ou gasta dinheiro extra para pegar uma carta potencialmente mais vantajosa? E essas escolhas se aplicam não apenas as cartas ferroviárias, mas também as cartas de viagem opcionais. Isso custará pelo menos £ 3 (o equivalente a 1 ponto na pontuação final), mas tem o potencial de lhe render bônus valiosos. E, claro, quando você compra e distribui cartas de viagem, elas afetam suas escolhas subsequentes de cartas ferroviárias...
Village Rails é um jogo onde os jogadores estarão quase exclusivamente focados em seus próprios tabuleiros: não há nenhum elemento 'Toma Essa' além de você pegar uma carta do mercado que eu particularmente esperava poder pegar; tanto que ficamos surpresos que a Osprey não incorporou uma opção solo. Cada jogador tem seus próprios mostradores de pontuação, então cada um de vocês é responsável por marcar e registrar suas próprias pontuações. Tudo corre bem em um cronograma de 30 a 45 minutos. E com sua embalagem de caixa pequena,
Village Rails pode ser um título a ser jogado entre jogos grandes.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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